sexta-feira, 4 de julho de 2014

O USO DE JORNAIS NAS AULAS DE HISTÓRIA





¢  Jornais – fonte de informações.
¢  O uso deste recurso proporciona ao aluno produção de conhecimentos com base em diferentes atividades ou formas de interação.
¢  Narrativa jornalística – associação da imagem com a reportagem, fotografia. 


Como usar o jornal na sala de aula?

¢  Foi a partir da Escola dos Annales, no início do século XX, que os historiadores contemporâneos passaram a se mostrar acessíveis as novas fontes para se fazer história.
¢   Essa abertura significativa permitiu que novas fontes e linguagens viessem também a agregar e enriquecer o ensino de história, tornando-o mais dinâmico e, por vezes, menos sistematizado em datas, eventos, heróis ou personagens.

JORNAL NAS MÃOS DO EDUCADOR: UMA METODOLOGIA

¢  O jornal é um meio de comunicação e divulgação dos fatos.
¢  Através de suas noticias, charges, artigos, anúncios, imagens, entre outros, podemos ter um ponto de partida para uma visão não só do presente, mas, também do passado.
¢  Jornais carregam em seu conteúdo informações do presente, que tão logo serão acontecimentos e fatos do passado.
¢  Ao narrar um fato, os jornalistas fazem uma singular contribuição para os historiadores, pois seu trabalho, quando convertido em documentos, se torna uma fonte histórica única para a compreensão do passado histórico.
¢  Dentre essas novas linguagens e possibilidades podemos elencar a televisão, a internet, as revistas, os jornais e as fotografias.
¢  Alguns desses elementos só foram surgir a partir do século XX e, em um curto espaço de tempo, causaram impacto no modo e na velocidade de se produzir e reproduzir conhecimento e informação.
¢   O professor também pode usar os jornais em suas aulas?
¢  Sim, mas, deve saber usar essa ferramenta, de modo que seu trabalho não seja diminuído em mera leitura e narrativa de um fato segundo a visão de um outro profissional.
¢  Para tanto destacamos alguns pontos que podem ajudar a orientar metodologicamente o educador que queira trabalhar com jornais em suas aulas: 


Teoria e Aspectos Metodológicos

¢  Escolher um eixo temático
¢  Levar jornais e revistas para sala de aula
¢  Informações atualizadas – valores e conteúdos variados – interpretação variada do assunto abordado.
¢  Rádio, TV, internet – sites informativos , revista,  (mediadores do mundo externo)
¢  Leitura
¢  Mudança de percepção
¢  Nossa visão de mundo
¢  Nosso modo de agir, pensar e sentir
¢  Um dos desafios da educação contemporânea é lidar com a excessiva carga informativa, ensinar os alunos a selecionar os fatos importantes, organizá-los e analisá-los.
¢  Levar o pluralismo para a sala de aula, o jornal também leva para a escola uma história truncada.
¢  Valores e crenças, realidade social.

¢  Analisar os fatos lidos não como apenas verdade mas percebê-lo como um testemunho histórico, carregado de subjetividade como tudo o que é humano. 


O JORNAL NAS MÃOS DO ALUNO: COMO SE LÊ


¢  Um primeiro passo é não aceitar o texto jornalístico como uma verdade inalienável, mas sim olhar para o texto como um testemunho histórico.


Notícias

¢  Pai e madrasta de Bernardo Boldrini perdem guarda da filha mais nova
¢  Os dois são suspeitos do assassinato do menino. A Justiça também bloqueou o patrimônio de Leandro Boldrini.






¢  céu' diz ex de dançarino a sua filha de 4 anos
¢ Mãe de filha do dançarino diz que é difícil falar sobre morte com menina.
Douglas foi morto semana passada no Pavão-Pavãozinho

¢  Após cheia recorde custará R$ 5 bi, diz governo
¢  Rio Madeira atingiu quase 20 metros e 30 mil pessoas foram afetadas.
Plano de reconstrução e prevenção de desastres é discutido entre poderes.


¢  Muitas pessoas consideram verdade absoluta tudo aquilo que leem. (comparação da mesma notícia entre dois jornais)
¢  Versões diferentes dos mesmo fatos.
                                 

Sugestões de atividades

¢  Utilizar jornais em sala de aula exige, alem da escolha de um eixo temático, a definição de períodos e publicações a serem pesquisados.
¢  Ler páginas 194 a 200.

¢  Sugestão 01
¢  Eixo temático: a transição do trabalho escravo para o assalariado, início século XX
¢  O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive.

Conclusão

¢  A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino.
¢  O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático.
¢  Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes. 


                             

PARA VOCÊ






PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Projeto multidisciplinar I



FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS



ELAINE CRISTINA MARIANO

CURSO: PEDAGOGIA


SÉRIE: 2º TURMA: B


PROFESSOR(A) TUTOR(A):KAREN MORIGGI


ANÁPOLIS – GO
2013





INTRODUÇÃO

Através deste curso espero adquirir conhecimento e autonomia para exercer a função que me cabe como educadora e construidora do saber.


 DESENVOLVIMENTO

1) Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora  na escola?
Argumentos: De ordem Sociológica, de ordem psicológica e associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica.
De ordem  Sociológica-  Capacitar a escola, adaptando-a a um grande número de informações,onde a própria escola escolha os conhecimentos que realmente interessam para a aprendizagem do aluno.
De ordem Psicológica- Fazer com que o aluno tenha uma aprendizagem significativa e funcional, podendo assim o aluno relacionar com a sua realidade todo o conteúdo aprendido no ambiente escolar.
Associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica- Enfatizando a necessidade da escola realizar atividades que contemple na organização da aprendizagem envolvido em vários temas.

2)Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?
O professor deixa de possuir a postura tradicional de ensinar, onde só ele detém o conhecimento e onde o aluno é mero espectador, e passa junto com os alunos a assumir o papel de pesquisador.

3) Como é feita  a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?
Nos projetos de trabalho, podemos ensinar qualquer assunto, até os que não  contém nos currículos escolares ou também podemos escolher temas que são considerados importantes que garantem a aprendizagem de determinados conteúdos.

4) Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?
É mostrar ao aluno métodos que permitirá a elaboração eficaz das informações e levar a descobrir diversas relações, que poderá ser  efetuadas a partir de um problema pesquisado ou a partir de um tema.

Levando-se em conta as ideias de Everaldo Luz(2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?
Os alunos podem ter uma melhor aprendizagem partindo de trabalhos que estão além dos que estão expostos no currículo, partindo de informações que estão dentro da realidade do aluno e do mundo que os cercam. Podemos ter um ponto de partida através de assuntos atuais, que podem contribuir muito para a aprendizagem.

Como pode ser descrita a atuação do professor e como ele pode escolher os temas de trabalho?
O professor deixa o ensino tradicional, onde só ele fala e o aluno aceita passivamente e junto com o aluno passa a pesquisar novas maneiras, técnicas e estratégias para uma melhor aprendizagem.


CONCLUSÃO

Ao terminar este trabalho percebi que os métodos aqui apresentados são muito eficazes para   os nossos alunos adquirirem conhecimento, senso crítico e ao  mesmo tempo que aprendem a ter autonomia também aprendem a trabalhar em grupos.São instigado a pesquisar, a viver o que aprendem junto com a realidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEHRENS, Maria Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica.
Curitiba: Champagnat, 1999.
COLL, C. O Construtivismo na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 1998. 224p.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez;
.HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.
KILPATRICK, Willian Heard. Educação para uma civilização em mudança. 5º ed.São Paulo: Melhoramentos, 1967.
KUENZER, Acácia Z. Ensino médio e profissional: As políticas do Estado
neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo: tradução Eliane Lisboa. 3 Ed.Porto Alegre. Sulina, 2007.
.PETRAGLIA, Isabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 8 ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1995.


ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO - PROJETO MULTIDISCIPLINAR III



ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III



NOME
Elaine Cristina Mariano






Atividade de Autodesenvolvimento




2014






ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III








Atividade de Autodesenvolvimento





Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar III, 
apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação
 da Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora tutora
 Ana Paula Ferreira Guedes de Siqueira.




Anhanguera Educacional
2014









SUMÁRIO



Página
1
Introdução

3

2
Desenvolvimento

4
3
Considerações Finais

5
4
Referências bibliográficas

6



  
1 - Introdução


 O presente trabalho é sobre a letra da Música “Estudo Errado” e o tema da entrevista “Aprender Sonhando”, que fala sobre métodos tradicionais e a aprendizagem baseada em projetos.
O objetivo deste trabalho é mostrar os pontos convergente e divergente do método tradicional com a aprendizagem por projetos.
A metodologia utilizada foi um resumo baseado nas aulas do Ambiente Virtual e em pesquisas Bibliográficas.


 2 - Desenvolvimento

Analisando  a letra da música “Estudo Errado”,  relata as características de uma escola tradicional e conservadora, em que o aluno decora, copia, memoriza e não entende os conteúdos programados que nada tem a ver com a realidade em que vivem.

Nos métodos tradicionais os professores assumem um papel de detentores do saber, com posturas rígidas e sem  interação com seus alunos,  sem  atenção às suas dificuldades, onde os alunos aceitam de forma passiva.

 Analisando a aprendizagem baseada em projetos, tema da entrevista “Aprender Sonhando”,  diverge deste ensino conservador, onde coordenadores, professores e  alunos trabalham juntos, pois a interação é a principal vantagem dos projetos.

Neste modelo de aprendizagem o professor é um mediador, facilitador e interage com seus alunos, onde os alunos  tem a oportunidade de confrontar problemas, trabalhando em grupo, discutindo sobre questões atuais que estão relacionadas à realidade em que vivem. 




 3- Considerações finais
         
Neste trabalho abordamos os assuntos Métodos Tradicionais e Aprendizado baseado em Projetos e conclui que o método tradicional não contribui para  o aprendizado do aluno que decora e depois esquece,  onde o aluno não  desenvolve a sua autonomia, senso crítico e que nada tem a ver com  sua realidade. Já no aprendizado baseado em projetos o professor interage com o aluno, propiciando a este um aprendizado de acordo com sua realidade, onde o aluno aprende a confrontar problemas.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento, pois me mostrou  que para propiciar um aprendizado eficaz é preciso dar ao aluno condições de se expressar  e desenvolver a sua auto crítica e a aprender a trabalhar em grupo. 

4- Referências Bibliográficas .


Aprender sonhando – Nilbo Nogueira (entrevista), disponível em: <http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0084.asp>
Estudo Errado - Gabriel O Pensador (Letra da música) disponível em:
 <http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/>
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

IMAGENS