sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - PRODUÇÃO DE TEXTO

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS – RELATÓRIO FINAL

RELATÓRIO FINAL

Aqui você vai DESCREVER suas ações realizadas dentro da escola. Apresente:


Problemas Encontrado
Entrevistei alguns professores e percebi que, tanto professores como alunos possuem dificuldades em relação a produção de texto, os alunos em fazer uma redação e os professores não sabem os critérios para avaliação de um texto.
Os alunos não conhecem as 03 etapas do processo de Produção de Texto, que é a introdução, desenvolvimento e finalização, (começo, meio e o fim) por não terem sido ensinados e os professores por não terem o hábito de fazer redação com os alunos esqueceram como se faz.

Justificativa
Ao entrevistar os professores este problema me chamou muito a atenção porque uma das grandes dificuldade dos alunos está relacionada a redação(Produção de Textos), por isso é preciso uma solução imediata para isso, para que possa propiciar aos alunos condições para a crítica, o desafio, a autoestima, a produção de conhecimento, enfim várias experiências.

Metodologia
Sentamos, debatemos e começamos a procurar soluções. Pediram a minha opinião. Então argumentei:
Cabe aos professores retomarem esse hábito com seus alunos e procurarem se especializar nesta área e não só os professores, mas também a escola em geral se conscientizar que é preciso colocar na mente desses alunos que essa aprendizagem(escrita) servirá para toda a vida em diversos momentos.
Para se ensinar uma redação primeiro o professor deve incentivar o aluno a ler bastante, escrever mais ainda e ficar atento ao que acontece ao seu redor, ler jornais, revistas, pesquisar na internet, ter sempre a mão um vocabulário para assim aprender a entender e a escrever bem as palavras. É de suma importância que o professor acrescente textos diversificados na rotina de leitura, desde crônicas, clássicos, contos e até tirinhas.
O professor precisa ensinar aos alunos as 03 etapas do processo de Produção de Texto, pode também incentivá-los através de concursos de redação. As 03 primeiras que ficarem melhores ganham um prêmio. Podem motivá-los também com publicações em jornais da escola, murais, internet ou outros meios para que os alunos tenham sempre bons motivos para desenvolver suas
produções.

Conclusão

Ao término desta pesquisa pude perceber que os professores ficaram entusiasmados com o que foi debatido e com minha argumentação e disseram que irão procurar meios eficazes para a realização destas propostas de incentivo a Leitura e a Produção de Textos.

Documentos pesquisados: Internet
MATÊNCIO, M.L. M; Leitura, produção de textos e a escola: Reflexões sobre o processo de
letramento. Campinas. São Paulo, Mercado de letras, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS