Quero lhe apresentar o prof. André Gazola, do blog Lendo.org.
Ele é autoridade quando se fala em Redação do ENEM.
Por isso, vai compartilhar algumas dicas extraordinárias para você mitar na Redação ;)
Acompanhe os e-mails!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Olá.
Eu sou o prof. André Gazola.
Estamos nos encaminhando para a metade do ano, então é hora de pensar em sua preparação para o ENEM 2018, principalmente se você não foi lá muito bem ano passado.
Entre as maiores dificuldades dos alunos, inclusive dos milhares que acessam meu site diariamente, está na prova de redação.
Tenho notado que o primeiro grande problema que enfrentam é Como Iniciar a Redação do ENEM, ou seja, como começar a escrever sem ficar perdendo um tempão olhando para a folha de papel em branco.
Bem, eu tenho a solução perfeita para você que também passa por esse tipo de problema na hora de escrever.
Ano passado eu tive aproximadamente 150 alunos particulares que eu preparei para a prova passando esse tipo de técnica. O resultado não podia ter sido melhor: mais de 90% tirou acima de 900 na redação do ENEM 2017.
Ou seja, isso aqui comprovadamente funciona!
Você vai superar o fantasma da folha em branco quando entender a estrutura correta para uma introdução. Ela precisa de, no mínimo, 2 desses 3 elementos (e o terceiro é obrigatório)
1. Uma contextualização de tempo em relação ao tema/problema proposto. Entender de História, aqui, é uma qualidade essencial, pois praticamente qualquer tema pode ser
analisado sob uma perspectiva histórica.
2. A visão de algum grande e conhecido pensador a respeito de algo que possa ser
relacionado ao tema da redação. Citar um filósofo, sociólogo ou cientista funciona muito
bem aqui.
3. O seu posicionamento pessoal a respeito do tema, também chamado de tese. Sem esse elemento, você tem grandes chances de zerar a dissertação logo de cara. Aqui você dá o tom, ou seja, mostra qual o enfoque você dará ao problema ao longo do texto.
Os itens 1 e 2 têm o objetivo de contemplar as exigências da competência 3, critério de avaliação que envolve justamente relacionar informações de diversas áreas do conhecimento.
Você pode visualizar um exemplo que usa os itens 2 e 3 no parágrafo abaixo, que é um bom modelo de introdução para a redação do ENEM para temas que envolvam questões sociais.
Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. O tempo de duração de um relacionamento entre os jovens, que vem diminuindo de forma assombrosa, reflete essa realidade.
Repare que há apenas duas frases no parágrafo. A primeira expõe a teoria de um grande pensador, e a segunda deixa claro meu posicionamento (negativo) em relação à situação proposta – imaginando que o tema da redação envolvesse a perenidade das relações amorosas entre os jovens.
Vejamos outro exemplo, agora com uma contextualização histórica:
A Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra durante o século XVIII, trouxe a necessidade de um mercado consumidor cada vez maior em função do aumento de produção. Para isso, o investimento em publicidade tornou-se um fator essencial para ampliar as vendas das mercadorias produzidas. Na sociedade atual, percebe-se as crianças como um dos focos de publicidade, prática que deve ser restringida pelo Estado para garantir que as crianças não sejam persuadidas a comprar determinado produto.
Agora com 3 frases, essa introdução usa o conhecimento histórico para contextualizar um fenômeno atual – você deve ter notado que o trecho elabora o tema da redação do ENEM 2014, que era publicidade infantil. Repare como a segunda frase serve como uma espécie de ponte entre o passado e o presente: é a chamada técnica de transição. Não é por nada que essa introdução foi retirada (com algumas adaptações feitas por mim) de uma redação nota 1000.
Chegando até aqui você já conhece detalhes sobre a estrutura de uma redação do ENEM e não terá mais problemas para iniciar uma redação em menos de 2 minutos.
Um grande abraço!
André Gazola
e
Nenhum comentário:
Postar um comentário