terça-feira, 14 de junho de 2016

TIPOS DE PESQUISA

 METODOLOGIA

TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA

É a explicação detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa;
a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados, do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho.
Suas formas de tabulação dos dados, em fim, tudo o que se usou na pesquisa.

METODOLOGIA

COMO ? Qual o caminho?
Características desejadas:
 possibilitar reprodução do trabalho por outros pesquisadores
 contemplar todos os objetivos
específicos
 principais elementos:  
 Após término da redação, verificar se todos os objetivos específicos foram contemplados     


PESQUISA - CONCEITOS



Que Tipo de Pesquisa Escolher ?

A ciência apresenta uma diferenciação em relação a forma investigativa.
Em função disto, deve-se entender desde a natureza da pesquisa o que se pretende fazer.
Deve-se optar por um tipo de pesquisa conhecendo-se:
 Natureza,
 Objetivo, e
Procedimento necessário para a execução da pesquisa.


TIPOS DE PESQUISA

  Quanto à forma de abordagem:

         Pesquisa Quantitativa

         Pesquisa Qualitativa

   
                                     PESQUISA - CONCEITOS



Quais são os Tipos de Pesquisas ?




TIPOS DE PESQUISA

CLASSIFICAÇÃO

CRITÉRIOS BÁSICOS - quanto aos fins e quanto aos meios. (VERGARA, 2004).










PESQUISA EXPLORATÓRIA

Proporciona maior familiaridade com o problema

 É realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado.

 Em alguns casos, o estudo exploratório pode ser apenas um estágio de pesquisa, isto é, pode constituir uma abordagem que precede o encaminhamento de outros tipos de pesquisa, tais como a experimentação social, a pesquisa-ação e outros. (GOULART, 1996).

 MENOR RIGIDEZ NO PLANEJAMENTO
     
                    OBJETIVOS POUCO DEFINIDOS

 PERMITE CONHECER O TEMA

                   PERMITE APROFUNDAR QUESTÕES



PESQUISA EXPLORATÓRIA



PESQUISA EXPLORATÓRIA

OBJETIVOS   



MÉTODOS 

                 


PESQUISA DESCRITIVA

Descrevem um fenômeno ou situação, mediante um estudo realizado em determinado espaço-tempo.

 O estudo descritivo pretende descrever “com exatidão” os fatos e fenômenos de determinada realidade.

 Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno.

 Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.

 Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.

PESQUISA DESCRITIVA

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


POSSUEM OBJETIVOS BEM DEFINIDOS E PROCEDIMENTOS FORMAIS ESTRUTURADOS



 DIRIGIDAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


 AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA TOMADA DE DECISÕES

 

MÉTODOS

ENTREVISTAS

 QUESTIONÁRIOS

 OBSERVAÇÃO


PESQUISA EXPLICATIVA

 Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos.

 Visa estabelecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.

 Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos.
                  
                     Ciências naturais – método experimental
                     Ciências sociais – método observacional

 Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

 A maioria das pesquisas deste grupo podem ser classificadas como experimentais e ex-post-facto.











PESQUISA DE LABORATÓRIO

É a experiência realizada em local circunscrito.

Onde todas as variáveis e condições são controladas e, são introduzidas pelo pesquisador.
O ambiente para a realização da experiência é controlado.

PESQUISA DE CAMPO

É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu o fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo.


MÉTODOS:

 Entrevistas
 Aplicação de questionários
 Testes
 Observação participante ou não 







LEVANTAMENTOS

As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

 Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado.

 Após a coleta de dados, mediante análise quantitativa, obtêm-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.


LEVANTAMENTOS

Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos os integrantes da população estudada.

 Procura-se ter dados representativos da população de interesse (tanto em relação ao nº de casos incluídos na amostra, quanto à forma de sua inclusão).

 Seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo, que é tomada como objeto de investigação.

 As conclusões obtidas a partir dessa amostra são projetadas para a totalidade do universo, levando em consideração a margem de erro, que é obtida mediante cálculos estatísticos.


LEVANTAMENTOS

CARACTERÍSTICAS

Tipo de pesquisa descritiva.
 Grande amplitude e pouca profundidade.
 Ênfase na geração e relação de sumários estatísticos, como médias, modas, percentagens,etc.

LEVANTAMENTOS

VANTAGENS

Representatividade da população em estudo:
• à medida que amostra é gerada a partir de métodos probabilísticos, tem-se total controle sobre o erro amostral dos dados obtidos em relação à população geradora da amostra.

Quantificação:
• os dados obtidos podem ser agrupados em tabelas, possibilitando a sua análise estatística;
• as variáveis em estudo podem ser quantificadas, permitindo o uso de correlações e outros procedimentos estatísticos;
• como o nº de elementos da amostra é geralmente grande, permite a generalização dos dados para a população em estudo.

LEVANTAMENTOS

DESVANTAGENS

 Não permite aprofundar os tópicos da pesquisa.
 É mais dispendioso, tanto em termos de custo como de tempo.
 Requer grandes conhecimentos técnicos.

PESQUISA DOCUMENTAL

É realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, filmes, fotografias,cartas pessoais, etc.

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

 É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material  publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas,    isto      é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo  de  pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma.


PESQUISA EXPERIMENTAL

REPRESENTA O MELHOR EXEMPLO DE PESQUISA CIENTÍFICA. 

A pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo. Selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. 

OBJETIVO - Geração de novos conhecimentos 
                       Resolução de um problema 

CARACTERÍSTICAS
 Determina o objeto de estudo
 Seleciona variáveis capazes de influenciar o experimento
 Define formas de controle e observação

PESQUISA EXPERIMENTAL

VANTAGENS

 Maior clareza
 Maior precisão
 Maior objetividade dos resultados

                                                                                   LIMITAÇÕES

Inviável para objetos sociais.
Exige previsão dos resultados para
as variáveis do sistema



PESQUISA EXPERIMENTAL


CONSISTE EM:



isolar as variáveis em dependentes e independentes que  podem ser estudadas em ambientes controlados;

saber se a variável independente determina a variável dependente  sob controle rigoroso do pesquisador.


PRESSUPÕE:

a existência de uma ordem no universo pelo qual os fatos ocorrem  na natureza de maneira regular e não caótica, ao azar;
a possibilidade de se conhecerem ou se descobrirem  as relações causais existentes entre os fatos observados;
interferência direta do pesquisador.

PESQUISA EX-POST- FACTO

Refere-se a um fato já ocorrido.
 Quando o pesquisador não pode controlar ou manipular variáveis
• porque suas manifestações já ocorreram ou  porque as variáveis não são controláveis 

PRESSUPÕE:

experimento que se realiza após os fatos;

 situações que se desenvolvem naturalmente, os fatos são  espontâneos. 

Ex: estudo das crises econômicas, comportamento de grandes aglomerados sociais.

 Muito utilizada pelas ciências sociais.

 Nos estudos que envolvem a sociedade global é insubstituível, posto que é a única que possibilita a consideração dos fatores históricos.


PESQUISA PARTICIPANTE

Não se esgota na figura do pesquisador.
 Caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

PESQUISA- AÇÃO

É um tipo de pesquisa particular de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social.
 Exige o envolvimento ativo do pesquisador e ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema.
 Supõe, geralmente, uma forma planejada de ação, de caráter social, educacional, técnico ou outro. (THIOLLENT, 1985).


ESTUDO DE CASO

Permite investigar o fenômeno com maior profundidade, dentro de seu contexto real e preservando as suas características significativas. (YIN, 2005).
 Esse tipo de pesquisa, de caráter profundo e detalhado, é circunscrito a uma ou a poucas unidades. (VERGARA, 2004).
O objeto de estudo pode ser uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país.
 É considerado uma estratégia de pesquisa, na medida em que
compreende o tratamento de uma lógica de planejamento adequada ao problema de pesquisa e às suas circunstâncias, possibilitando incorporar abordagens específicas tanto na coleta, como na análise dos dados. (YIN, 2005).
 É um método muito produtivo para estimular a compreensão, possibilitando a ampliação dos conhecimentos sobre o problema em estudo, e sugerir hipóteses e questões para a pesquisa.

ESTUDO DE CASO


ESTUDO DE CASO

CARACTERÍSTICAS

 Estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos
 Tem caráter de profundidade e detalhamento 

VANTAGENS
Estímulo a novas descobertas – decorrente da flexibilidade
 Ênfase na totalidade – foca o problema como um todo
 Simplicidade dos procedimentos – linguagem de forma acessível 

LIMITAÇÕES
Dificuldade de generalização dos resultados obtidos
• Exige do pesquisador nível de capacitação mais elevado do que requerido para os outros tipos de delineamento

ESTUDO DE CASO

Forma de questão de pesquisa:
                                         
                                    como, por que

Por que certos vendedores vendem mais que outros?
Por que certos grupos de consumidores reagem mais favoravelmente aos apelos promocionais do que outros?
Como a comunidade de Everywood consegui superar com sucesso o impacto do fechamento do seu maior empregador?

Quando utilizar cada estratégia

 Cada estratégia representa uma maneira diferente de coletar e analisar provas empíricas, seguindo sua própria lógica.
 Cada estratégia apresenta suas vantagens e desvantagens.
 Pode-se utilizar cada estratégia para três propósitos – exploratório, descritivo ou explicativo.

Condições que diferenciam as estratégias

No tipo de questão de pesquisa proposta 
Na extensão de controle que o pesquisador tem sobre eventos comportamentais atuais 
No grau de enfoque em acontecimentos contemporâneos em oposição a acontecimentos históricos

Situações relevantes para diferentes estratégias de pesquisa


Fonte:Yin, 2005, p.24

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