sexta-feira, 29 de maio de 2015

EDUC. PROF. E EDUC. EM AMB. NÃO ESCOLARES

Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares

SOUZA, Antônia de Abreu (Org.). Educação Profissional: análise contextualizada. Fortaleza: CEFET-CE, 2005.

Capítulo 1 - Empregabilidade, Competências e Desqualificação dos Trabalhadores: a Dança das Palavras sobre o solo real das transformações produtivas
(Aula 1)
-Duas últimas décadas   =   debates das ciências humanas
=  pano de fundo = transformações nos modelos produtivos
= Modificações    na    organização   e    política, expressão
cultural. Matriz = euro-americana = Modernidade

- Modelo político = Estado do bem-estar social = neoliberalismo como solução para os males. Paralelamente = Pós-Modernismo. Desencanto e fragmentação cultural

- Neoliberalismo mantém-se forte. Relação entre trabalho e educação. Uniformizador, via única de encaminhamento da realidade. Qualificação profissional= enfoques ideológicos (Turma A 02.03.15)

- Importância da perspectiva crítica = desmascaramento do caráter ilusório = novos encaminhamentos e saída à partir das contradições inerentes aos processos dominantes

- Versões conservadoras = transformação produtiva e social = concepção de que estaríamos numa revolução tecnológica da produção. Novo quadro de divisão internacional do trabalho = educação como chave do acesso ao desenvolvimento econômico social
- Modelos de organização do trabalho = qualificação politécnica dos trabalhadores = competências = manutenção no mercado de trabalho
-Marketing pessoal tornado responsabilidade individual = culpa pela exclusão do mundo produtivo. Competências profissionais = empregabilidade

- Ideia de felicidade social = liberação do tempo permitida pelo avanço tecnológico = elevação da produtividade, sociedade da abundância, do lazer e do tempo livre = “capitalismo triunfante” como modelo social “vencedor” 

- Mas  a   realidade  desafia  estas  leituras da utopia funcionalista na medida em que se estabelece o quadro oposto = ampliação da jornada de trabalho aliada à sua intensificação

-Uso   intensivo   da   tecnologia    =  novos   processos de
organização    do   trabalho   mais eficientes para o capital.
Mais desgaste e mais estresse humanos

- Redução do tempo de trabalho necessário à produção, em vez de reduzir a jornada global do trabalho, redunda em um crescente nível de desemprego
- Redução torna-se duplamente perversa sob a forma de desemprego de muitos e ampliação da jornada dos poucos funcionários remanescentes. Resultados sociais seriam outros sob uma sociabilidade determinada pelos valores humanos, e não pelo capital

- Argumento: nada restaria senão nos conformarmos a ela e nos engajarmos na competição pelos melhores lugares sociais. Educação como ferramenta dessas batalhas = guerra globalizada


- Disputas individuais = poucas vagas de trabalho = palco de embate entre nações = qualificação da mão-de-obra determinaria hierarquia da nova divisão internacional do trabalho capitalista

- Faz-se necessário uma leitura complexa da realidade. Crítica radical = concepções variam dos enfoques fragmentários à percepção de unidade da classe trabalhadora. Totalidade do trabalho, possibilidade da efetivação de uma ação pelas contradições objetivadas da superexploração do trabalho sob o capital, supera a pura perspectiva de classe = emancipação do gênero humano

- Objetividade da globalização = competição excludente, individualismo, destruição dos serviços públicos. Ideia de trilha única a seguir. Intenção política = difundir ideias que interessam somente a determinados setores e grupos sociais. Ação classista bem-sucedida = estabelecer visão de senso comum

-Estado minimo(Estado do Bem Social - Estado Europeu) = Supre o minimo das necessidades sociais - Saúde, educação, moradia, transporte...

-Estado europeu = provedor de serviços sociais que garantisse um padrão mínimo de dignidade à massa dos assalariados, prevenindo o extremo da miséria. Reforça-se a necessidade de assistencialismo e provimento de serviços básicos à população mais pobre

- Ganância do capital = na verdade o espaço dos serviços públicos é necessário em qualquer sociedade = pago pela sociedade

- Processos de luta e organização anti-capitalista devem vir dos próprios setores subalternos = grande dificuldade = enraizada nas contradições da realidade atual

-Esta   tarefa   somente  se  tornará   possível com  a elaboração de uma  nova  perspectiva  política   e  social que inclua o papel central para uma educação politizadora
- As contradições do sistema capitalista = motivar a ação dos grupos, classes e indivíduos. Crises apontam para o esgotamento do modo de produção

-Maioria politicamente educada da sociedade = enfoque humanista radical que inclua compreensão crítica do atual modo de produção = caminhos de sua superação

- Para que isto ocorra, deve-se ir além do modelo educativo atual centrado na escola e no dualismo do ensino profissionalizante e propedêutico. Deve-se vincular a escola a movimentos sociais e aprender as suas práticas

-Papel crítico dos intelectuais parece ser mais necessário do que nunca (01.4 – Turma B)

-1ª VA Turma B Aula 1 + Textos ATPS 1, 2 e 3 (Roteiros)

Educação Propedêutica = Prepara para o vestibular - Elite - Educação Superior

Dualismo = Educação para o pobre - tecnicista - profissionalizante - Para o rico - Intelectual

Neoliberalismo = Pode tudo

Gilberto Dimenstein = "Como não ser enganado nas eleições"

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