Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Políticas
Educacionais
Aula-tema
03:Constituição
Federal de 1988 e a Educação
NOME
|
ELAINE CRISTINA MARIANO
|
RA
|
6226186201
|
Atividade
de Autodesenvolvimento
Anhanguera
Educacional
2015
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:Políticas
Educacionais
Aula-tema
03:
Constituição Federal de 1988 e a Educação
Atividade
de Autodesenvolvimento
Trabalho
desenvolvido na disciplina Políticas
Educacionais apresentado à Anhanguera
Educacional como exigência para a avaliação na
Atividade de Autodesenvolvimento, sob
orientação do tutor(a) Fernanda Lira da Silva.
Anhanguera
Educacional
2015
Pelo que temos observado no panorama
educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar
tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização
dos profissionais do ensino? Justifique.
Pelo que temos observado a
questão da universalização do atendimento escolar não tem sido acompanhada pela
garantia de qualidade e pela valorização
dos profissionais de ensino.
O ensino de qualidade e
a valorização do profissional garantida pela Constituição Federal de 1988 não
está sendo posta em prática, visto que difere e muito da realidade em que
vivem, pois o baixo salário, desvalorização do seu trabalho, condições
precárias de trabalho e a má formação, onde os professores são formados no
processo atual e não de formar cidadãos críticos, autônomos, capazes de promoverem a auto reflexão, e mudar a sociedade em seu aspecto escolar, social
e político.
O governo faz leis e
metas para serem cumpridas, mas para que sejam cumpridas é preciso valorizar o
profissional do ensino, dando condições melhores de trabalho, com salários
dignos, melhorando a sua formação, já que a qualidade de ensino está ligada a
qualidade da formação destes profissionais; valorizando a prática profissional como momento de
construção do conhecimento, conscientizando na busca de uma escola democrática,
justa e livre na formação de cidadãos críticos e autônomos.
A qualidade do ensino
nas escolas públicas tem saldos negativos, pois os currículos diferem com a
realidade do aluno, com professores que se sentem desanimados, onde os conteúdos
se tornam vazios. É preciso uma política de aprofundamento que transforme a burocracia
dos currículos em um currículo mais flexível, onde existam dialogo entre
ensino, professores e alunos.A verdade é que precisamos de pessoas e instituições envolvidas de
forma profissional e permanente, onde a educação seja vista com profundidade e
alcance necessário.
O poder público não
prioriza a educação, o descaso do Estado para desenvolver uma educação de
qualidade, onde o professor se sente impotente e desvalorizado, alunos que chegam ao ensino médio sem saber ler e escrever corretamente, se torna uma
vergonha para nós brasileiros que queremos ver uma educação de qualidade que
valorize professores e alunos que são o futuro da nação.A constituição garante educação obrigatória e gratuita e que todos tem
direito a educação, só que tem mais de 1,8 milhão de crianças fora da escola,
por isso o governo tem que se adaptar a nova lei de incluir 1.000 crianças
todos os dias na escola até 2016 para erradicar de vez o analfabetismo, mas o
governo deveria pensar também em acabar com a pobreza, com a marginalização,
pois esses fatores contribuem para o analfabetismo, com crianças fora da
escola,vivendo uma vida precária de pobreza e miséria.
O índice de desigualdade econômica no Brasil é imensa, onde reflete na
educação, e a universalização não garante igualdade de oportunidades, onde o
analfabetismo acontece nas regiões mais pobres, por isso é preciso uma política
que abrange não só a educação, mas também toda a esfera da sociedade.Educação de qualidade é aquela que contribui para a formação do
educando, tanto intelectual, psicológica, cognitiva, social, cultural,
econômica, para o desempenho de seu papel de cidadão no mundo, ligada a
transformação da realidade, mas para que aconteça é preciso de união de ambas
as partes, tanto governo, comunidade escolar, pais, sociedade, alunos, para que
juntos lutemos para uma educação de qualidade, justa, democrática, para o bem
comum de todos que integram este mundo cheio de desafios, onde precisamos
transpor na luta por uma educação de qualidade, onde professores e alunos
tenham seus direitos preservados e respeitados, tendo como foco a aprendizagem
do aluno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível também em:
https//docs.google.com/open?id=0B1lf0tr2UH-ESjRQZ1NxY3B4bbn>
Acesso em: 05 nov. 2012.
https//docs.google.com/open?id=0B1lf0tr2UH-EaHBlNVNKQm55bTg.
Acesso em: 05 nov. 2012.Nóvoa,
A. (2007) Formação de professores e
qualidade de ensino.
RevistaAprendizagem. Pinhais: Melo.FERREIRA,
Naura (org.). Gestão democrática da educação: Atuais tendências, Novos
desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário