Talvez este e-mail faça você se lembrar do seu pior aluno
NE
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qua, 24/04/2019 20:10
Olá!
Pense nos exemplos de bons alunos da sua turma (ou escola). Aqueles que tiram as melhores notas, que têm comportamento dentro do esperado para um bom jovem em desenvolvimento, que participam das aulas.
Agora pense nos alunos que te dão mais trabalho. Os que não param de conversar ou têm mais dificuldade em assimilar conteúdos ou que visitam com frequência a sala da direção.
Quais são as diferenças entre eles? Se você, ao pensar nos bons exemplos, lembrou-se em geral de garotas, e nos maus exemplos só conseguiu pensar em garotos, esse texto é para você. Nele, o professor Claudio Neto levanta estatísticas de desempenho dos estudantes no Brasil e mostra como ele vai decaindo ao longo da trajetória escolar e, mais do que isso, na diferença que existe entre o desempenho de meninos e de meninas . Eles têm, por exemplo, 83% mais chances de serem reprovados na escola do que elas.
O problema, então, está no fato de serem meninos? Não. Não está no gênero, assim como não está na origem socioeconômica ou na etnia dos estudantes que, de acordo com estatísticas, têm desempenho escolar inferior. O problema que deve ser encarado é: o que a escola pode fazer para garantir a aprendizagem desses grupos que, em média, apresentam mais dificuldades? Veja aqui as sugestões do diretor.
Essa dica é para os coordenadores
Escolher um tema para o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) e elaborar esse encontro entre a equipe para que sejam momentos de fato produtivos é mais difícil do que parece. Neste link, damos dicas e sugestões para você fazer um HTPC na medida certa para as necessidades da sua equipe.
E essa dica aqui é sobre tecnologia
Débora Garofalo compartilha cinco dicas para professores que querem começar a inserir ferramentas digitais em suas aulas, mas não sabem muito bem por onde começar.
Por hoje, é só. Amanhã eu volto!
Um abraço,
|
Paula Peres Repórter de NOVA ESCOLA |
novaescola.org.br |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário