sexta-feira, 4 de julho de 2014

O USO DE JORNAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA





¢  Jornais – fonte de informações.
¢  O uso deste recurso proporciona ao aluno produção de conhecimentos com base em diferentes atividades ou formas de interação.
¢  Narrativa jornalística – associação da imagem com a reportagem, fotografia. 


Como usar o jornal na sala de aula?

¢  Foi a partir da Escola dos Annales, no início do século XX, que os historiadores contemporâneos passaram a se mostrar acessíveis as novas fontes para se fazer história.
¢   Essa abertura significativa permitiu que novas fontes e linguagens viessem também a agregar e enriquecer o ensino de história, tornando-o mais dinâmico e, por vezes, menos sistematizado em datas, eventos, heróis ou personagens.

JORNAL NAS MÃOS DO EDUCADOR: UMA METODOLOGIA

¢  O jornal é um meio de comunicação e divulgação dos fatos.
¢  Através de suas noticias, charges, artigos, anúncios, imagens, entre outros, podemos ter um ponto de partida para uma visão não só do presente, mas, também do passado.
¢  Jornais carregam em seu conteúdo informações do presente, que tão logo serão acontecimentos e fatos do passado.
¢  Ao narrar um fato, os jornalistas fazem uma singular contribuição para os historiadores, pois seu trabalho, quando convertido em documentos, se torna uma fonte histórica única para a compreensão do passado histórico.
¢  Dentre essas novas linguagens e possibilidades podemos elencar a televisão, a internet, as revistas, os jornais e as fotografias.
¢  Alguns desses elementos só foram surgir a partir do século XX e, em um curto espaço de tempo, causaram impacto no modo e na velocidade de se produzir e reproduzir conhecimento e informação.
¢   O professor também pode usar os jornais em suas aulas?
¢  Sim, mas, deve saber usar essa ferramenta, de modo que seu trabalho não seja diminuído em mera leitura e narrativa de um fato segundo a visão de um outro profissional.
¢  Para tanto destacamos alguns pontos que podem ajudar a orientar metodologicamente o educador que queira trabalhar com jornais em suas aulas: 


Teoria e Aspectos Metodológicos

¢  Escolher um eixo temático
¢  Levar jornais e revistas para sala de aula
¢  Informações atualizadas – valores e conteúdos variados – interpretação variada do assunto abordado.
¢  Rádio, TV, internet – sites informativos , revista,  (mediadores do mundo externo)
¢  Leitura
¢  Mudança de percepção
¢  Nossa visão de mundo
¢  Nosso modo de agir, pensar e sentir
¢  Um dos desafios da educação contemporânea é lidar com a excessiva carga informativa, ensinar os alunos a selecionar os fatos importantes, organizá-los e analisá-los.
¢  Levar o pluralismo para a sala de aula, o jornal também leva para a escola uma história truncada.
¢  Valores e crenças, realidade social.

¢  Analisar os fatos lidos não como apenas verdade mas percebê-lo como um testemunho histórico, carregado de subjetividade como tudo o que é humano. 


O JORNAL NAS MÃOS DO ALUNO: COMO SE LÊ


¢  Um primeiro passo é não aceitar o texto jornalístico como uma verdade inalienável, mas sim olhar para o texto como um testemunho histórico.


Notícias

¢  Pai e madrasta de Bernardo Boldrini perdem guarda da filha mais nova
¢  Os dois são suspeitos do assassinato do menino. A Justiça também bloqueou o patrimônio de Leandro Boldrini.






¢  céu' diz ex de dançarino a sua filha de 4 anos
¢ Mãe de filha do dançarino diz que é difícil falar sobre morte com menina.
Douglas foi morto semana passada no Pavão-Pavãozinho

¢  Após cheia recorde custará R$ 5 bi, diz governo
¢  Rio Madeira atingiu quase 20 metros e 30 mil pessoas foram afetadas.
Plano de reconstrução e prevenção de desastres é discutido entre poderes.


¢  Muitas pessoas consideram verdade absoluta tudo aquilo que leem. (comparação da mesma notícia entre dois jornais)
¢  Versões diferentes dos mesmo fatos.
                                 

Sugestões de atividades

¢  Utilizar jornais em sala de aula exige, alem da escolha de um eixo temático, a definição de períodos e publicações a serem pesquisados.
¢  Ler páginas 194 a 200.

¢  Sugestão 01
¢  Eixo temático: a transição do trabalho escravo para o assalariado, início século XX
¢  O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive.

Conclusão

¢  A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino.
¢  O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático.
¢  Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes. 


                             

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