domingo, 3 de março de 2019

NOVA ESCOLA 48

Até quando a Alfabetização será o nosso calcanhar de aquiles?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 25/02/2019 19:57

Nova Escola 
Olá! 

Você sabe o que significa dizer que um indivíduo é plenamente alfabetizado? 

Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), alfabetismo é a capacidade de compreender, utilizar e refletir sobre informações contidas em materiais escritos para ampliar conhecimentos e participar da sociedade. E, segundo o mesmo indicador, 29% dos brasileiros não consegue fazer isso atualmente e se encontra no grupo dos analfabetos funcionais: aqueles que tecnicamente sabem ler e escrever, mas enfrentam dificuldade para interpretar textos. E esse índice cresceu nos últimos anos. Veja aqui por que

E por falar em Alfabetização…
Nossa colaboradora Mara Mansani segue conversando com professores do Brasil para entender as semelhanças e diferenças de ensinar a ler e escrever nas diferentes regiões. Desta vez, conversou com quatro professoras do Nordeste

Achei interessante a diversidade das professoras: são adotadas três linhas pedagógicas diferentes de ensino por diferentes professoras. Por outro lado, uma das coisas que a maioria concordou que ajuda no processo de alfabetização é a incorporação da leitura na rotina diária da turma, por exemplo. Veja aqui quais são as outras opiniões das docentes sobre a profissão e a Alfabetização no país. 

Aproveitando o tema, minha última sugestão do dia são dois planos de aula de atividades permanentes com turmas de 1º ano (mas que podem ser adaptadas para turmas de outros anos) que inserem justamente aleitura na rotina: Um sobre rodas de leitura de textos em geral e outro sobre rodas de leitura de notícias. Dêem uma olhada e, se acharem interessante, incorporem às suas aulas! 

Um abraço, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS