Feira de Ciências sobre água
Objetivos- Reconhecer características da água.
- Associar o uso da água a algumas de suas características.
- Perceber a interferência do homem no meio ambiente.
Conteúdos
- Características e propriedades da água.
- Distribuição da água no planeta.
- Utilização da água pelo homem.
Anos
3º aos 5º anos
Tempo estimado
Dois meses.
Material necessário
Água, copo de papel, folha de papel, vela, fósforo, recipiente plástico, giz, suco em pó ou corante, garrafa PET, açúcar, sal e detergente.
Flexibilização para
trabalhar esta sequência com alunos com deficiência auditiva (com
compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na
primeira etapa, oriente-os individualmente, explicando em detalhes como
será cada etapa da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno
com deficiência e estimule sua leitura orofacial.
Na segunda etapa,
amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando leituras e
atividades junto ao AEE ou como lição de casa.
Na terceira etapa,
estimule a participação do aluno com deficiência fazendo perguntas
dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o grupo.
Na
avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua
participação na Feira de Ciências. Caso sua comunicação com o público
seja limitada, ele pode se sentir mais representado pelos registros em
cartazes ou vídeos feitos com o grupo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Informe
aos alunos que eles farão um trabalho para ser apresentado numa feira
de Ciências sobre o tema "Água". Divida a turma em grupos com, no
máximo, cinco integrantes, e avise que todos estudarão vários aspectos
ligados ao assunto. É importante lembrá-los de que o evento será
investigativo. Caberá aos estudantes envolvidos no projeto, portanto,
fazer a mediação com os visitantes da feira durante o processo de
construção de alguns conhecimentos.
2ª etapa
Para
dar início à preparação da feira, deixe que os alunos observem você
colocar um pedaço de papel na chama de uma vela para que ele pegue fogo.
Em seguida, trabalhe as seguintes questões: 1) Por que, ao ser posto no
fogo por alguns instantes, um copo de papel com água não pega fogo? A
água do copo esquenta? Você pode fazer uma demonstração dobrando uma
folha de papel em forma de cone e colocando dentro dele um pouco de
água. Depois, aproxime-o da chama da vela. As crianças perceberão que,
dessa vez, o papel não pega fogo, pois a água é capaz de absorver a
maior parte do calor. Peça sugestões de outros casos em que a capacidade
térmica da água seja evidenciada. Exemplo: quando entramos no mar ou em
uma piscina à noite e sentimos que a água está quente (essa sensação se
deve justamente ao fato de a água ter passado o dia inteiro absorvendo
calor); 2) Por que a água é considerada um solvente universal? Os
estudantes podem fazer misturas de água com sal, açúcar e detergente
para notar que todas essas substâncias se dissolvem; 3) Por que, quando
molhamos a barra da calça na chuva, ela acaba ficando úmida até quase a
altura dos joelhos? Para explicar esse fenômeno, chamado capilaridade,
proponha experimentos como os seguintes: em um recipiente, coloque um
pouco de água e adicione corante ou suco em pó. Depois, peça que os
alunos mergulhem a ponta de um giz branco no líquido. Eles verão que a
parte colorida "subirá" além do ponto em que o giz foi mergulhado. O
mesmo pode ser observado ao mergulhar em um recipiente a ponta de uma
toalha de banho; 4) Por que alguns insetos são capazes de "andar" na
superfície da água? Esse é o gancho para abordar outra propriedade
importante da água: a tensão superficial. Faça uma investigação sobre o
tema com a turma; 5) A água disponível na natureza vai acabar um dia?
Para discutir o assunto, leve para a sala uma garrafa PET e monte um
modelo de escala da água do planeta. Se toda ela coubesse numa garrafa
de 2 litros, quanto desse total seria doce? Resposta: apenas três ou
quatro colheres de sopa. Quanto dessa água doce está em forma líquida e
disponível para consumo? Resposta: aproximadamente três gotas. Durante a
atividade, faça perguntas sobre a utilização desse recurso natural pelo
homem e as possíveis consequências do uso inconsciente.
3ª etapa
É
hora de a garotada elaborar a problematização que será desenvolvida
junto aos visitantes da feira de Ciências. Explique que ela deve estar
relacionada aos seguintes conteúdos: 1) Características e propriedades
da água; 2) Distribuição da água no planeta; 3) Utilização da água pelo
homem. Garanta que, durante as aulas, os estudantes tenham contato com
esses conteúdos. É fundamental que eles pesquisem, façam experimentos e
escrevam sobre os três temas.
4ª etapa
Explique
à turma que a feira de Ciências que vocês pretendem organizar só será
investigativa se os visitantes participarem das atividades. Dê alguns
exemplos de como isso pode ser conseguido. Uma estratégia é propor aos
estudantes que trabalhem em grupo para solucionar um problema, deixando
claro que os questionamentos apresentados por você durante as aulas de
preparação para a feira podem ser repetidos com os visitantes. Avise que
você estará por perto o tempo todo para ajudar. Produto final Feira de
Ciências.
Avalie a participação de cada aluno e verifique se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Uma breve apresentação do trabalho em sala de aula, antes da feira, pode ser um bom momento de avaliação.
Consultoria: Carolina Luvizoto
Formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/feira-ciencias-agua-623199.shtml
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