quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DESAFIOS DA SALA DE AULA 13

Novo post em Desafios da sala de aula

Coleção PRALER MEC – Alfabetização/Letramento/Numeramento

por Juciene Bertoldo
Programa de Apoio a Leitura - MEC
Material riquíssimo que contem o caderno do aluno e o guia de orientações para o professor.
EXEMPLO:
Unidade 1 - O que a criança já sabe
Professor, seus alunos sabem a diferença entre um desenho e uma letra?
E a diferença entre uma letra e uma palavra? Eles já identificam alguns símbolos? Eles já sabem, da maneira deles, ler o mundo? Quais os contatos que tiveram com a escrita?
Essa aula tem como objetivo principal saber o que os alunos pensam da escrita.
Duração aproximada: 90 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Coloque, em cima da carteira de cada aluno: uma folha de atividades do aluno (exemplo ao lado), uma tesoura e uma cola e uma folha de atividades para recortar (exemplo na página seguinte).
Motivando os alunos...
Saia com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares (diretoria, biblioteca, cantina, salas de aula, pátio etc.) e os funcionários (professores, diretor, funcionários da cantina e da limpeza, etc.)
Obs: Para os alunos que já sabem ler e escrever, peça para que eles anotem todos os lugares visitados, pessoas e objetos.
Iniciando ...
Organize os alunos em círculo, no chão. Comece a aula com uma conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos alunos ao vir para a escola. Fale também sobre o passeio pela escola. Estimule a conversa com as seguintes perguntas:
-O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
-O que a escola tem?
- Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
- Quem trabalha na escola?
- O que as pessoas que trabalham na escola fazem?
Desenvolvendo...
Fale para os alunos que, ao chegar na carteira, eles encontrarão uma folha colorida, tesoura, cola e uma folha de atividade para recortar nas linhas pontilhadas com desenhos, letras, palavras, símbolos e números.
Explique a atividade: cada aluno deve recortar as fichas com os desenhos, letras etc e colar nas cartelas na cor que o professor disser, separando os grupos. Exemplo: desenhos na cartela amarela, números na verde, letras na azul, palavras na cartela rosa, símbolos na vermelha.
Terminando...
Elogie o trabalho e o esforço dos alunos. Faça um bilhetinho endereçando elogios. Exemplos: Fiquei feliz com o seu esforço, ou parabéns pelo trabalho de hoje! Entregue para cada aluno no final da aula.
Avaliando...
Durante a aula, observe o comportamento dos alunos e faça anotações na folha de acompanhamento sobre os comentários e as perguntas que surgirão. Não esqueça de escrever a data.
Posteriormente, chame-os individualmente e peça para que expliquem a divisão feita nas cartelas. Pergunte a eles qual é a cartela com números, com palavras, com letras etc. Complete suas anotações.

Comente   Ver todos os comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS