terça-feira, 11 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - ENSINO JESUITA

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano


Questão 1 – No período do ensino oferecido pelos padres da Companhia de Jesus, pelos seminários, quem tinha acesso a educação? Esse ensino respondia ao interesse de quem?
A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante(Século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Os objetivos era levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América.
Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;
Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Educação jesuítica para damas, crianças, nobres, senhores(Ideais concordantes com interesses da igreja), controle social pela religião.
No Brasil os jesuítas promoveram a catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além do controle da fé e da moral do povo.
Os índios eram catequizados para serem renda para os jesuítas como mão-de-obra na exploração das riquezas da terra.
Surgem as Missões dos jesuítas, que eram locais afastados e restritos para “esconder os índios” dos colonos que queriam escraviza-los. Interesse da Igreja Católica.

Questão 2 – O ensino dos padres Jesuítas iniciou o processo de socialização da educação. Hoje em dia, sobre a socialização do ensino, você acha que todos possuem esse direito? Que todos possuem acesso ao ensino? Como é essa questão em sua escola?
A educação se constitui como direito fundamental e essencial ao ser humano. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, com inúmeras inovações tecnológicas, onde diversos ramos são modernizados, seja economicamente ou culturalmente, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: A falta de investimento na área educacional , gerando má qualidade.
De acordo com pesquisas realizadas pela Unesco, constatou-se que milhões de pessoas ainda não tem acesso à educação, onde mais de 100 milhões de crianças não tem acesso ao ensino primário e o analfabetismo é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento.
A educação é um fator diferencial, uma vez que através dela os indivíduos
tem maiores chances de conseguir trabalhos qualificados, além de participação ativa na vida democrática podendo desta forma, ter pleno conhecimento dos seus direitos e deveres e usufruir dos mesmos.
Infelizmente vivemos numa crise no âmbito educacional, onde ainda grande parte da população não tem acesso ao ensino público de qualidade e os que o tem não adquirem conhecimentos considerados essenciais, por este apresentar deficiência com relação a investimentos, má remuneração aos docentes que nele atuam e inexistência de comprometimento dos governantes com relação a esta causa.
Na minha escola: Diretores, coordenadores, professores... todos da comunidade escolar... se preocupam em dar um ensino melhor, de qualidade para os alunos, mas as vezes não é possível por não ter a autonomia necessária para realizar determinada tarefa, pois os governantes impõe métodos, que para eles precisam ser seguidos e as vezes não condiz com a realidade da escola.


Anápolis, 12 de Junho de 2013.

Elaine Cristina Mariano
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Nome e Assinatura do Aluno(a)

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