domingo, 17 de fevereiro de 2019

NOVA ESCOLA 41

Dê um problema para seus alunos resolverem
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Sex, 15/02/2019 18:11
Nova Escola 
Olá! 

Quando comecei a trabalhar na Nova Escola, minha primeira reportagem foi sobre ensino de Matemática. Mais especificamente frações equivalentes. Passei semanas em busca de algum professor de escola pública que desenvolvesse aulas que saíssem do método expositivo, cujos alunos colocassem a mão na massa para entender o conceito da fração equivalente. Não encontrei (sabe como é, marinheira de primeira viagem), mas começava ali meu interesse em Educação Matemática. 

Hoje, trago conteúdos que falam justamente sobre isso: como ensinar Matemática colocando os alunos para pensar e resolver em vez de apenas listar regras para resolver contas. Uma das maneiras mais conhecidas (e muito interessante) é usando resoluções de problemas. Nela, não há um roteiro a seguir. Os estudantes são colocados diante de uma problemática e precisam mobilizar seus conhecimentos (matemáticos e de outras áreas) para resolvê-la. O professor Jonei Cerqueira Barbosa explica mais sobre o método neste artigo

Para se formar e aplicar
Ainda sobre Educação Matemática, temos um curso online (exclusivo para assinantes) sobre esforço produtivo, um método que também se baseia em resolução de problemas para aplicar em sala de aula. Além de nossos planos de aula de Matemática, alinhados à BNCC, e que também se inspiram no esforço produtivo e na resolução de problemas. 

Para ler com calma
Esta reportagem fala sobre uma linha de pesquisa que acredita que o bem-estar, se trabalhado na escola, poderia ajudar a moldar seres humanos emocionalmente melhor resolvidos. 

BNCC na prática
Minha última dica é o retorno de um produto que fez muito sucesso no final do ano passado: os guias impressos sobre BNCC. Desta vez, há a opção de compra dos guias de Educação Infantil, Língua Portuguesa e Competências Gerais. E tem desconto para assinante

Um abraço para a caravana de...
Hoje descobri que há professores da escola Antônio Joaquim dos Remédios, em Junco do Maranhão (MA), que lêem a newsletter todos os dias e conversam sobre as sugestões que indico. Fiquei feliz de saber que estão gostando! 

Um abraço e até segunda-feira, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 40

Para planejar suas aulas, seu HTPC e sua vida
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qui, 14/02/2019 17:53
Nova Escola 
Olá! 

Lembra do Projeto Rondon?
Ele aconteceu principalmente entre as décadas de 1960 e 1980, e consistia em um programa de extensão universitária que levava estudantes universitários para atuar em áreas como saúde, meio-ambiente, população nas regiões do interior do Brasil, onde o acesso a esses direitos era mais difícil. Em geral cada imersão durava no máximo um mês. 

Pois bem. Em 2019, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez disse que pretende impulsionar o Projeto, que atualmente está sob coordenação do Ministério da Defesa. Só não diz exatamente como isso vai acontecer. Veja aqui mais informações a respeito e conheça histórias de pessoas que participaram do Projeto Rondon. 

Educação Infantil
Lembram que há alguns dias eu falei sobre um evento que aconteceria em São Paulo sobre o planejamento na Educação Infantil? Ele aconteceu na última segunda-feira (11 de fevereiro) para marcar o lançamento de 500 planos de atividades de Educação Infantil de NOVA ESCOLA. Conheça os planos acessando aqui e veja dicas de como elaborar o seu próprio planejamento nesta matéria

O que fazer nas primeiras HTPC?
Para os gestores (principalmente coordenadores), trago cinco dicas para mandar bem nas primeiras formações do ano. A primeira: faça um trabalho integrado com o que foi feito no ano anterior, para que não haja uma ruptura. As outras quatro você pode conferir neste link

Por fim, uma notícia que nós estávamos ansiosos para te contar:
Quem acompanha o instagram da NOVA ESCOLA deve ter visto que lançamos planners pensados especialmente para a vida dos professores. Você pode elencar quais são seus principais objetivos para a semana (tanto na sua vida pessoal quanto nos projetos que estiver desenvolvendo com suas turmas) e organizar as tarefas necessárias dentro daquela semana. Além disso, há informações e dicas que você pode aplicar na sala de aula e na sua vida pessoal, que redirecionam para conteúdos do site de NOVA ESCOLA que te darão um olhar mais aprofundado sobre aquele tema. Os planners já estão à venda (tem desconto para assinantes) e podem ser adquiridos neste link. Corre porque são poucos exemplares disponíveis. 

Por hoje, é só. Até amanhã! 

Um abraço, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook

NOVA ESCOLA 39

Hoje estamos polêmicos!
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qua, 13/02/2019 19:17
Nova Escola 
Olá! 

Educação sexual vem sendo cada vez mais tema de debate na sociedade desde, pelo menos, 2011. Na campanha presidencial de 2018, uma série de argumentos e opiniões -- muitas vezes sem embasamento -- ganharam fôlego e ajudaram a disseminar inverdades sobre o tema, misturando-o com o debate sobre questões de gênero. 

Não vou entrar no mérito de discutir se as escolas abordam a sexualidade de um jeito muito liberal ou muito conservador. Mas será que a Educação sexual é tão difundida quanto os setores mais conservadores da sociedade querem fazer a gente acreditar? 

A pesquisadora Mary Neide Figueiró pesquisa o tema há 30 anos na Unesp, e disse, em entrevista à NOVA ESCOLA: “Penso que não há, provavelmente, no país, mais do que 20% de escolas públicas em que a educação sexual -- ampla, completa e desde as séries iniciais -- aconteça”. Veja a conversa completa e mais informações sobre a história da Educação sexual no Brasil nesta reportagem

Agora, sobre avanços
Nossa colaboradora Débora Garofalo fala, essa semana, sobre como preparar os alunos para a chamada “fluência digital”. Basicamente é a nossa capacidade de lidar com as ferramentas tecnológicas. Ela mostra como essa nova habilidade afeta a sala de aula -- e como desenvolvê-la com a turma. Confira

Ainda na esteira de como desenvolver a fluência digital com a turma, trago duas sugestões de planos de aula: Um sobre produção de textões no Facebook (quem nunca, né?), para o 9º ano do Fundamental 2, e outro sobre produção de vlogs, para alunos do 3º ano do Fundamental 1. 
APRESENTADO POR FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN
🤹🏽‍♀️ Brincar é para todos

A Fundação Volkswagen tem um projeto de formação em redes públicas sobre brincadeiras inclusivas na Educação Infantil. Em parceria com a Nova Escola, as melhores práticas dos professores que recebem essa formação foram compiladas neste caderno disponível para download. Este é o segundo ano da parceria. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
SAIBA MAIS

Por hoje, é só (eu sei, foi bastante). Amanhã a gente continua conversando! 

Um abraço,
Paula Pereza PerfilPaula Perez
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

IMAGENS