quinta-feira, 19 de junho de 2014

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II - BRINQUEDOTECA


ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II




NOME

Elaine Cristina Mariano




Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013





ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II




Atividade de Autodesenvolvimento










Anhanguera Educacional
2013






SUMÁRIO



Página
1
Introdução

3

2
Desenvolvimento

4
3
Considerações Finais

6
4
Referências bibliográficas

7

1 - Introdução

 Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância que se tem uma brinquedoteca e como  deve ser o espaço em que a criança desenvolverá, além de outros, a sua criatividade, levando este aprendizado a sua vida cotidiana.
 Para a criança é muito importante criar um ambiente agradável, onde ela possa expressar aquilo que  em sala de aula não seria possível, como  o que acontece ao seu redor ela materializa no brincar.

2 - Desenvolvimento



Passo 1
Descreva o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.
 O objetivo é estimular e desenvolver aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma global.

O local de instalação da Brinquedoteca é composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos). A estrutura e os objetos decorativos (mobília, decoração) oferecem às crianças liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar, seja individual ou coletivamente, exercendo suas práticas sociais.

Passo 2
Descreva o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.
O objetivo é auxiliar a formação de educadores, no sentido de contribuir para que reconheçam o direito da infância ao brinquedo e ao lazer e se prepararem para exercer as atividades educativas de modo a incentivar as crianças a brincarem e a aproveitarem os momentos de brincadeiras para observar e analisar o desenvolvimento e o comportamento infantil.
A estruturação da brinquedoteca é orientada pela visão ambientalista, que visa proporcionar a reutilização de materiais recicláveis para a composição e construção de brinquedos e jogos. Proporciona aos futuros pedagogos uma vivência teórica e prática o que se refere à instalação, funcionamento e catalogação de brinquedos e jogos.
Reutilização de material considerado sucata, como matéria prima na construção e confecção de brinquedos tradicionais, sonoros e com regras.

Passo 3
Descreva o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital
O objetivo é tornar o ambiente hospitalar mais alegre e menos traumatizante, favorecendo melhores condições para recuperação da criança.
Ajudar na adaptação, motivação e recuperação da criança, estimula a criança  enferma e hospitalizada a prosseguir com o seu aprendizado, promove interação entre as crianças, possibilitando momentos de lazer, socialização e aprendizado, resgatando a autoestima, a alegria e a vontade de viver.
A brinquedoteca hospitalar tem um espaço diferente, mágico, que estimula a imaginação. Decoração alegre, bem colorida, provocando a curiosidade e vontade de descobrir,  possibilitando a exploração em ambiente seguro e convidativo.

Passo 4
Finalize sua atividade acrescentando um texto, no qual comente o que Azevedo quis dizer na página 59 do livro-texto (em alguns livros, pode ser página 60), quando menciona que a brinquedoteca propõe uma postura para o aprender a aprender, ou seja, uma forma de educação que vai além da simples instrução.
A brinquedoteca é um ambiente  possibilitador de ricas vivências. Neste meio a criança tem oportunidade de fazer escolhas, expressar seu conhecimento de mundo, ampliando este conhecimento, e também tem  a possibilidade de  criar novos conhecimentos, utilizando as diversas maneiras que um ambiente organizado proporciona.

3- Considerações finais

Este trabalho contribui para a formação pessoal e profissional do estudante, pois através dele, o aluno desenvolve a sua autonomia, o seu conhecimento. O torna um pesquisador por novas experiências e o leva a adquirir habilidades para a sua vida pessoal e profissional.



4- Referências Bibliográficas .

AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de Azevedo. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. Campinas: Alínea, 2011.

CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. 3ª ed. Vetor, S. Paulo, Brasil, 2001.

BRASIL. Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil – Introdução.
Brasilia: MEC/SEF, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS