quarta-feira, 22 de junho de 2016

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS1



Aulas práticas e a possibilidade de enculturação científica


PLT – Cap.4

Maio/2015


Reflexões Iniciais:
Como trabalhar com aulas práticas no ensino de Ciências?
Como aproximar o aluno da cultura científica?

Existem experimentos que dão “certo” ou dão “errado”? 




Aulas Práticas = Investigação científica
Atividades experimentais na perspectiva construtivista são organizadas levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Adotar esta postura construtivista significa aceitar que nenhum conhecimento é assimilado do nada, mas deve ser construído ou reconstruído pela estrutura de conceitos já existentes. Deste modo, a discussão e o diálogo assumem um papel importante e as atividades experimentais combinam, intensamente, ação e reflexão.


Funções das Aulas Práticas em Ciências:
 Ler PLT pg. 71 e 72.
Fatores Limitantes: ausência de laboratório, tempo para preparação, equipamentos, verbas, formação.
Classificação das aulas Práticas: Ler PLT pg. 72 e 73 – Demonstração, Experimentos Ilustrativos, Descritivos e Investigativos (VIDE Exemplos – PLT pg 83 a 89)
•Qual usar????
•Experimentos – Antes ou Depois de Aulas teóricas?
•Aulas práticas ainda são de caráter superficial, mecânico e repetitivo em detrimento aos aprendizados teórico-práticos que se mostrem dinâmico, processuais e significativos.


LEITURA: As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala.

LEITURA: As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento (autonomia), descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado. As aulas práticas de Ciências podem ser feitas através de trabalhos em campos, laboratórios, computadores, museus, zoológicos, jardins botânicos, filmes, jogos e etc.

VÍDEO: Ensino de Ciências – Métodos e Técnicas



•A investigação científica deve envolver reflexão, relatos, discussões, ponderações e explicações: o processo (“durante”) é tão importantes quanto o produto. Enculturação Científica:
•Identificar questões científicas;
•Explicar o funcionamento aplicando o conhecimento científico;
•Utilizar evidências científicas para elaborar e justificar suas conclusões.
Ciência = Forma de Cultura: construção social que possui práticas específicas, sustentadas pelo compartilhamento de regras e linguagem próprias. 

 Aluno => Aulas práticas => nova forma de explicar o mundo utilizando linguagem própria.
•O simples contato do aluno com aulas práticas não garante a enculturação científica: é necessária uma ciência problematizadora e investigativa.
Passos:
Problema
Reflexão
Discussão
Busca de explicações
Testagem
Explicar
Relatar

Professor – Mediação e orientação da aprendizagem dos alunos
    Senso comum => Conhecimento científico

Na experimentação também é importante: Falar, Observar e Escrever (Relatório) em linguagem científica: Treino para a Argumentação – Ponto chave na Ciência.
Dados
Argumentação
Registros científicos: textos ou desenhos
Legitimidade

Saber científico: voltado para a busca da melhoria de vida neste planeta. Em outras palavras este ensino deve servir para a formação da consciência crítica do cidadão, revertendo (seus conhecimentos científicos) em ações voltadas à melhoria de vida da sua comunidade.



Resumo da Construção do Saber Científico mediante aulas práticas:
Observação: todos os sentidos atuando visando à coleta de informações;
Inferência: a partir da posse das informações sobre o objeto ou evento, passa-se ao campo das suposições;
Medição: descrição através da manipulação física ou mental do objeto de estudo;
Comunicação: uso de palavras ou símbolos gráficos para descrever uma ação, um objeto, um fato, um fenômeno ou um evento;
Classificação: agrupar ou ordenar fatos ou eventos em categorias com base em propriedades ou critérios; 

Predição: previsão do resultado de um evento diante de um padrão de evidências.
Controle de variáveis: identificação e controle das variáveis do experimento;
Definição operacional: operacionalização do experimento;
Formulação de hipóteses: soluções ou explicações provisórias para um fato;
Interpretação de dados: definir tendências a partir dos resultados;
Conclusão: finalizar o experimento, através de conclusões e generalizações;

Uma vez finalizado, nada muda???


VÍDEO: Ensino de Ciências – Ambientes Educativos

 

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