sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - MÉTODO INOVADOR

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS - RELATÓRIO FINAL

· Problema
O ensino-aprendizagem e o processo de avaliação da escola inovadora tem dimensões mais abrangentes, pois leva em consideração não apenas o desempenho do aluno mas, sobretudo, o conjunto de fatores que estão atuando para que a aprendizagem ocorra ou não, inclusive as práticas escolares que estão sendo desenvolvidas e o contexto de vida e de escola em que o aluno está situado.

· Justificativa
É de suma importância divulgar o método inovador as escolas, pois assim será possível perceberem como este método contribuiu para a aprendizagem e a melhoria no modo de se dar aula, pois a escola através de trabalhos em grupo e pesquisas na internet, questionando, através de perguntas, fazem com que o aluno pense, se socialize e aprenda a fazer buscas por meios variados.

· Metodologia
Filmamos uma sala de aula onde a professora aplica o método inovador e divulgamos para as escolas através de vídeo, onde a professora trabalhou junto com os alunos, dando autonomia, levando o aluno a pensar, a desenvolver a sua autocrítica e a trabalhar em grupo, respeitando a opinião de cada aluno.

· Conclusão
Através deste vídeo nós mostramos a importância de se trabalhar em sala de aula pelo método inovador, pois através dele o aluno é capaz de desenvolver a sua autonomia, trabalhar em grupo e adquirir conhecimento. O aluno interage com outros alunos e também o professor trabalha junto com o aluno, dando liberdade para que o aluno expresse sua opinião.


Anexo – Insira a Carta logo abaixo

· Remetente: Elaine Cristina Mariano

· Destinatário: Escolas Públicas

· Introdução:
Divulgar o processo de ensino-aprendizagem da nossa escola (Método Inovador)

· Desenvolvimento:
Nós, como integrantes da escola possuímos uma tendência inovadora, como exemplo é a atuação do diretor enquanto um articulador, a valorização do aluno e do professor, a criação de espaços e situações que propiciem o diálogo, assim como o estímulo à participação da família e da comunidade, além dos professores conciliar a grade curricular obrigatória com disciplinas técnicas ligadas à tecnologia digital, como programação de jogos interativos e pesquisas na internet. Variados tipos de brincadeiras e atividades que estimulem o conhecimento, a coordenação motora, o raciocínio e a autonomia, desenvolvendo a auto critica.

· Conclusão:
De modo geral, pode-se dizer que tais ações têm como resultado a transformação do clima escolar, o fortalecimento da integração dos diversos setores da escola, assim como dos laços e mecanismos de compartilhamento de interesses e objetivos. Isso se reflete, por exemplo, no aumento da assiduidade e do interesse dos alunos pela escola, resultando na intensificação do sentimento de pertencimento.


Referências Bibliográficas

www.institutonatura.org.br/.../metodos-inovadores-de-ensino
campinagrandepb.com.br/construcao-da-escola-inovadora-e-um-desafio-que-convoca-a-todos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS