sexta-feira, 20 de junho de 2014

INTERDISCIPLINARIDADE



 INTERDISCIPLINARIDADE

Interdisciplinaridade é o estudo dos conteúdos de maneira interligada, ou seja, dentro de um assunto específico podemos aproveitar o momento para ativar outras áreas do conhecimento. Desta forma, o professor será capaz de esclarecer as dúvidas e incentivar pesquisas dentro de sua área de docência, mas não irá somente até aí, ao surgirem novas dúvidas que fujam de sua área de ensino, caberá ao professor procurar ajuda entre os outros professores das demais disciplinas, desencadeando projetos interdisciplinares. Assim, o conhecimento não ficará reduzido ao que apenas um professor sabe e nem somente à sua visão sobre o conhecimento, ele será visto e poderá ser avaliado por mais de uma área do saber, tornando-se mais reflexivo, mais completo e, portanto, mais próximo da realidade.Para que um estudo interdisciplinar faça realmente sentido é necessário que ele motive alunos e professores a pesquisarem e principalmente a refletirem sobre a realidade que os cerca. É importante levarmos em conta o conhecimento prévio do aluno e o que está ocorrendo no mundo que o cerca. Segundo Cavalcante (2004) o professor deve aproveitar conceitos que surgem na sala de aula e que possam ser produtivos se abordados de forma ampla.Historicamente, no início, os conteúdos escolares eram transmitidos através de áreas do conhecimento.
  

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
                                 
  "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social." (Art.1º § 2º da Lei nº 9.394/96).
                                  
No Brasil, a necessidade de uma prática interdisciplinar já foi sentida, e apesar do PCN ser somente uma sugestão de currículo, uma grande parcela das escolas públicas já estão utilizando da interdisciplinaridade tendo como base os currículos organizados no atual PCN. Grande parte das escolas públicas já implementou seus currículos com os temas transversais aplicados no ensino infantil e fundamental e com as três áreas do saber para o ensino médio.

 É PRECISO TRANSPOR OS ENTRAVES PARA A INTERDISCIPLINARIDADE 

Para que possamos utilizar da prática interdisciplinar como meio de formar cidadãos é necessário que primeiro formemos os professores. Professores mal preparados e, ou mal remunerados não conseguem ministrar aulas amplas e reflexivas, aulas que fomentem nos alunos o interesse em relacionar o conhecimento acadêmico e transformá-lo em suas próprias ações cotidianas. É importante que o corpo docente esteja apto a dar aulas interdisciplinares e que tenha um planejamento base para fazê-lo.
Conforme Santomé (1998) que a interdisciplinaridade apóia-se nas disciplinas, sendo que a riqueza da interdisciplinaridade depende do grau de desenvolvimento atingido pelas disciplinas. Além do mais, essa professora não teve um treinamento e nem planejamento feito em parceria com a coordenação ou supervisão, as suas aulas são todas feitas através do currículo oculto. Se por um lado, é útil para a interdisciplinaridade que haja mobilidade dos conteúdos acadêmicos, como já dissemos para que os temas possam surgir da problemática social e sejam levados pelos alunos para a sala de aula. Por outro lado, sem uma continuidade na formação dos professores os conteúdos a serem transmitidos podem cair na mesma repetição dos livros didáticos e então, na falta de reflexão sobre os mesmos. Serão conteúdos, como em muitos livros didáticos: racistas, sexistas, classistas, com deformações e distorções da realidade, com interesses políticos e principalmente em desacordo com a LDB não formando os alunos para o trabalho e integração social. Neste caso os projetos transversais serão tratados pelos alunos como uma nova disciplina, que terão que decorar para passar de ano. É importante que essa professora, que ministra as aulas do projeto transversal, fosse auxiliada pelas demais professoras das turmas e não o contrário como acontece.
Dentro do aspecto da falta de uma formação contínua dos professores, esperamos que o novo projeto do governo do Presidente Lula, venha solucionar tal deficiência, uma vez que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) irá destinar verbas à formação e preparação do corpo docente.A interdisciplinaridade se baseia como dissemos nas disciplinas, é preciso, portanto que aulas disciplinares coexistam com os projetos interdisciplinares. Os professores deverão fazer seus planejamentos em conjunto para que a idéia de sobrecarga de trabalho na prática interdisciplinar seja eliminada. Com relação aos objetivos da prática interdisciplinar é importante lembrar que o principal deles é a formação de alunos-cidadãos que possam realmente ser atores na sociedade atual.
 A formação de alunos éticos deve ser levada em conta na atual sociedade em vivemos, pois a falta de valores, a violência e criminalidade possuem os indicadores mais alarmantes de todos os tempos
Cada vez mais percebemos a fragmentação dos saberes, separados estes através das disciplinas. Em contrapartida verificamos os problemas e realidades mais globais, necessitando para seu entendimento de uma visualização polidisciplinar, multidimensional.Assim, é preciso implantar o pensamento global dos conhecimentos, gerando nisso um desafio de complexidade, ou seja, enxergar que todos os aspectos de um problema se constituem em um todo, e este todo é inseparável.A fragmentação do mundo complexo que estamos deparados, impossibilita a compreensão, sendo que quanto mais pensamos de forma separada, maior a atrofia na nossa capacidade da compreensão global, em contrapartida os problemas se tornam cada vez mais complexos.
Somos ensinados desde os anos iniciais de nossa educação a separar e dissociar os problemas em vez de integrá-los. Somos treinados a decompor, eliminando tudo que possa causar complexidade em nosso entendimento.
Desta forma, viciamos em simplificar o complexo, perdendo ao longo dos anos nossas aptidões em integrar e contextualizar os saberes.
O conhecimento correto é aquele capaz de contextualizar o conhecimento, sendo assim, a evolução do conhecimento não se resume à sofisticação, formalização e abstração, mas também à habilidade de contextualizar.
Portanto devemos pensar e nos preocupar com a fragmentação dos saberes e com a falha, cada vez mais visível, em articulá-los, sendo que temos que desenvolver a capacidade humana fundamental em integrar.
Para chegarmos a este pensamento global, complexo, necessita-se uma intervenção em todos os níveis de ensino, desde o infantil até a universidade.
No infantil deveríamos incentivar as curiosidades humanas que afloram desde cedo, onde a partir destas indagações que surgiriam passear-se-ia por todos os saberes. Por exemplo, abordando-se o ser humano começar-se-ia pelos aspectos biológicos, partindo então para aspectos físicos e químicos, onde a Física situaria o homem no universo em que se encontra.                             
A partir de então buscar-se-ia as dimensões históricas e psicológicas da realidade humana.Outro importante aspecto, seria os professores se prepararem para inserirem o conhecimento através do cotidiano dos alunos, onde estes se vêem fora do ambiente escolar rodeado de cultura provindas de mídias, videogames, filmes, sendo necessário explicitar a diferença entre a realidade e a impressão de realidade proposta por estes meios.
Aqui também os professores têm que compreender a realidade dos estudantes, considerando o bombardeio da cultura da mídia e principalmente a autonomia do mundo adolescente em relação à família.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO BRINCAR
                      
O brincar é uma atividade espontânea e natural da criança e é benéfico por estar centrado no prazer, desperta emoções e sensações de bem estar, libertar das angustias e funciona como escape para emoções negativas ajudando a criança a lidar com esses sentimentos que fazem parte da vida cotidiana. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade e experimenta sentimentos básicos como o amor e o medo. A brincadeira tem sido comumente apontada como espaço privilegiado do desenvolvimento da criança. Deste modo, considera-se que ela deve ocupar lugar de destaque na educação infantil. Porém, na realidade o que muitas vezes acontece e que acaba cedendo espaço para outras atividades pelo educador como sendo mais importantes do ponto de vista pedagógico.
Bem sabemos o quanto é difícil ser educador no mundo contemporâneo. Muitos educadores estão marcados pela ansiedade, pelo medo, pela desvalorização da profissão, pelo baixo salario, alunos desinteressados e não respectivos a aprendizagem, onde não se interessam pelo aprendizado de uma forma em geral.
O aluno não se sente motivado em aprender, não considera interessante mais o livro didático, a lousa e o caderno. Cada vez mais cedo as crianças entram em contato com os recursos tecnológicos, passando horas sentadas a frente do videogame, da televisão e do computador.
 Sabe-se que o computador é um instrumento de aprendizagem e um ótimo recurso pedagógico e se utilizado adequadamente passa a ser um instrumento eficaz e auxiliador na educação. Mas é preciso enfatizar a importância de brincar e criar para criança.
Atualmente as crianças possuem tanto compromisso como balé, capoeira, natação, aula de computação, de inglês, de música, espanhol, onde não sobra tempo para ser criança e brincar. E nesse ritmo de atribuir muitas responsabilidades cedo demais para as crianças, vai-se imprimindo nelas uma carga de responsabilidades que ocasionará possivelmente o stress.
Por isso que atualmente, vemos tantas crianças com dificuldades de aprendizagem e de assimilar o conteúdo transmitido, com problemas emocionais, não brincam, não conseguem ser criativas e apresentam "mau comportamento" em sala de aula.
A educação por sua vez esta em constante aperfeiçoamento buscando subsídios para tornar o ato de aprender prazeroso e significativo. E a busca por novas metodologias para melhorar o resultado do ensino-aprendizagem inquieta muitos educadores pelo fato de verem tantos alunos desinteressados em sala de aula.
Muitos projetos, tantas teorias, busca por uma metodologia melhor e mais adequada, umas que são criadas e outras que são renovadas e mesmo assim os professores continuam insatisfeitos com os resultados e os alunos não se sentem atraídos pela aprendizagem.
Nesse contexto entra a ludicidade, que pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, facilitando no processo de socialização, de comunicação, de expressão, na construção do pensamento, além de auxiliar na aprendizagem. . "A brincadeira e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e a imaginação favorecem a criança comportamento alem dos habituais. Nos jogos e brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, é isto inegavelmente contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento. Os alunos de hoje desejam uma educação prazerosa e significativa. Sendo muitas vezes mais interessantes para eles ficarem sentados horas a frente da televisão, do videogame e do computador. Com isso, trazem para sala de aula essa frustração e a desmotivação.
Como o eixo epistemológico do construtivismo defende a aprendizagem dinâmica e prazerosa, desta forma porque não aproveitar as atividades lúdicas como ferramenta de aprendizagem.
Para muitos o brincar é tidos como mero passatempo, mas são atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo.
 O lúdico é uma linguagem natural da criança, por isso torna-se importante sua presença na escola desde a educação infantil.
 Através da brincadeira as crianças recriam, repensam, imitam, experimentam os acontecimentos que lhes deram origem. Favorecendo a auto-estima, auxiliando no processo de interação com si mesmo e com o outro, desenvolvem a imaginação, a criatividade, a capacidade motora e o raciocínio. O ato de brincar é tão importante para a criança que se tornou um direito garantido na Declaração Universal dos Diretos da Criança, onde no quarto deixa claro que criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica adequadas. Estabelecendo de forma igualitária que a recreação é tão importante quanto à alimentação e a saúde para a criança. Sendo assim, o brincar é muito importante no processo de desenvolvimento da criança.
No sétimo principio é estabelecido que a criança deva ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objetivos da educação. Sendo a sociedade e as autoridades públicas responsáveis para promoção destes direitos. Ainda hoje encontramos professores que pensam que "hora de brincar" é hora de brincar e "hora de estudar" é hora de estudar. E relatam que após o término das atividades disponibilizam um momento para que seus alunos brinquem ou outros que seus alunos já brincam durante as aulas de Educação Física. Na escola a criança tem a possibilidade de combinar os jogos de livre escolha com os jogos organizados. Por isso, o professor na questão do lúdico é de suma importância, pois ele não será somente alguém que transmite conhecimento, mas quem diretamente influenciar a personalidade da criança.
Novas tarefas passaram a ser colocadas a escola e novas tarefas igualmente se apresentam aos professores. Hoje, mais do que nunca, os professores precisam ser competentes ao extremo. E isso representa rever suas metodologias e abrir espaço para novas formas de ensinar e novas maneiras de aprender.
Ser educador em tempos de mudança educacionais é uma tarefa árdua, pois estamos marcados pela ansiedade, medo, resistência e ao mesmo tempo esperança. Navega-se sem bússola em caminhos desconhecidos e só tem uma saída: a formação continuada, para que possam se atualizar constantemente de forma a se manter na vanguarda dos processos inovadores da área educacional. Atualmente a educação exige que os educadores sejam multifuncionais, não apenas educadores, mas psicólogos, pedagogos, filósofos, sociólogos, psicopedagogos, recepcionistas e muito mais para que possa desenvolver as habilidades e a confiança necessária nos educandos, para que tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida.                                                          
Necessariamente a criança não depende de objetos para brincar, pode criar situações de faz-de-conta assim sendo, a criança pode manifestar sua independência, pois cabe a ela escolher a brincadeira, seu parceiro e de que forma ela irá desenvolver.
As funções que o brincar assumem na infância é revelar sua complexidade, sugerindo que compreenda sua importância e tem para o ser humano em qualquer idade e de desenvolvimento cultural de um povo.
Brincando as crianças podem colocar desafios e questões a serem por elas mesmas resolvidas, dando margem a hipóteses de soluções para os problemas colocados.


BIBLIOGRAFIA

Interdisciplinaridadefae.blogspot.com.br
UDE, Walter; SCALCO, Gildo. Transdisciplinaridade e complexidade. Presença Pedagógica. v. 9, n. 52, jul./ago, 2003, SANTOMÉ (1998), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS/MEC.http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 17 maio 2010 e do artigo CAVALCANTE, Meire. Interdisciplinaridade: um avanço na educação. Nova Escola, São Paulo, v.XIX, n.175, p.25-29, agosto 2004.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/formador-criancas-pequenas 422947.shtml
http://www.taniapaula.com.br/2008/11/a-importancia-dos-jogos-no-desenvolvimento-da-aprendizagem/ http://obrincarnaeducacao.zip.net.


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