DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS
PARA A PPS - RELATÓRIO FINAL
· Problema
O ensino-aprendizagem e o processo de
avaliação da escola inovadora tem dimensões mais abrangentes, pois leva em
consideração não apenas o desempenho do aluno mas, sobretudo, o conjunto de
fatores que estão atuando para que a aprendizagem ocorra ou não, inclusive as
práticas escolares que estão sendo desenvolvidas e o contexto de vida e de escola
em que o aluno está situado.
· Justificativa
É de suma importância divulgar o método
inovador as escolas, pois assim será possível perceberem como este método
contribuiu para a aprendizagem e a melhoria no modo de se dar aula, pois a
escola através de trabalhos em grupo e pesquisas na internet, questionando,
através de perguntas, fazem com que o aluno pense, se socialize e aprenda a
fazer buscas por meios variados.
· Metodologia
Filmamos uma sala de aula onde a
professora aplica o método inovador e divulgamos para as escolas através de
vídeo, onde a professora trabalhou junto com os alunos, dando autonomia,
levando o aluno a pensar, a desenvolver a sua autocrítica e a trabalhar em
grupo, respeitando a opinião de cada aluno.
· Conclusão
Através deste vídeo nós mostramos a
importância de se trabalhar em sala de aula pelo método inovador, pois através
dele o aluno é capaz de desenvolver a sua autonomia, trabalhar em grupo e
adquirir conhecimento. O aluno interage com outros alunos e também o professor trabalha
junto com o aluno, dando liberdade para que o aluno expresse sua opinião.
Anexo – Insira a
Carta logo abaixo
· Remetente: Elaine Cristina Mariano
· Destinatário: Escolas Públicas
· Introdução:
Divulgar o processo de ensino-aprendizagem
da nossa escola (Método Inovador)
· Desenvolvimento:
Nós, como integrantes da escola possuímos
uma tendência inovadora, como exemplo é a atuação do diretor enquanto um
articulador, a valorização do aluno e do professor, a criação de espaços e
situações que propiciem o diálogo, assim como o estímulo à participação da
família e da comunidade, além dos professores conciliar a grade curricular
obrigatória com disciplinas técnicas ligadas à tecnologia digital, como
programação de jogos interativos e pesquisas na internet. Variados tipos de
brincadeiras e atividades que estimulem o conhecimento, a coordenação motora, o
raciocínio e a autonomia, desenvolvendo a auto critica.
· Conclusão:
De modo geral, pode-se dizer que tais
ações têm como resultado a transformação do clima escolar, o fortalecimento da
integração dos diversos setores da escola, assim como dos laços e mecanismos de
compartilhamento de interesses e objetivos. Isso se reflete, por exemplo, no
aumento da assiduidade e do interesse dos alunos pela escola, resultando na
intensificação do sentimento de pertencimento.
Referências Bibliográficas
www.institutonatura.org.br/.../metodos-inovadores-de-ensino
campinagrandepb.com.br/construcao-da-escola-inovadora-e-um-desafio-que-convoca-a-todos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário