DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS
PARA A PPS – RELATÓRIO FINAL
RELATÓRIO FINAL
Aqui você vai DESCREVER suas ações
realizadas dentro da escola. Apresente:
Problemas Encontrado
Entrevistei alguns professores e percebi
que, tanto professores como alunos possuem dificuldades em relação a produção
de texto, os alunos em fazer uma redação e os professores não sabem os
critérios para avaliação de um texto.
Os alunos não conhecem as 03 etapas do
processo de Produção de Texto, que é a introdução, desenvolvimento e
finalização, (começo, meio e o fim) por não terem sido ensinados e os
professores por não terem o hábito de fazer redação com os alunos esqueceram
como se faz.
Justificativa
Ao entrevistar os professores este
problema me chamou muito a atenção porque uma das grandes dificuldade dos
alunos está relacionada a redação(Produção de Textos), por isso é preciso uma
solução imediata para isso, para que possa propiciar aos alunos condições para
a crítica, o desafio, a autoestima, a produção de conhecimento, enfim várias
experiências.
Metodologia
Sentamos, debatemos e começamos a
procurar soluções. Pediram a minha opinião. Então argumentei:
Cabe aos professores retomarem esse
hábito com seus alunos e procurarem se especializar nesta área e não só os
professores, mas também a escola em geral se conscientizar que é preciso
colocar na mente desses alunos que essa aprendizagem(escrita) servirá para toda
a vida em diversos momentos.
Para se ensinar uma redação primeiro o
professor deve incentivar o aluno a ler bastante, escrever mais ainda e ficar
atento ao que acontece ao seu redor, ler jornais, revistas, pesquisar na
internet, ter sempre a mão um vocabulário para assim aprender a entender e a
escrever bem as palavras. É de suma importância que o professor acrescente
textos diversificados na rotina de leitura, desde crônicas, clássicos, contos e
até tirinhas.
O professor precisa ensinar aos alunos as
03 etapas do processo de Produção de Texto, pode também incentivá-los através
de concursos de redação. As 03 primeiras que ficarem melhores ganham um prêmio.
Podem motivá-los também com publicações em jornais da escola, murais, internet
ou outros meios para que os alunos tenham sempre bons motivos para desenvolver
suas
produções.
Conclusão
Ao término desta pesquisa pude perceber
que os professores ficaram entusiasmados com o que foi debatido e com minha
argumentação e disseram que irão procurar meios eficazes para a realização
destas propostas de incentivo a Leitura e a Produção de Textos.
Documentos pesquisados: Internet
MATÊNCIO, M.L. M; Leitura, produção de textos e a escola: Reflexões sobre o processo de
letramento. Campinas. São Paulo, Mercado de letras, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário