Disciplina: Educação Profissional e
Educação em Ambientes Não Escolares
SOUZA, Antônia de
Abreu (Org.). Educação Profissional: análise contextualizada. Fortaleza:
CEFET-CE, 2005.
Capítulo 1 - Empregabilidade, Competências e Desqualificação dos
Trabalhadores: a Dança das Palavras sobre o solo real das transformações
produtivas
(Aula 1)
-Duas últimas décadas
= debates das ciências humanas
= pano de fundo =
transformações nos modelos produtivos
= Modificações
na organização e
política, expressão
cultural. Matriz = euro-americana = Modernidade
- Modelo político = Estado
do bem-estar social = neoliberalismo como solução para os males.
Paralelamente = Pós-Modernismo. Desencanto e fragmentação cultural
-
Neoliberalismo mantém-se forte. Relação entre trabalho
e educação. Uniformizador, via única de encaminhamento da
realidade. Qualificação profissional= enfoques ideológicos (Turma A 02.03.15)
- Importância da
perspectiva crítica = desmascaramento do
caráter ilusório = novos encaminhamentos e saída à partir das contradições
inerentes aos processos dominantes
- Versões
conservadoras = transformação produtiva e social = concepção de que
estaríamos numa revolução tecnológica da produção. Novo quadro de divisão
internacional do trabalho = educação como chave do acesso ao desenvolvimento
econômico social
- Modelos
de organização do trabalho = qualificação politécnica dos trabalhadores = competências = manutenção no
mercado de trabalho
-Marketing
pessoal tornado responsabilidade individual = culpa pela
exclusão do mundo produtivo. Competências profissionais = empregabilidade
- Ideia de
felicidade social = liberação do tempo permitida pelo
avanço tecnológico = elevação da produtividade, sociedade da abundância, do
lazer e do tempo livre = “capitalismo triunfante” como modelo social “vencedor”
- Mas a
realidade desafia estas
leituras da utopia funcionalista na medida em que se estabelece o quadro
oposto = ampliação da jornada de trabalho aliada à sua
intensificação
-Uso intensivo da
tecnologia = novos
processos de
organização
do trabalho mais eficientes para o capital.
Mais desgaste e mais estresse humanos
- Redução
do tempo de trabalho necessário à produção, em vez de reduzir a jornada global
do trabalho, redunda em um crescente nível de desemprego
- Redução torna-se duplamente perversa sob a forma de desemprego de muitos e ampliação
da jornada dos poucos funcionários remanescentes. Resultados
sociais seriam outros sob uma sociabilidade determinada pelos valores humanos, e não pelo capital
- Argumento: nada restaria senão nos
conformarmos a ela e nos engajarmos na competição pelos melhores lugares sociais. Educação como ferramenta dessas
batalhas = guerra globalizada
- Faz-se necessário uma leitura complexa
da realidade. Crítica radical = concepções variam dos enfoques
fragmentários à percepção de unidade da classe trabalhadora. Totalidade do
trabalho, possibilidade da efetivação de uma ação pelas contradições
objetivadas da superexploração do trabalho sob o capital, supera a pura perspectiva de
classe = emancipação do gênero humano
-
Objetividade da globalização = competição excludente, individualismo, destruição dos serviços
públicos. Ideia de trilha única a seguir. Intenção política = difundir ideias que interessam
somente a determinados setores e grupos sociais. Ação classista bem-sucedida =
estabelecer visão de senso comum
-Estado minimo(Estado do Bem Social - Estado Europeu) = Supre o minimo das necessidades sociais - Saúde, educação, moradia, transporte...
-Estado minimo(Estado do Bem Social - Estado Europeu) = Supre o minimo das necessidades sociais - Saúde, educação, moradia, transporte...
-Estado europeu = provedor de
serviços sociais que garantisse um padrão mínimo de dignidade à massa dos assalariados,
prevenindo o extremo da miséria. Reforça-se a necessidade de assistencialismo e provimento de
serviços básicos à população mais pobre
-
Ganância do capital = na
verdade o espaço dos serviços públicos é necessário em qualquer sociedade =
pago pela sociedade
-
Processos de luta e organização
anti-capitalista devem
vir dos próprios setores subalternos = grande dificuldade = enraizada nas contradições da
realidade atual
-Esta
tarefa somente se
tornará possível com a elaboração de uma
nova perspectiva política
e social que inclua o papel central para uma educação politizadora
- As contradições do
sistema capitalista = motivar a ação dos grupos, classes e indivíduos. Crises
apontam para o esgotamento do modo de produção
-Maioria politicamente
educada da sociedade = enfoque humanista radical que inclua compreensão crítica
do atual modo de produção = caminhos de sua superação
- Para
que isto ocorra, deve-se ir além do modelo educativo atual centrado na escola e
no dualismo do ensino profissionalizante e propedêutico. Deve-se vincular a escola a movimentos
sociais e aprender as suas práticas
-Papel crítico dos
intelectuais parece ser mais necessário do que nunca (01.4 – Turma B)
-1ª VA Turma B Aula 1 +
Textos ATPS 1, 2 e 3 (Roteiros)
Educação Propedêutica = Prepara para o vestibular - Elite - Educação Superior
Dualismo = Educação para o pobre - tecnicista - profissionalizante - Para o rico - Intelectual
Neoliberalismo = Pode tudo
Gilberto Dimenstein = "Como não ser enganado nas eleições"
Educação Propedêutica = Prepara para o vestibular - Elite - Educação Superior
Dualismo = Educação para o pobre - tecnicista - profissionalizante - Para o rico - Intelectual
Neoliberalismo = Pode tudo
Gilberto Dimenstein = "Como não ser enganado nas eleições"
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