sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

SOQUETE DA PLACA MÃE

Veja como descobrir o socket da sua placa-mãe e saiba sua importância
Descobrir o socket da sua placa-mãe é uma tarefa simples, porém muito importante por vários motivos. Um deles é para comprar um novo processador para seu PC é necessário saber se ele será compatível com o socket utilizado na sua placa-mãe. Caso contrário, você gastará dinheiro à toa. Outra utilidade de se ter essa informação é na hora de revender a sua placa-mãe usada. O futuro comprador certamente vai querer saber essa informação, justamente para ter certeza que ela será compatível com o processador dele.


Exemplo de socket de uma placa-mãe (Foto: Divulgação/Creative Commons)

O socket da placa-mãe nada mais é que o local onde o processador será instalado. Cada geração de processadores possui compatibilidade com um tipo específico de socket. Por exemplo, os chips Intel Core i3 e i5 da série 4000 são compatíveis com o socket LGA1150. Já os AMD A4, A6 e A8 são compatíveis com o socket FM2.

É impossível instalar um processador num socket incompatível com a sua arquitetura. Ele nem sequer encaixa no local. Daí a importância de você saber qual o socket utilizado pela sua placa-mãe, para não errar na hora de comprar o processador.

Como descobrir o socket da sua placa-mãe?
Passo 1. Baixo no TechTudo Downloads o software CPU-Z, disponível para Windows gratuitamente. Ele é capaz de lhe dizer várias informações úteis do seu processador e da sua placa-mãe.
Passo 2. Após instalar o CPU-Z em seu computador, dê um duplo clique no seu ícone para executá-lo.
Passo 3. Na tela principal, observe no campo “Package” a informação sobre o modelo do socket da sua placa-mãe. No caso da imagem abaixo, é um socket LGA1155, utilizado pelos processadores de terceira geração (Ivy Bridge) da Intel.




Iidentificando o socket da placa-mãe pelo CPU-Z (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

De posse dessa informação, você já pode pesquisar qual o melhor processador compatível com o socket utilizado pela sua placa-mãe. Ainda no CPU-Z você pode visualizar outras informações na aba “Mainboard”, que diz a fabricante de sua placa bem como o modelo dela.

Um comentário:

IMAGENS