IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO (A)
Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano
Questão
1 – No
período do ensino oferecido pelos padres da Companhia de Jesus, pelos
seminários, quem tinha acesso a educação? Esse ensino respondia ao interesse de
quem?
A
Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante(Século XVI), como
uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Os objetivos era levar
o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente
à América.
Catequizar
os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os
costumes europeus e a religião católica;
Difundir
o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo
nestas regiões;
Construir
e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Educação
jesuítica para damas, crianças, nobres, senhores(Ideais concordantes com
interesses da igreja), controle social pela religião.
No
Brasil os jesuítas promoveram a catequese dos índios, a educação dos filhos dos
colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além do controle
da fé e da moral do povo.
Os
índios eram catequizados para serem renda para os jesuítas como mão-de-obra na
exploração das riquezas da terra.
Surgem
as Missões dos jesuítas, que eram locais afastados e restritos para “esconder
os índios” dos colonos que queriam escraviza-los. Interesse da Igreja Católica.
Questão
2 – O
ensino dos padres Jesuítas iniciou o processo de socialização da educação. Hoje
em dia, sobre a socialização do ensino, você acha que todos possuem esse
direito? Que todos possuem acesso ao ensino? Como é essa questão em sua escola?
A
educação se constitui como direito fundamental e essencial ao ser humano. A Lei
de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, afirma que “é direito de todo
ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos
Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.
Apesar
de estarmos em pleno século XXI, com inúmeras inovações tecnológicas, onde
diversos ramos são modernizados, seja economicamente ou culturalmente, ainda
convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso
país: A falta de investimento na área educacional , gerando má qualidade.
De
acordo com pesquisas realizadas pela Unesco, constatou-se que milhões de
pessoas ainda não tem acesso à educação, onde mais de 100 milhões de crianças
não tem acesso ao ensino primário e o analfabetismo é um problema significativo
em todos os países industrializados ou em desenvolvimento.
A
educação é um fator diferencial, uma vez que através dela os indivíduos
tem
maiores chances de conseguir trabalhos qualificados, além de participação ativa
na vida democrática podendo desta forma, ter pleno conhecimento dos seus
direitos e deveres e usufruir dos mesmos.
Infelizmente
vivemos numa crise no âmbito educacional, onde ainda grande parte da população
não tem acesso ao ensino público de qualidade e os que o tem não adquirem
conhecimentos considerados essenciais, por este apresentar deficiência com
relação a investimentos, má remuneração aos docentes que nele atuam e
inexistência de comprometimento dos governantes com relação a esta causa.
Na
minha escola: Diretores, coordenadores, professores... todos da comunidade
escolar... se preocupam em dar um ensino melhor, de qualidade para os alunos,
mas as vezes não é possível por não ter a autonomia necessária para realizar determinada
tarefa, pois os governantes impõe métodos, que para eles precisam ser seguidos
e as vezes não condiz com a realidade da escola.
Anápolis,
12 de Junho de 2013.
Elaine
Cristina Mariano
______________________________________________________
Nome
e Assinatura do Aluno(a)