terça-feira, 21 de junho de 2016

ENTREVISTA (EJA)

ENTREVISTA COM A PROFESSORA DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)

Formação profissional:
Resp: Tenho o 3º grau completo, sou formada em Pedagogia.

Tempo de atuação na EJA.
Resp: Trabalho há 9 anos com Educação de Jovens e Adultos.

Você fez alguma especialização para trabalhar com EJA?
Resp: Desde o início de minha vinda para a EJA, venho participando de capacitações e eventos relacionados à área.

O que você entende por EJA?
Resp: É uma modalidade de ensino onde busca relacionar a vida cotidiana do aluno com a educação formal. Possibilitando uma ampliação dos conhecimentos a fim de ser colocada em prática na vida em sociedade.

Você trabalha com a EJA fundamentada em algum posicionamento teórico e específico?Qual?Por quê?
Resp: Busco nortear meu trabalho através da interpretação da obra de Paulo Freire que dentre seus trabalhos mostra que todo indivíduo tem uma visão de mundo, onde as suas experiências pessoais estabeleçam ponto de partida para um trabalho de aprendizagem.
E por acreditar que partindo de experiências próprias o aluno aprende.

Qual a sua visão da EJA?
Resp: Vejo como uma necessidade a fim de resgatar um pouco a escolaridade de tantos que ficaram fora da escola, pelos mais variados motivos, falta de escola, metodologia inadequada, necessidade de trabalho, falta de maturidade, falta de oportunidade...

Além dos livros didáticos, quais outros recursos você utiliza na EJA?
Resp: Músicas, jornais, revistas e muita conversa e debates além de criar laços afetivos com o grupo.

Qual é a realidade sócio-econômica do seu aluno?
Resp: A grande maioria dos alunos pertencem ao mercado informal(tais com pedreiros, domésticas, camelôs...) Apresentando uma carga de trabalho por vezes muito extenuante.

Quais são as dificuldades encontradas na prática profissional da EJA?
Resp: A dificuldade que encontro é que por ser uma clientela que apresenta outras necessidades fora à escola, cria-se um quadro de faltas, daí se dá à evasão escolar.

Você acha que a aprendizagem escolar por si só é o suficiente para formar cidadãos atuantes na sociedade?
Resp: Vejo a escola com geradora e não só transmissora do conhecimento construído pela humanidade, portanto um aluno ativo em uma aprendizagem significativa e contextualizada irá incorporar mecanismos de geração de novos conhecimentos.



UNIVERSIADADE CASTELO BRANCO
CURSO PEDAGOGIA EAD 3º PERÍODO
PÓLO REALENGO C
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFESSORA: TAISSA AGRÍCOLA DOS SANTOS




ENTREVISTA DE EJA.


Componentes do grupo: Roseli Bomfim Nascimento / 2007040135
Marta Chirico de Freitas / 2007040136
Nilma Angela de Miranda Terra / 2007020163
Renata Chirico / 20081004



Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS