sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CPU

CPU (Central Processing Unit), em português UCP (Unidade Central de Processamento)
Antes de prosseguir com sua função, vale lembrar que a CPU não é a caixa metálica que abrange os componentes. Isso se chama gabinete e é, de forma errônea, comumente confundido com a CPU.
 Como o seu próprio nome diz, cabe ao processador executar uma série de cálculos que resultarão nas ações solicitadas ora pelo usuário, ora pela cadeia de códigos emitidos pelo sistema operacional ou algum outro software. A frequência de operação de uma CPU (Central Processing Unit) ou APU (Accelerated Processing Unit) é o que determinará a velocidade de concretização das tarefas solicitadas. Atualmente, essa frequência está na escala GHz (Gigahertz).
Cada processador é projetado para operar dentro de um intervalo suportável de temperatura. Do contrário, fatalmente ele irá sofrer danos. A solução encontrada para isso foi a adoção de sistemas de refrigeração cada vez mais sofisticados. O mais comum é que o processador esteja vinculado a um dissipador de calor por meio de uma pasta térmica. Em seguida, um cooler (uma espécie de mini ventilador) é introduzido por sobre o dissipador.
O processador pode ser considerado o principal item de um computador porque é a partir dele que se faz a seleção da placa mãe e, por fim, de todos os demais componentes da máquina 
O processador é o responsável por executar todas as tarefas de um computador.

Em comparação com o corpo humano, poderíamos facilmente compará-lo com nosso cérebro. Será o processador o principal responsável pela velocidade de operação da máquina ao executar tarefas, como, por exemplo, abrir algum programa e executá-lo.

Este pequeno gigante além de estar entre os cinco que mais trabalham dentro de um computador ainda se destaca dentre os cinco pelo seu excepcional trabalho.
Este pequenino corre atrás de tudo e todos.
Ele exerce a função principal, pois, em um sistema computacional, entram dados, processam-se dados e saem informações, e quem faz a parte de processamento de dados é o processador, além de controlar todo fluxo de dados e realizar cálculos, isto nada mais é o que chamamos de processamento de dados.
O processador é constituído por circuitos integrados e são programados para exercer uma determinada função, basicamente manipulando e processando dados.
É importante ressaltar que não só o computador possui processador, mas a maioria dos sistemas eletrônicos são microprocessados,  como carros, microondas, players de CD's, etc.
O processador é o componente que mais trabalha dentro do computador, isso faz com que o mesmo superaqueça muito, por isso ele vem acompanhado de um cooler que ajuda na refrigeração dele.
Quando abrimos um programa no computador, o processador busca as instruções necessárias na memória RAM, e basicamente esta é a função da memória RAM, armazenar os dados que estão sendo manipulados e processados pelo processador, isso acontece porque o processador não possui uma capacidade de armazenamento grande  internamente.
O processador foi criado nas décadas de 70 pela Intel, e a partir daí eles passaram a evoluir constantemente.
A cada evolução dos processadores novas tecnologias foram sendo implementadas, e estas novas tecnologias tornaram os microprocessadores cada vez mais rápidos e pequenos.
Em um de nossos artigos falamos sobre a Miniaturização no qual podemos observar que atualmente o foco não é apenas aumentar a qualidade e rapidez, eles estão focados em diminuir o tamanho de tudo para ocupar um menor espaço, tornando-se mais acessível.
Existem alguns fatores que ampliaram a velocidade de processamento, por exemplo a memória CACHE que antes vinha na placa-mãe e hoje encontra-se dentro do próprio processador.
O uso da tecnologia DMA também contribui para a velocidade de processamento, uma vez que o processador fica mais livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS