ARTE
Me encantei com este
projeto sobre arte de Tarsila do Amaral e resolvi divulga-lo para os
professores pensarem e desenvolverem projetos tão ricos e interessantes.
Os direitos autorais são
da professora Marli. Está tudo especificado.
PROJETO TARSILA DO AMARAL
4º ano B Profª Marli
Escola Dom Miguel
Fenelon Câmara
Projeto Tarsila do Amaral
Profª Marli
Público alvo: 4º ano B do Ensino Fundamental ( 30 alunos)
Ano letivo - 2010
Tempo previsto: dois meses a três meses.
JUSTIFICATIVA:
A Arte surgiu com a
necessidade do homem exprimir seus anseios, angústias, desejos, desafios de seu
cotidiano, isto muito bem representado nas pinturas rupestres nas paredes das
cavernas encontrados até mesmo em nossa região Nordeste. Desde
então, o homem tem expressado por meio da escultura, música, literatura,
dramaturgia, entre outros, em alguns momentos históricos como meio de registrar
o presente e fazer o espectador refletir o que acontece no seu meio e daí,
transformá-lo. Por outro lado, em outros momentos a Arte tem surgido como um
caminho para fruir a sensibilidade, ou seja, despertar sentimentos inerentes ao
ser humano, como a alegria, o prazer, a empatia, a serenidade, respeito como o
semelhante e o seu meio, entre outros.
Diante deste contexto,
surge a necessidade de expor a geração mais nova este valores muitas vezes não
divulgados ou vividos no contexto familiar e mídia. Por sua vez, a escola como
formadora de valores e opinião propicia situações pedagógicas que contemplem
estes elementos morais essenciais ao homem. Tendo todos estes aspectos em
mente, este projeto surgiu como continuidade do trabalho pedagógico de Arte do
ano letivo anterior realizado com esta turma, onde foram abordados uma visão
geral da história da Arte, Pintura Abstrata e Figurativa (produções de telas em
guache individuais), texturas, simetria, biografia de Leonardo da Vinci e
estudo sobre a obra de Mona Lisa (releitura). Uma vez que estes alunos tem
estudado a vertente da Arte, no caso, a pintura, pensou-se na possibilidade de
apresentar uma artista brasileira, Tarsila do Amaral, que tão bem retrata os
valores e temas sociais de nosso país, os quais continuam atuais. O
projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do
estudo das obras de arte da artista plástica, bem como despertar e desenvolver
o interesse pela Arte, e consequentemente estabelecer com os alunos um diálogo
sobre o material que será apresentado e por fim, desenvolver o senso de
observação e o gosto pelas obras de Arte.
O procedimento
metodológico deste projeto tem como critérios o avanço da aprendizagem, a
partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo,
possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.
OBJETIVO GERAL:
Valorizar e apreciar a expressão artística a partir das telas de Tarsila do Amaral, desenvolvendo um olhar crítico social.
Valorizar e apreciar a expressão artística a partir das telas de Tarsila do Amaral, desenvolvendo um olhar crítico social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e
compreender seu trabalho ao longo de sua vida.
- Desenvolver o hábito de observação e
apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;
- Interpretar obras de Arte, compreendendo sua
função comunicativa;
- Estabelecer relações entre obras de Arte e a
identidade cultural do Brasil;
- Representar por meio de desenho a releitura de
algumas obras da artista;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Perceber por meio de seus auto-retratos a
semelhanças e diferenças da artista.
- Identificar a brasilidade nas telas de Tarsila
em suas cores e formas. (fase pau-brasil)
- Compreender o objetivo da artista a pintar as
anomalias em seus quadros (fase Antrofagia).
- Apontar os aspetos sociais abordados nos
traços da artista em suas telas.
- Identificar os cenários urbanos e rurais, as
cidades brasileiras ou estrangeiras abordadas nas produções estudadas.
- Desenvolver o senso crítico;
- Despertar o gosto pela leitura, especialmente
pela Arte;
- Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
METODOLOGIA:
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, slides, produções individuais de releituras de algumas obras de Tarsila do Amaral, socialização, entre outros.
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, slides, produções individuais de releituras de algumas obras de Tarsila do Amaral, socialização, entre outros.
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
- Arte
- História
- Geografia
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Ética
- Pluralidade cultural
AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem
será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão
observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse dos alunos,
participação, questionamento, criatividade, assiduidade, interesse em ouvir e
ler textos informativos, a postura construída diante do novo conhecimento e as
produções individuais e coletivas.
CULMINÂNCIA:
CULMINÂNCIA:
A
culminância deste projeto ocorrerá pela socialização dos trabalhos individuais
para a comunidade escola e família e apresentação do livro coletivo das telas
mais apreciadas pelos alunos com suas observações diante da aprendizagem obtida.
ATIVIDADES PROGRAMADAS:
1º DIA:
Apresentação do projeto. Leitura compartilhada do Livro “ Encontro com Tarsila “ de Cecília Aranha e Rosane Acedo. Interpretação oral. Produção de texto: O que estou aprendendo sobre Tarsila do Amaral? O que achei de interessante? Socialização das produções (leitura compartilhada). Inicio do registro.
Apresentação do projeto. Leitura compartilhada do Livro “ Encontro com Tarsila “ de Cecília Aranha e Rosane Acedo. Interpretação oral. Produção de texto: O que estou aprendendo sobre Tarsila do Amaral? O que achei de interessante? Socialização das produções (leitura compartilhada). Inicio do registro.
2º DIA: Texto informativo.
Biografia de Tarsila do Amaral. Conhecer os Auto-retratos de Tarsila do Amaral.
Fragmento do poema “Tarsila” de Carlos Drummond de Andrade. Leitura individual.
Interpretação oral. O aluno fazer seu auto-retrato. Socialização.
3º DIA: Projeção de slides.
Obras da artista. Explorar seus auto-retratos. Contexto Histórico. Registro
individual da aprendizagem retida (continuação).
4º DIA: Projeção de
slides. História dos quadros de Tarsila. Destaques de suas fases de trabalho.
Continuação do registro.
5º DIA: Estudo do Quadro
Abaporu. Contexto histórico. Releitura das suas estampas. Socialização.
Registro dos pontos aprendidos ou interessantes para o aluno (continuação).
6º DIA: Identificação dos
aspectos sociais. Telas: Operários, A família. Contexto histórico: O que a
artista desejava destacar com as expressões, cores, organização dos
personagens, etc.? Pesquisa em revistas ou jornais de fotos que retratem
semelhanças das atribuídas às telas. Trabalho em grupo. Socialização.
7º DIA: Releitura da tela
“A família”. Trabalho individual. Socialização.
8º DIA: Reconhecimento das
formas geométricas utilizada pela artista plástica. Tela : EFCB.
9º DIA: Telas: Carnaval em
Madureira, Cartão postal. Reconhecimento de características urbanas nacionais e
internacional. Releitura de uma das telas. Escolha do aluno.
10º DIA: Telas: Paisagem
com touro, O pescador e Manacá. Percepção de paisagem rural. Revisão: o que é
monocromia? Releitura de suas estampas da tela Paisagem com touro. Produção
individual.
11º DIA: Telas: A negra,
Antropofagia e O ovo ou Urutu. Projeção de slides. Compreensão da fase
antrofágica de Tarsila.
12º DIA: Tela: O vendedor
de frutas. Retomada da visão da artista do cotidiano brasileiro. Releitura.
Trabalho individual . Socialização.
14º
DIA: Projeção
de slides sobre as fases do trabalho da artista. Assistir vídeo com entrevista
com Tarsila (velhice).
15º DIA: Trabalho individual.
Pintura em guache segundo a escolha do aluno de uma das telas estudadas neste
projeto.
16º DIA: Socialização dos
trabalhos para a escola e família.
Bibliografia
Aranha, Cecília.
Encontro com Tarsila/Aranha, Rosane Acedo; ilustrações Dadi. –Belo Horizonte:
Editora Formato Editorial, 2002. (Coleção encontro com a arte brasileira)
Sites visitados
Nenhum comentário:
Postar um comentário