segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - REGISTRO


 O texto como Registro das Experiências Pessoais

Olga Freitas

“Estudante, como você deve ter conhecimento, desde o princípio da existência, o homem sente a necessidade de registrar os eventos que marcam a sua passagem pelo planeta”.

Clareza é a expressão da ideia de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo leitor. Para ser claro é preciso evitar: a construção de frases ambíguas; o emprego de palavras desconhecidas e longas; construções sintáticas complexas, dando-se preferência à construção de orações independentes; intercalações excessivas ou ordem inversa desnecessária.

Coerência é a conexão lógica, a ligação harmônica dos fatos. Para se obter a adequada conexão textual é preciso ater-se à significação das palavras, ao encadeamento lógico mediante as relações de tempo, de espaço, de causa e de consequência, ou seja, a continuidade de sentido entre um parágrafo e outro.

Objetividade - Sobre esse elemento, o primordial é saber definir quais são as principais informações que se deseja transmitir; separar o que é relevante do que é supérfluo, ou seja, excluir os detalhes, os pormenores. Para escrever com objetividade, o autor precisa atentar na exposição das ideias mais relevantes, Retirando do texto informações desnecessárias, as quais, geralmente distanciamos o leitor do foco do assunto abordado.

Coesão- Você já sabe: para produzir um texto não basta lançar no papel um amontoado de frases soltas. Para fazer sentido, o texto deve apresentar articulação de ideias (coerência) e articulação gramatical entre palavras, orações, frases e parágrafos (coesão textual). A coesão textual é uma maneira de recuperar, em uma segunda frase, um termo citado na primeira.

Criatividade - Vivemos em uma sociedade que passa por frequentes transformações. O avanço tecnológico trouxe uma série de novidades no campo da informação. A criatividade, porém, não
foge a algumas regras: emprega frases curtas, vocabulário simples, clareza, coerência e coesão. Há pessoas criativas por natureza. Contudo, criatividade, como as demais habilidades de escrita, também se aprende, se exercita. É só começar!

A EFICÁCIA DO TEXTO- É inegável o avanço tecnológico na vida do homem. Este avanço, como você já sabe, é responsável por uma verdadeira revolução no acesso às informações e na comunicação. Hoje, mais do que nunca, torna-se necessário saber utilizar a linguagem escrita de forma adequada, comunicando o que se deseja com clareza e objetividade, evitando-se mal-entendidos.
A eficácia de um texto é medida pela resposta dada. Se for transmitida uma informação e rapidamente a resposta é decodificada, compreendida, é sinal de que o objetivo foi atingido.

Para resumir um texto
Estudante, sabemos que ler não é apenas passar os olhos sobre o texto, mas compreendê-lo, extrair dele o principal, o que é mais importante, a ideia central. Por isso, o resumo tornou-se um excelente recurso acessivo, em auxílio à memória e à compreensão. Frequentemente encontrado em contracapas de livros e início de artigos científicos (abstract), é ainda muito utilizado na organização de materiais para estudos e na elaboração de pesquisas. O resumo é a reprodução, em poucas palavras, das ideias principais, expressas pelo autor, uma abreviação do assunto tratado. Seu principal objetivo é o de possibilitar ao leitor o interesse em consultar, ou não, o texto original. Para fazer um bom resumo é preciso, antes de qualquer coisa, fazer uma proficiente leitura. E ela consiste, entre outras coisas, em uma boa dose de concentração, sensibilidade, percepção, compreensão das palavras e ideias expressas. Ao iniciar uma leitura, procure fazê-la silenciosa e ininterruptamente até o final. Assim, você terá uma ideia geral do conteúdo e saberá qual o objetivo do autor.
Faça quantas releituras forem necessário ( no mínimo duas) sublinhando as frases ou palavras importantes. Recorra ao dicionário, a cada vez que encontrar uma palavra desconhecida, ou tente compreendê-la a partir do contexto.
Tente estabelecer a relação do título com o texto, verificando também se a redação foi linear, com introdução (começo), desenvolvimento (meio) e conclusão (fim).
Tente resumir cada parágrafo lido, pois, como já foi dito anteriormente, cada um concentra novas abordagens sobre o mesmo assunto. Releia os parágrafos resumidos, verificando se há coerência entre eles.
Tudo fica mais claro quando podemos ilustrar a nossa conversa, não é mesmo?

Elaboração do Texto
Estudante, você já sabe: o principal elemento do texto é o leitor. Ninguém escreve para as gavetas! Por isso, ao escrever, é preciso observar alguns aspectos:
 Sempre faça rascunho;
 Escolha um lugar tranquilo, escrever requer muita concentração;
 Reserve, ao menos, uma hora e meia para produzir uma redação.
 Pergunte-se sobre o que deseja tratar (definição do tema) e o que pretende (qual o objetivo).
 Reflita sobre o interlocutor de seu texto (para quem você está escrevendo?).
 Escreva ao menos um parágrafo para cada etapa do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão).
 Enfatize os seis elementos-chave: o que, quem, onde, quando, como e por quê.
 Tenha sempre à mão uma gramática e um dicionário; eles devem ser seus companheiros inseparáveis.
 Mantenha-se sempre informado sobre os fatos do cotidiano.
 Leia jornais, revistas, assista aos noticiários da TV.
 Ler é importante em qualquer situação. Então, leia muito e textos variados.
 Uma boa correção começa com uma boa proposta de redação. Assim, se você conseguiu aplicar os aspectos centrais de


elaboração de um texto, propostos no roteiro anterior, já está com meio caminho andado.

Quanto à gramática Observe:
 Ortografia
 Acentuação
 Regência verbal
 Concordância
 Colocação pronominal

Quanto à estética
 Observe a regularidade das margens e dos parágrafos.
 Utilize travessão nos diálogos
 Quando relacionar itens, marque-os com números, letras minúsculas, hífens ou pontos.
* Evite rasuras e verifique a legibilidade das letras.

REFRÊNCIAS:
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

B823 Produção Textual na Educação Escolar, 4.ed. atualizada e revisada – Rede e-Tec Brasil, 2012.

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