terça-feira, 11 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - ARTES VISUAIS

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano



As artes visuais são fortemente afetadas pela fotografia, utilizando os princípios constituintes da química e da ótica, é uma linguagem sedutora. Olhando uma fotografia podemos visualizar a emoção que a imagem transmite, cria-se um mundo de magia e encantamento. Segundo Peter Urmenyi – “A fotografia é a poesia da imortalidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver como são”. Analise as 4 (quatro) fotografias apresentadas abaixo e descreva em um parágrafo a mensagem que cada imagem é capaz de transmitir.





Anápolis, 24 de março de 2014.

Elaine Cristina Mariano
_______________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - GREVE

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano


GREVE – DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Greve é um instrumento de pressão dos trabalhadores sobre os empregadores, sejam as empresas ou o Estado, para que suas reivindicações sejam atendidas. É uma paralisação feita em comum acordo, geralmente sob orientação de sindicatos que são os responsáveis por lutar pela garantia dos direitos da categoria.
É a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial de prestação pessoal de serviços.
O direito à greve traz em contrapartida alguns deveres como o de manter os serviços essências à comunidade e o de não abusar do direito sob pena de sofrer punições legais. Não se trata, portanto, de interromper atividades porque se quer ficar em casa, mas de reivindicar condições dignas de trabalho. Cada um que esteja envolvido deve estar ciente das condições, do que é seu direito mas também do que é seu dever enquanto grevista, por tanto os meios adotados por empregados e empregadores em nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
A empresa não poderá adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho e nem frustrar a divulgação do movimento.
A manifestação e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa e não usar o emprego de meios pacíficos de forma a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem a greve e usar arrecadações de fundos para a divulgação do movimento.
O direito a greve é um direito de todos, como diz a constituição Federal, mas será que todos temos mesmo direito a greve e será que todos que praticam esse direito fazem de modo pacífico?
Inúmeras reivindicações são esquecidas e deixadas de lado e existem pessoas que durante a greve praticam atos violentos e promovem a desestruturação de suas reivindicações.

Devemos ter o direito a greve e direito de sermos atendidos em nossas reivindicações, mas também devemos ter a obrigação de reivindicar os nossos direitos de modo pacífico e justo, onde todos, tanto os trabalhadores como os empregadores ajam de modo que o direito de um não anule o direito do outro, para assim podermos viver em uma sociedade pacífica e democrática.


Anápolis, 29 de Outubro de 2013.

Elaine Cristina Mariano
_____________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)


PROFUNCIONÁRIO - ENSINO JESUITA

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano


Questão 1 – No período do ensino oferecido pelos padres da Companhia de Jesus, pelos seminários, quem tinha acesso a educação? Esse ensino respondia ao interesse de quem?
A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante(Século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Os objetivos era levar o catolicismo para as regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente à América.
Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;
Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Educação jesuítica para damas, crianças, nobres, senhores(Ideais concordantes com interesses da igreja), controle social pela religião.
No Brasil os jesuítas promoveram a catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além do controle da fé e da moral do povo.
Os índios eram catequizados para serem renda para os jesuítas como mão-de-obra na exploração das riquezas da terra.
Surgem as Missões dos jesuítas, que eram locais afastados e restritos para “esconder os índios” dos colonos que queriam escraviza-los. Interesse da Igreja Católica.

Questão 2 – O ensino dos padres Jesuítas iniciou o processo de socialização da educação. Hoje em dia, sobre a socialização do ensino, você acha que todos possuem esse direito? Que todos possuem acesso ao ensino? Como é essa questão em sua escola?
A educação se constitui como direito fundamental e essencial ao ser humano. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, com inúmeras inovações tecnológicas, onde diversos ramos são modernizados, seja economicamente ou culturalmente, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: A falta de investimento na área educacional , gerando má qualidade.
De acordo com pesquisas realizadas pela Unesco, constatou-se que milhões de pessoas ainda não tem acesso à educação, onde mais de 100 milhões de crianças não tem acesso ao ensino primário e o analfabetismo é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento.
A educação é um fator diferencial, uma vez que através dela os indivíduos
tem maiores chances de conseguir trabalhos qualificados, além de participação ativa na vida democrática podendo desta forma, ter pleno conhecimento dos seus direitos e deveres e usufruir dos mesmos.
Infelizmente vivemos numa crise no âmbito educacional, onde ainda grande parte da população não tem acesso ao ensino público de qualidade e os que o tem não adquirem conhecimentos considerados essenciais, por este apresentar deficiência com relação a investimentos, má remuneração aos docentes que nele atuam e inexistência de comprometimento dos governantes com relação a esta causa.
Na minha escola: Diretores, coordenadores, professores... todos da comunidade escolar... se preocupam em dar um ensino melhor, de qualidade para os alunos, mas as vezes não é possível por não ter a autonomia necessária para realizar determinada tarefa, pois os governantes impõe métodos, que para eles precisam ser seguidos e as vezes não condiz com a realidade da escola.


Anápolis, 12 de Junho de 2013.

Elaine Cristina Mariano
______________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - PRODUÇÃO DE TEXTO






IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano



PRODUÇÃO DE TEXTO

Ao assistir o vídeo tive a sensação de que as pessoas andam muito nervosas, egoístas, se preocupam consigo mesmas e não procuram uma solução viável para solucionar os problemas que as vezes parecem tão simples, como foi o caso do menino que ao ver o caos procurou resolver a situação, sem nem perceber a sua fragilidade e mesmo assim tentou. E também que as pessoas ao verem o gesto do menino perceberam que precisavam tomar uma atitude em vez de ficarem pensando em si mesmas e trabalhar em equipe para solucionar os problemas existentes.
Ao ser retirada a árvore percebi que a solução deste problema foi solucionado devido a: Solidariedade, Conscientização, Humanismo, Reflexão, Cooperação e Trabalho em Equipe.


Anápolis, 21 de Agosto de 2013.

Elaine Cristina Mariano
__________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)


PROFUNCIONÁRIO - PETIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano

Nome de funcionários envolvidos: Toda a Comunidade Escolar e Pais


IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO REALIZADA:

Hora: 02 Horas

Problemática a ser analisada  (problema encontrado):  Festa  Junina -  Quadra  Descoberta
Documentos pesquisados: www.correiobraziliense.com.br/.../escolas-clubes-e-quadras-organizam-a...


Ação a ser realizada: Fazer uma Petição


DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS

RELATÓRIO FINAL


 O problema encontrado.
Quadra Descoberta

 Justificativa
Para se ter uma melhor aproveitamento dos meios estruturais da escola é preciso conscientizar não só as pessoas que fazem parte do ambiente escolar, mas também as autoridade competentes a importância que tem uma quadra coberta para nossos alunos, que precisam de um ambiente propicio a sua educação.

 Metodologia
No dia 15 de Junho de 2013, às 15 hora, nas dependências da EscolaMunicipal Pedro Nunes foi realizado a Festa Junina, onde contou com a participação dos professores, diretor, coordenadores, pais, alunos, funcionários, enfim toda a comunidade escolar.
Neste dia as apresentações foram feitas na quadra de esporte da escola, por ser um lugar onde as pessoas se alojaram confortavelmente e as apresentações puderam ser feitas, por ser mais espaçoso e mais amplo.
O que chamou a atenção foi que a quadra não era coberta. Isto prejudicou muito, devido ao sol que desde cedo estava muito quente e os funcionários estavam dando forma ao lugar e teve uns que não se sentiram bem, e na hora da apresentação ainda estava quente.
Para a solução deste problema seria fazer uma petição e encaminhar ao prefeito da nossa cidade pedindo verbas para que seja possível cobrir a quadra, para assim termos condições de trabalhar e trazer conforto para todos da escola, tanto alunos, funcionários e pessoas que eventualmente participarão de futuros eventos que serão feito neste estabelecimento.

 Conclusão
Ao levantar esta temática percebi que muito se tem a fazer em relação a nossa escola, não só em sua estrutura, mas também nos vários segmentos escolar, e que somos capazes de agir se quisermos que nossa escola tenha uma qualidade necessária ao bom convívio de todos que fazem parte da comunidade escolar, que somos todos nós.


FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)


Imagem tirada da Internet




Anápolis, 19 de Julho de 2013.

Elaine Cristina Mariano
__________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - PORTARIA

IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano

Nome de funcionários envolvidos: Coordenadora Pedagógica


IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO REALIZADA:

Hora: 01 hora

Problemática a ser analisada (problema encontrado): Portaria

Documentos pesquisados: www-antigo.mpmg.mp.br/portal/public/interno/arquivo/id/5434


Ação a ser realizada: Elaboração de uma Portaria


RELATÓRIO FINAL

 O Problema Encontrado
Elaboração de uma Portaria

 Justificativa

É preciso aprender o contexto de uma Portaria, por isso a importância de se estudar e obter conhecimento de como se faz uma Portaria, para assim no futuro sabermos desenvolver esse método.

 Metodologia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP

OF.CIRC/MEC/INEP/DEEB N° 000104/2004

Anápolis , 5 de novembro de 2013.

Assunto: Encaminha Portaria n° 156, de 20/10/2013
Senhor(a) Secretário(a),

1. Encaminho a Vossa Excelência a Portaria n° 156, de 22 de outubro de 2013 que determina que as unidades escolares devem adequar suas fichas de matrícula aos quesitos do questionário do Censo Escolar.

2. Tendo em vista a importância dos dados para a implantação, em 2014, do cadastro dos alunos da educação básica e para a nova metodologia do Censo Escolar, a ser implantado em 2015, solicito providências para a divulgação a todos os dirigentes escolares, das redes pública e privada, deste documento.

3. Tendo em vista, ainda, que a coleta do quesito cor/raça pelo Censo Escolar representa um passo importante para a implementação de políticas educacionais e sociais afirmativas, de inclusão social, solicito o empenho de V. Exa. Em orientar e promover o envolvimento da comunidade escolar nesta tarefa.

4. Com a certeza de contar com a sua valiosa colaboração, subscrevo-me,


Atenciosamente,
Guilherme Henrique Marques
Presidente do INEP

 Conclusão
Realmente é de suma importância a aprendizagem de como se fazer uma Portaria, pois além de aprendermos o seu contexto, também adquirimos o conhecimento necessário para exercermos com mais autoridade o cargo a que nos está designado.

FOTOS – Registre aqui algumas fotos da realização da atividade.
(Mínimo de 01 foto e Máximo 03 fotos)




Anápolis, 09 de Novembro de 2013.


Elaine Cristina Mariano
___________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - RECURSOS AUDIOVISUAIS

IDENTIFICAÇÃO DO (A) ALUNO (A)

Nome do Aluno (a): Elaine Cristina Mariano

Nome de funcionários envolvidos: Professor e alunos


IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO REALIZADA:

Hora: 02 Horas

Problemática a ser analisada (problema encontrado): Recursos Audiovisuais

Documentos pesquisados: Sociedade: uma relação pautada pela mídia. Relatório de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
MARIANO, N. Tecnologia à espera de obras. Zero Hora, Porto Alegre, 30 de junho de 2006. Caderno Educação, p. 44-45.


Ação a ser realizada: Importância, Vantagens e Desvantagens dos Recursos Audiovisuais.


Relatório Final

Introdução
Nos dias atuais é impossível não fazer uso dos recursos audiovisuais em sala de aula.
Neste presente trabalho abordaremos a importância dos recursos audiovisuais nas escolas, as vantagens e desvantagens do uso desta tecnologia.

Desenvolvimento
O uso de equipamentos como os projetores multimídia, os computadores portáteis, os DVD´s, têm entrado nas salas de aulas e ajudado garantir as vantagens dos recursos audiovisuais exigindo do professor aprimoramento de sua habilidade para uso dos equipamentos tecnológicos à sua disposição.
Cada aluno é diferente em sua característica pessoal,o aluno precisa ter sua atenção atraída pelo professor, o conteúdo ensinado precisa ser compreendido e retido na mente do aluno, o aluno precisa sentir-se motivado para a aprendizagem do conteúdo que está sendo ensinado.
A utilização de instrumentos audiovisuais de forma educativa é de suma importância por ser um instrumento transformador das relações professor-aluno pois possui potencialidades e funções que torna o aprendizado do aluno eficaz. Mas para que este aprendizado aconteça é preciso que o professor tenha domínio desta ferramenta e também saiba utilizá-la de modo pedagógico e que prenda a atenção do aluno e que o conteúdo seja compreendido e retido na mente do aluno.
As vantagens da utilização dos recursos audiovisuais são porque torna a aprendizagem mais rápida, desperta a motivação do aluno, torna o ambiente educativo mais dinâmico, interativo e desafiador. Contribui para o desenvolvimento da independência do aluno, aumenta a retenção, atrai e domina a atenção.
As desvantagens de se usar os audiovisuais é o mau uso desta ferramenta, sem a orientação do professor, onde a mídia passa ser utilizada por si só, substituindo a presença do professor e também o professor que não sabe manusear esta ferramenta, usando-os em excesso ou indevidamente, dificultando a abstração do aluno e a sua capacidade imaginativa.

Conclusão
A utilização de instrumentos audiovisuais de forma educativa são ferramentas que no contexto de ensino - aprendizagem pode ser um instrumento transformador das relações didático-pedagógicas.
A própria linguagem audiovisual possui potencialidades e funções que devem estar enquadradas com os contextos educativos, os objetivos curriculares e as intenções pedagógicas.
Na minha escola a utilização dos audiovisuais é de extrema importância e de grande vantagem tanto para os alunos e professores havendo interação entre ambos e com os outros alunos, despertando nos mesmos atenção, a motivação, onde o ambiente torna-se dinâmico e desafiador, e a desvantagem não tem lugar.


Anápolis, 01 de Abril de 2014.

Elaine Cristina Mariano
________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)




IMAGENS