domingo, 28 de abril de 2019

NOVA ESCOLA 77

Quantos livros você já leu esse ano?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Ter, 23/04/2019 20:24

Nova Escola 
Olá!
Em janeiro, quando fiz minhas resoluções de ano novo, eu esperava ter lido oito livros neste momento do ano (final de abril). Porém, a realidade é que estou finalizando meu quarto livro lido por inteiro. Depois de algumas tentativas frustradas e outras desculpas como “essa semana tem carnaval, eu volto a ler semana que vem”, finalmente engatei a leitura de um que estou amando e já sentindo saudades mesmo sem ter terminado.
Quatro livros em quatro meses é pouco para a minha meta pessoal. Mas é muito quando comparado à média de leitura dos brasileiros: 2,43 livros inteiros por ano. E a bandeira da importância da leitura é uma dessas que todo mundo defende, mas nem todo mundo pratica. É fácil dizer que ler dois livros por ano é pouco. Mas quantos você, professor, leu no ano passado? Há quanto tempo vocês não lêem livros por prazer, e não para estudar? E como podemos incentivar esses hábitos nos alunos?
É sobre isso que nossa colaboradora Mara Mansani escreve nesta semana. Ela traz informações de uma pesquisa que avalia os hábitos de leitura dos brasileiros e nos leva a uma reflexão: como os professores podem incentivar a leitura nos alunos?
Pode parecer óbvio que a escola é o espaço ideal para incentivar esse hábito, mas não é tão óbvio assim quando lembramos que, muitas vezes, a leitura na escola vem carregada de uma obrigatoriedade. Resumos, fichas de leitura, apresentações. Poucas vezes a leitura é valorizada como atividade prazerosa e que tem um fim em si mesma. Há sempre uma produção a ser feita a partir dela. Veja aqui cinco estratégias que as escolas podem adotar para fazer os alunos descobrirem que ler é uma delícia, sim.
De Leitura para Matemática
Me empolguei falando sobre livros, mas não posso ir embora sem falar sobre o curso online que vai ser transmitido nesta quinta-feira (25 de abril), às 19h. Meu colega Rodrigo Blanco vai mediar um estudo de caso para mostrar como usar jogos para melhorar a aprendizagem de Matemática no Fundamental 1. É gratuito, mas você precisa se inscrever. Cadastre-se aqui e acompanhe na quinta-feira!
Um abraço e até amanhã,
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS