Como ensinar os alunos a estudar?
NE
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Ter, 05/02/2019 14:27
Olá! Você já se perguntou se os procedimentos de estudo que está pedindo aos seus alunos (como grifar, resumir, anotar) são a maneira mais eficiente de fazê-los aprender algum conteúdo? Minha colega Laís Semis fez uma reportagem que propõe uma reflexão sobre esses procedimentos. Antes de publicar a matéria, nós conversamos sobre nossa época de estudantes e confessamos algo que com certeza seus alunos também fazem: quando o professor pedia para grifar as partes mais importantes do texto, com frequência nós grifavamos quase todas as linhas. Meus livros, pelo menos, eram todos coloridos por marca-texto. Como ensinar os alunos a identificar os trechos mais importantes de um texto, que merecem ser grifados? Como resumir uma ideia? É sobre isso que fala a reportagem da Laís. Clique aqui e confira! Conversas difíceis que são necessárias Às vezes, temos na cabeça a ideia de que somos todos iguais de maneira tão intensa que achamos não ser necessário conversar sobre nossas diferenças. Como, por exemplo, as diferentes experiências sociais que as pessoas vivem por terem cor de pele diferente. Neste artigo, a professora Tatiane Rodrigues mostra por que é necessário conversar sobre as diferenças para valorizar as identidades (e como é prejudicial jogar essa conversa para debaixo do tapete). Falando nisso… Se você tiver mais um tempinho para leitura, veja essa reportagem que eu fiz em novembro de 2017 para a revista NOVA ESCOLA sobre o racismo estrutural e como ele se manifesta na escola. Um abraço e até amanhã (repararam que ontem eu mandei bom fim de semana? Mal acabou e eu já quero outro), |
Paula Peres Repórter de NOVA ESCOLA |
novaescola.org.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário