domingo, 11 de maio de 2014

REPORTAGEM



A linguagem através das “Placas”


Trabalhar com a noção de certo ou errado no que se refere à questão da ortografia, das normas gramaticais, é um exercício constante no cotidiano de todo educador. 

Tal desempenho torna-se muito complexo em razão de o aluno ser social e fazer parte de uma estrutura sociolinguística que governa seu próprio comportamento, ou seja, ele é membro de uma entidade familiar dotada de usos e costumes (principalmente no que tange à linguagem). 
Diante disso, o fato tornou-se motivo para que vários estudiosos ficassem preocupados com a maneira como a escola tem tratado a questão da variação linguística usada pelo aluno, pois a prioridade da mesma é fazer com que a variante dita padrão seja prioritária no ato comunicativo. 

É evidente que quando se trata da linguagem escrita, a mesma exige a norma padrão, este fato não pode nunca deixar de ser notório. Mas ao tratarmos da fala, percebemos que há vários registros de variedades, fator decorrente da situação e do grau de espontaneidade que envolve os interlocutores no momento do discurso. 

Voltando à noção de certo ou errado já mencionada anteriormente, analisar a linguagem das placas contendo propagandas, avisos e solicitações dispostas pela cidade é uma atitude bastante conveniente no intuito de fazer com que o aluno perceba a heterogeneidade dos fenômenos linguísticos. 

Assim, suponhamos que ele se depare com um anúncio que possui os seguintes dizeres:


Manções JM
Prestadora

Servisos Gerais:
Adubasão, Plantio de Gama

Possos Artesianos
Limpesa de Chácara - servico de Trator

O primeiro passo é sugerir que ele perceba a forma multifacetada que permeia o universo da linguagem, e, dessa forma, o papel do educador é de orientá-lo na questão de que não existe um “português” certo ou errado, existem sim, uma norma padrão a ser seguida e que essa irá conduzi-lo ao êxito perante a sociedade em que está inserido.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS