segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - O ENSINO NA ÉPOCA DO GOLPE MILITAR COM OS DIAS DE HOJE E O ENSINO PÚBLICO

 



DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS

RELATÓRIO FINAL

O problema encontrado

Comparar o ensino na época do Golpe Militar com os Dias de Hoje e o Ensino Público.

 Justificativa

Para se conhecer as transformações pelas quais a educação tem passado no decorrer do tempo, é necessário conhecer como era antes no início de sua construção.
É preciso saber como se deu essa construção e como foi o processo de evolução e desenvolvimento da mesma, só assim o indivíduo compreenderá a sua importância e o seu valor.


Metodologia

1964 -Golpe Militar


O clima de terror instalado no país nos dias que se seguiram ao golpe militar de 1964, logo atingiu a educação, universidades foram invadidas, alunos e professores, presos, inviabilizando qualquer processo de reforma universitária. Também foram extintos ou paralisados programas e núcleos de educação popular, especialmente aquelas orientadas para a alfabetização de jovens e adultos.
Com o regime iniciado em 1964, houve um aumento do autoritarismo, marcado na área da Educação com o banimento de organizações estudantis como a UNE - União Nacional dos Estudantes em 1967, consideradas "subversivas". Em 1969 foi tornado obrigatório o ensino de Educação Moral e Cívica em todos os graus de ensino sendo que no ensino secundário a denominação mudava para Organização Social e Política Brasileira (OSPB).
Criou o “Vestibular Classificatório”, garantindo a vaga nas universidades apenas até o preenchimento das vagas disponíveis. Tentando dar a Educação contornos tecnicistas, o Brasil assinaria em 1964 os acordos MEC-Usaid (Ministério da Educação e Cultura e United States Agency for International Development). A LDB de 1961 não foi revogada mas foi bastante modificada.
O MOBRAL foi criado em 1967, objetivando diminuir os níveis de analfabetismo entre os adultos e a reforma do ensino fundamental e médio foi feita durante o Governo Médici.
Foram integrados o primário, ginásio, secundário e técnico. Disciplinas como Filosofia (no 2º grau) desapareceram e outras foram aglutinadas (História e Geografia formaram no 1º grau "Estudos Sociais"). A "Escola Normal" desapareceu.
Em 1982, retirou-se a obrigatoriedade do Ensino Profissionalizante nas Escolas de Ensino Médio.
Após o golpe militar, restou ao Brasil um sistema educacional com graves problemas: Uma estrutura física que, apesar de estendida, não foi suficiente para atender à demanda crescente, uma queda na qualidade do ensino superior, com a proliferação de “empresas educacionais” que permitiram o acesso de um pequeno contingente das camadas de menores níveis de renda ao ensino superior, contingente este que custeava seus próprios estudos. Queda na qualidade dos níveis elementares de ensino, dada a queda na qualidade de formação dos profissionais de educação, além da depreciação das condições de trabalho desses profissionais.

 Educação nos Dias de Hoje e o Ensino Público



A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população.
A educação escolar passou a se constituir de dois níveis: A Educação Básica, que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Médio, o EJA e a Educação Superior. Coube prover o estudante de uma formação indispensável para o exercício da cidadania, para progredir no trabalho e em seus estudos posteriores.
A Educação Infantil deve ser oferecida em creches para crianças de 0 a 03 anos e em pré-escolas de 04 a 06 anos.
Os níveis fundamental e médio tem, em seu currículo uma base nacional comum e uma parte diversificada a fim de atender as características regionais.
No que se refere ao ensino Médio, cabe ressaltar que seus objetivos são ambiciosos, entretanto distante da realidade do que é oferecida, exceto pelo seu eterno caráter propedêutico.
O EJA, que é oferecido para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudarem em suas respectivas épocas.
A Educação Superior foi pela primeira vez contemplada pela LDB, que definiu suas finalidades, objetivos e abrangência, mas a par disso, o Estado vem se descuidando deste nível de ensino, beneficiando, mais uma vez, os setores privados da educação.
Podemos dizer que, o grande avanço do sistema escolar brasileiro e da legislação educacional foi a obrigatoriedade gratuita da Educação Infantil, do ensino fundamental e médio a serem oferecidos pelos estados e municípios. A oferta e compromisso com a escolarização passou a ser não só uma obrigação dos pais, por ser direito da criança e do jovem, como uma obrigação e dever do Estado.
Essa obrigatoriedade do Estado se manifesta como oferta de condições de escolarização, de acesso à escola e de permanência nela.
Entretanto ainda não se tornou uma realidade para todos os estudantes. Nem todos tem condições de acesso a escola e nem todos os que tem acesso permanecem nela.


· Conclusão 

Como pode observar,o conteúdo deste texto somente foi possível após um trabalho de pesquisa minuciosa que exigiu uma análise e uma reflexão profunda sobre a matéria.
Reflexão essa que levou a entender melhor os movimentos educacionais da época e da influencia que teve na história da educação até os dias de hoje.
Neste trabalho foi abordado o tema sobre a educação no tempo da ditadura, onde privilegiavam os capitalistas, com isto procuravam um ensino direcionado a mão de obra especializada para a industria.
Foi abordado também o tema: A educação nos dias de hoje e o ensino público, onde há mais acesso a educação, tanto na educação infantil, ensino fundamental, médio e ensino superior. Mesmo assim ainda existem estudantes fora da escola.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, para a minha compreensão e aprofundamento sobre a história da educação e também o trabalho em si, porque me permitiu desenvolver e aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação.
As dificuldades em relação ao planejamento e o desenvolvimento do trabalho foi em relação ao contexto porque em algumas pesquisas as datas eram diferentes, o que me trouxe um pouco de confusão, mas, fazendo outras pesquisas descobri as datas certas, o que me trouxe experiências que ajudarão em outros trabalhos posteriores.
Em relação as pessoas não houve nenhum problema em relação a pesquisa e o desenvolvimento do trabalho, elas compreenderam a sua importância e se dispuseram a cooperar com a execução e o termino do trabalho e ao final do trabalho reconheceram que realmente vale a pena este curso a distância.


FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)





Anápolis, 03 de Julho de 2013.


Elaine Cristina Mariano
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Nome e Assinatura do Aluno(a)

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