É brincando que se aprende. Mas se aprende o quê?
NE
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 21/01/2019 16:42
Olá! Todo adulto (ok, a maioria dos adultos) defende que as crianças precisam de tempo para brincar, e que a brincadeira é fundamental para o seu desenvolvimento. Mas quando falamos do espaço escolar, principalmente a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, a coisa muda de figura. Ensinamos aos nossos pequenos que há o momento de aprender e o momento de brincar (em geral esse segundo é só no intervalo, mesmo). Mas será que o cérebro delas também acredita nessa divisão? Jordana Balduino e Rayane Silva, da Universidade Federal de Goiás, explicam nesse artigo a ciência por trás da brincadeira, e como esses momentos, quando mediados pelo professor, se tornam ainda mais ricos (em outras palavras: Que tal colocar brincadeira na sua sala de aula?) | ||
ACESSAR ARTIGO | ||
Branca de Neve para assinantes Na revista digital, indico a história da professora Mônica de Bem, de Minas Gerais. A turma dela era apaixonada pelo livro Branca de Neve e os Sete Anões, e a professora tinha poucos exemplares, o que acabava causando algumas brigas entre os pequenos. Ela resolveu usando a história justamente para trabalhar habilidades socioemocionais como empatia e cooperação. Quer saber como? Clique aqui para dar uma olhada(exclusivo para assinantes). E para gestores: PPP Nesta reportagem, falamos sobre como conhecer o entorno (ou a comunidade externa) é fundamental para o diretor elaborar um Projeto Político-Pedagógico que faça sentido para a realidade dos seus alunos e responsáveis. De quebra, indicamos vários links que vão te ajudar na elaboração do principal documento da escola no início do ano letivo. Por hoje, é só. Amanhã eu volto com mais sugestões! Um abraço, Paula Peres Repórter de NOVA ESCOLA | ||
novaescola.org.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário