DISCIPLINA: LABORATÓRIOS
RELATÓRIO FINAL
Problema
Atividades Práticas na Unidade Escolar
Justificativa
Toda escola precisa proporcionar aos seus
alunos práticas que os auxiliem na sua formação psicologica, coordenação motora
e na interação individuo e sociedade.
Através destas práticas é possível
desenvolver essas habilidades e muitas outras que os tornarão aptos a exercer
funções coerentes com a vida cotidiana, abrangendo todas as áreas de suas
vidas.
Metodologia
Na minha escola foram realizadas várias
atividades práticas, como: Visita ao Planetário, ao cinema, brincadeiras
lúdicas, recreação: Brincar no parquinho da escola, bambolê, jogar bola na
quadra, quebra-cabeça..., atividades lúdicas, vídeos, filmes na escola, feira
de ciências, trabalho de pesquisa em bibliotecas ou sites, jogos, trava-língua, dança,
karaté... com a participação de todos os funcionários da escola. Cada um
ajudando da maneira que pode.
Quem aplica e os responsáveis pelas
atividades são os professores em conjunto com a diretora e coordenadoras.
Os trabalhos e as brincadeiras
desenvolvidas foram feitas através de agendamento, como no planetário, onde foi
solicitado o dia e a hora para os 5º anos pela diretora, e as
coordenadoras e as professoras encaminharam os respectivos alunos.
A atividade da feira de ciência foram
feitas com os professores e alunos, cada grupo fazendo o seu projeto e
expondo-os a toda comunidade e pais de alunos, com a ajuda dos funcionários da
escola, arrumando as mesas, pregando cartazes, e outros.
As outras atividades foram feitas mais
com os professores e alunos, sempre com a autorização da diretora e com a ajuda
dos funcionários da escola, quando precisasse.
Houve algumas dificuldades como em
qualquer lugar, mas nada que viesse atrapalhar o andamento das atividades e
foram poucas que não precisa ser mencionadas.
Diante das grandes transformações e dos
conflitos que permeiam a nossa sociedade hoje, e que exige da escola,
precisamos levar até a mesma o confronto através do diálogo e da troca de
argumentos, instrumentos indispensáveis à educação desse novo milênio.
Nesse sentido, cabe resgatar no contexto
da prática o valor da relação dialógica entre professor-aluno que é fundamental
para a produção do conhecimento em termos qualitativos e para a descoberta do
outro.
Nessa relação de prática, compete ao
professor o papel de mediador entre o conhecimento e o aluno, considerado como
alguém que já possui determinadas noções e informações sobre o objeto a ser
estudado.
É de muita importância pormos em prática
o que aprendemos em teoria, porque a teoria sem a prática não prepara o aluno
para a vida, porque só praticando que conseguimos aprender e é através da
escola que o aluno é preparado para desenvolver habilidades necessárias para
praticar ações que precisam desenvolver no seu cotidiano, tanto escolar, familiar,
social e profissional, enfim para toda a vida.
Baseado na importância das atividades
práticas, as atividades sugeridas seriam horta na escola com todas as turmas do
turno matutino e vespertino.
As professoras explicariam na sala de
aula como plantar verduras, hortaliças, frutas... como cultivar a terra, arar..
e também explicaria a sua importância e porque devemos fazer uma horta na
escola e também em casa. Depois as turmas se dividiriam, cada uma em seu turno
e as professoras com seus alunos iriam plantar as sementes, poderia ser uma vez
por semana e uma hora por dia.
Previamente os professores
disponibilizariam as sementes e o adubo.
Isto poderia ser feito durante os meses
até serem plantado as sementes no local apropriado, onde dependerá do tamanho
do lugar.
Depois é só ir aguando e esperar crescer
e sempre as crianças irem ver como está as sementes que elas plantaram, ver seu
crescimento até saírem os frutos e depois elas mesma colherem, com isso elas
ficaram admiradas em verem o crescimento e ficariam felizes elas mesmas em
colherem o fruto que plantaram, isso as tornarão motivadas e animadas a praticarem
esse ato em suas casas e até mesmo na escola futuramente quando precisar.
Outra atividade seria com instrumentos
musicais, duas ou três vezes por semana, uma hora por dia, com professores
especializados, que saibam tocar teclado, violão, saxofone ,tambor, guitarra,
flauta, trompete, e outros.
Seria no turno matutino e vespertino, uma
hora para cada aula, onde os alunos desenvolvessem as atividades no contra
turno e jogos de vôlei e basquete, na quadra da minha escola, também no contra
turno, duas ou três vezes por semana, uma hora por dia.
Levei as propostas para a diretora, onde
achou-as interessantes e disse que encaminhará aos orgãos competentes para a
realização das atividades.
Conclusão
Realmente se essas propostas forem
efetuadas quem ganhará não serão só os alunos, mas também toda a comunidade
escolar, pois a efetuação destas atividades mostrará que realmente a escola se
importa em proporcionar uma educação de qualidade para seus alunos.
Inclua fotografias.
Imagens Tirada da Internet
Anápolis, 24 de Junho de 2014.
Elaine Cristina Mariano
________________________________________________________
Nome e Assinatura do(a) Aluno(a)
Nenhum comentário:
Postar um comentário