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Jornais – fonte de
informações.
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O uso deste recurso
proporciona ao aluno produção de conhecimentos com base em diferentes
atividades ou formas de interação.
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Narrativa jornalística –
associação da imagem com a reportagem, fotografia.
Como usar o jornal na sala de aula?
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Foi a partir da Escola
dos Annales, no início do século XX, que os historiadores contemporâneos
passaram a se mostrar acessíveis as novas fontes para se fazer história.
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Essa abertura significativa permitiu que novas
fontes e linguagens viessem também a agregar e enriquecer o ensino de história,
tornando-o mais dinâmico e, por vezes, menos sistematizado em datas, eventos,
heróis ou personagens.
JORNAL NAS MÃOS DO EDUCADOR: UMA METODOLOGIA
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O jornal é um meio de
comunicação e divulgação dos fatos.
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Através de suas
noticias, charges, artigos, anúncios, imagens, entre outros, podemos ter um ponto
de partida para uma visão não só do presente, mas, também do passado.
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Jornais carregam em seu
conteúdo informações do presente, que tão logo serão acontecimentos e fatos do
passado.
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Ao narrar um fato, os
jornalistas fazem uma singular contribuição para os historiadores, pois seu
trabalho, quando convertido em documentos, se torna uma fonte histórica única
para a compreensão do passado histórico.
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Dentre essas novas
linguagens e possibilidades podemos elencar a televisão, a internet, as
revistas, os jornais e as fotografias.
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Alguns desses elementos
só foram surgir a partir do século XX e, em um curto espaço de tempo, causaram
impacto no modo e na velocidade de se produzir e reproduzir conhecimento e
informação.
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O professor também pode usar os jornais em
suas aulas?
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Sim, mas, deve saber
usar essa ferramenta, de modo que seu trabalho não seja diminuído em mera
leitura e narrativa de um fato segundo a visão de um outro profissional.
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Para tanto destacamos
alguns pontos que podem ajudar a orientar metodologicamente o educador que
queira trabalhar com jornais em suas aulas:
Teoria e Aspectos Metodológicos
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Escolher um eixo
temático
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Levar jornais e revistas
para sala de aula
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Informações atualizadas
– valores e conteúdos variados – interpretação variada do assunto abordado.
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Rádio, TV, internet –
sites informativos , revista,
(mediadores do mundo externo)
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Leitura
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Mudança de percepção
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Nossa visão de mundo
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Nosso modo de agir,
pensar e sentir
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Um dos desafios da
educação contemporânea é lidar com a excessiva carga informativa, ensinar os
alunos a selecionar os fatos importantes, organizá-los e analisá-los.
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Levar o pluralismo para
a sala de aula, o jornal também leva para a escola uma história truncada.
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Valores e crenças,
realidade social.
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Analisar os fatos lidos
não como apenas verdade mas percebê-lo como um testemunho histórico, carregado
de subjetividade como tudo o que é humano.
O JORNAL NAS MÃOS DO ALUNO: COMO SE LÊ
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Um primeiro passo é não
aceitar o texto jornalístico como uma verdade inalienável, mas sim olhar para o
texto como um testemunho histórico.
Notícias
¢ Pai e madrasta de Bernardo Boldrini
perdem guarda da filha mais nova
¢ Os dois são suspeitos do assassinato do
menino. A Justiça também bloqueou o patrimônio de Leandro Boldrini.
¢ céu' diz ex de dançarino a sua filha de
4 anos
¢ Mãe
de filha do dançarino diz que é difícil falar sobre morte com menina.
Douglas foi morto semana passada no Pavão-Pavãozinho
¢ Após cheia recorde custará R$ 5 bi, diz
governo
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Rio Madeira atingiu quase 20 metros e 30 mil pessoas foram afetadas.
Plano de reconstrução e prevenção de desastres é discutido entre poderes.
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Muitas pessoas
consideram verdade absoluta tudo aquilo que leem. (comparação da mesma notícia
entre dois jornais)
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Versões diferentes dos
mesmo fatos.
Sugestões de atividades
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Utilizar jornais em sala
de aula exige, alem da escolha de um eixo temático, a definição de períodos e
publicações a serem pesquisados.
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Ler páginas 194 a 200.
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Sugestão 01
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Eixo temático: a
transição do trabalho escravo para o assalariado, início século XX
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O costume da leitura de
jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos,
principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos,
melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando
sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive.
Conclusão
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A ideia de utilizar o
jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula
transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino.
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O estudo e a leitura do
jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito
mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático.
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Esse instrumento
pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.