quinta-feira, 15 de maio de 2014

PROJETO - ZOOLÓGICO

 Projeto

Os primeiros projetos de estudo foi quase no final do 1.º ano que pensei introduzir o trabalho de projeto na turma do 3º serie do ensino fundamental, a propósito de uma ida ao Jardim Zoológico.

Antes da visita, os alunos formaram em grupos de três elementos e cada grupo escolheu um animal para estudar. Em conjunto cada grupo deveria observar o seu animal preferido, eu elaborei uma ficha muito simples para registro dessas observações. Cada aluno construiu uma bolsinha de cartolina e atou-lhe um fio de lã para pendurá-la ao pescoço. Lá dentro guardou uma fotocópia da ficha e um pequeno lápis para fazer os registros necessários no Zoológico.

Durante a visita, cada grupo observou, desenhou e fotografou o animal escolhido, tentou ler as informações escritas na tabuleta e preencheu a ficha de registro.

No dia seguinte, de volta à sala de aula, conversamos sobre a visita e combinamos que cada grupo iria construir um cartaz. Pedi para desenharem o seu animal e escreverem um texto sobre ele. Os vários textos foram sendo trabalhados e melhorados durante a semana.

Quando fomos à sala de informática, todos os grupos visitaram o site http://br.freepik.com/fotos-gratis/crianca-no-jardim-zoologico_533916.htm do zoológico e tentaram pesquisar e imprimir mais informações sobre cada animal. Com a minha ajuda, leram os textos impressos e sublinharam as informações importantes. Os passos seguintes foram acrescentar mais algumas informações aos textos, escrevê-los no computador. O material para fazer os cartazes ia sendo construído...

Entretanto, eu pedi a uma ex-aluna minha que viesse à nossa sala falar sobre o processo de construção dos projetos de estudo e apresentar alguns trabalhos feitos por si e pelos colegas em anos anteriores. A propósito de alguns cartazes que foram mostrados, chamei a atenção para os vários elementos comuns que os compunham: título grande, textos, fotos, desenho, nome dos elementos do grupo, indicação da bibliografia...

Nos dias seguintes, os vários grupos começaram a fazer os seus cartazes e à medida que foram ficando prontos, marcamos datas para a apresentação dos trabalhos.

Os dias da comunicação dos projetos passaram a ser dias muito especiais e, desde o início, houve a ideia de convidar outras turmas para assistir. Alguns meninos fizeram questão em convidar também os pais e funcionários da escola.

De: Pollyana Silva Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS