sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE 1

Faculdade Anhanguera de Anápolis

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – Profa. Valnete Amorim

Questões Étnico-Raciais na Escola


Como tratar o preconceito racial?
O trabalho com a questão racial na escola estimula a luta pela construção da cidadania e da democracia para todos:
1)Uniformizando-se as perspectivas.
2)Igualando-se os povos, culturas e valores.
3)Ampliando a noção de democracia na escola.

Construindo a diversidade
• Percepção das diversas características diferenciadas e proporcionadas pelo processo histórico que as possibilitou.
• Observação e reflexão sobre as relações de poder existentes. Instituição da prática de inclusão pelos indivíduos e grupos.

Para a Lei de Diretrizes e Bases
A educação abrange os processos formativos e se desenvolve:
a)No convívio com a família;
b)Na convivência com o outro;
c)Nas instituições de ensino;
d)No trabalho;
e)Nos movimentos sociais.

A subjetividade do preconceito racial

Podemos vencer isso:
a)Conhecendo melhor as raízes africanas que formaram nosso povo;
b)Desmitificando a história do povo africano;
c)Conhecendo o valor da participação negra na formação da sociedade brasileira

Uma visão afirmativa da diversidade
Promove o conhecimento e o entendimento da riqueza de nossa diversidade cultural, tendendo a superar de vez o preconceito contra o povo africano.

Padrão de referência racial
Segundo a autora BENTO (2002) a discussão racial poderá influenciar vários grupos étnicos. Fala-se de uma “branquitude”: identidade racial que toma o branco como referência de toda uma espécie.

Cabe ao docente
Conectar informações pessoais e familiares com o tema trabalhado.
• Delinear contextos históricos.
• Superar as visões preconceituosas, trazendo à tona novas informações

Efeitos da desigualdade
Divulgação de uma imagem negativa sobre o negro.
Destruição da identidade racial negra.
 Deteriorização de sua autoestima

Como fomos educados
Crescemos sabendo que:
O negro escravizado recebia castigos.
As crianças negras brincavam aos pés dos senhores e senhoras.
Havia instrumentos de para o negro: pelourinho, navio negreiro.

Para diminuir essas sequelas
É preciso que a escola ensine:
a)a riqueza das civilizações africanas.
b)o impacto do colonialismo no continente africano.
c)O que existe na África negra e as muitas Áfricas que há em todo o mundo.

Discussões para a sala de aula

Incluir a discussão sobre a questão racial nos conteúdos escolares.
Investir na formação continuada dos educadores.
Envolver a sociedade nesse projeto.

Corrigindo as desigualdades 

Aspectos da Lei 10.639/03:
Reconhecimento e valorização da história, da cultura e da identidade dos diversos grupos étnicos.
Discussão das garantias dos direitos humanos.
Promoção da diversidade de povos e culturas.

Resultados da Lei 10.639/03:
Mudança de postura ante a história.
Promoção da democratização do saber.
Inclusão de temas sobre o continente africano, sua história, geografia e cultura.

A inserção de debates na escola
Promove o pensamento crítico.
Possibilita análises políticas.                             
Constrói posturas éticas.
Muda o olhar sobre a diversidade.




Respeito à ética racial
Ser negro deve ser motivo de respeito e valorização.
Significa trazer no corpo, na cultura e na história a riqueza de uma civilização.
Significa trazer à tona a história de um processo de luta e resistência.

Na escola
Promover a interdisciplinaridade.
Agir de forma coletiva no combate à discriminação racial.
Repensar o fazer pedagógico de forma ampla.

Concluindo
O principal alvo da educação contra o racismo deve ser a construção de uma sociedade mais digna e democrática para todos, que reconheça e respeite a diversidade.


Agora é sua Vez 
Questões étnico-raciais na escola


















ATIVIDADE





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