sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - ATIVIDADES PRÁTICAS

 



DISCIPLINA: LABORATÓRIOS

RELATÓRIO FINAL

Problema
Atividades Práticas na Unidade Escolar

Justificativa
Toda escola precisa proporcionar aos seus alunos práticas que os auxiliem na sua formação psicologica, coordenação motora e na interação individuo e sociedade.
Através destas práticas é possível desenvolver essas habilidades e muitas outras que os tornarão aptos a exercer funções coerentes com a vida cotidiana, abrangendo todas as áreas de suas vidas.

Metodologia
Na minha escola foram realizadas várias atividades práticas, como: Visita ao Planetário, ao cinema, brincadeiras lúdicas, recreação: Brincar no parquinho da escola, bambolê, jogar bola na quadra, quebra-cabeça..., atividades lúdicas, vídeos, filmes na escola, feira de ciências, trabalho de pesquisa em bibliotecas ou sites, jogos, trava-língua, dança, karaté... com a participação de todos os funcionários da escola. Cada um ajudando da maneira que pode.
Quem aplica e os responsáveis pelas atividades são os professores em conjunto com a diretora e coordenadoras.
Os trabalhos e as brincadeiras desenvolvidas foram feitas através de agendamento, como no planetário, onde foi solicitado o dia e a hora para os 5º anos pela diretora, e as coordenadoras e as professoras encaminharam os respectivos alunos.
A atividade da feira de ciência foram feitas com os professores e alunos, cada grupo fazendo o seu projeto e expondo-os a toda comunidade e pais de alunos, com a ajuda dos funcionários da escola, arrumando as mesas, pregando cartazes, e outros.
As outras atividades foram feitas mais com os professores e alunos, sempre com a autorização da diretora e com a ajuda dos funcionários da escola, quando precisasse.
Houve algumas dificuldades como em qualquer lugar, mas nada que viesse atrapalhar o andamento das atividades e foram poucas que não precisa ser mencionadas.
Diante das grandes transformações e dos conflitos que permeiam a nossa sociedade hoje, e que exige da escola, precisamos levar até a mesma o confronto através do diálogo e da troca de argumentos, instrumentos indispensáveis à educação desse novo milênio.
Nesse sentido, cabe resgatar no contexto da prática o valor da relação dialógica entre professor-aluno que é fundamental para a produção do conhecimento em termos qualitativos e para a descoberta do outro.
Nessa relação de prática, compete ao professor o papel de mediador entre o conhecimento e o aluno, considerado como alguém que já possui determinadas noções e informações sobre o objeto a ser estudado.
É de muita importância pormos em prática o que aprendemos em teoria, porque a teoria sem a prática não prepara o aluno para a vida, porque só praticando que conseguimos aprender e é através da escola que o aluno é preparado para desenvolver habilidades necessárias para praticar ações que precisam desenvolver no seu cotidiano, tanto escolar, familiar, social e profissional, enfim para toda a vida.
Baseado na importância das atividades práticas, as atividades sugeridas seriam horta na escola com todas as turmas do turno matutino e vespertino.
As professoras explicariam na sala de aula como plantar verduras, hortaliças, frutas... como cultivar a terra, arar.. e também explicaria a sua importância e porque devemos fazer uma horta na escola e também em casa. Depois as turmas se dividiriam, cada uma em seu turno e as professoras com seus alunos iriam plantar as sementes, poderia ser uma vez por semana e uma hora por dia.
Previamente os professores disponibilizariam as sementes e o adubo.
Isto poderia ser feito durante os meses até serem plantado as sementes no local apropriado, onde dependerá do tamanho do lugar.
Depois é só ir aguando e esperar crescer e sempre as crianças irem ver como está as sementes que elas plantaram, ver seu crescimento até saírem os frutos e depois elas mesma colherem, com isso elas ficaram admiradas em verem o crescimento e ficariam felizes elas mesmas em colherem o fruto que plantaram, isso as tornarão motivadas e animadas a praticarem esse ato em suas casas e até mesmo na escola futuramente quando precisar.
Outra atividade seria com instrumentos musicais, duas ou três vezes por semana, uma hora por dia, com professores especializados, que saibam tocar teclado, violão, saxofone ,tambor, guitarra, flauta, trompete, e outros.
Seria no turno matutino e vespertino, uma hora para cada aula, onde os alunos desenvolvessem as atividades no contra turno e jogos de vôlei e basquete, na quadra da minha escola, também no contra turno, duas ou três vezes por semana, uma hora por dia.
Levei as propostas para a diretora, onde achou-as interessantes e disse que encaminhará aos orgãos competentes para a realização das atividades.


Conclusão
Realmente se essas propostas forem efetuadas quem ganhará não serão só os alunos, mas também toda a comunidade escolar, pois a efetuação destas atividades mostrará que realmente a escola se importa em proporcionar uma educação de qualidade para seus alunos.


Inclua fotografias.

Imagens Tirada da Internet



















Anápolis, 24 de Junho de 2014.



Elaine Cristina Mariano
________________________________________________________
Nome e Assinatura do(a) Aluno(a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS