ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
NOME | |
Elaine Cristina Mariano
|
Atividade
de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
Anhanguera Educacional
2013
ANHANGUERA
EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2013
SUMÁRIO
Nº
|
Página
|
|
1
|
Introdução
|
3
|
2
|
Desenvolvimento
|
4
|
3
|
Considerações Finais
|
6
|
4
|
Referências bibliográficas
|
7
|
1 - Introdução
Este trabalho tem
como objetivo mostrar a importância que se tem uma brinquedoteca e como deve ser o espaço em que a criança
desenvolverá, além de outros, a sua criatividade, levando este aprendizado a
sua vida cotidiana.
Para a criança é
muito importante criar um ambiente agradável, onde ela possa expressar aquilo
que em sala de aula não
seria possível, como o que
acontece ao seu redor ela materializa no brincar.
2 - Desenvolvimento
Passo 1
Descreva o espaço e os
objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.
O objetivo é
estimular e desenvolver aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e
emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que
ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, o que permite
ampliar suas habilidades e capacidades de forma global.
O local de instalação da
Brinquedoteca é composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com
materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos).
A estrutura e os objetos decorativos (mobília, decoração) oferecem às crianças
liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar, seja
individual ou coletivamente, exercendo suas práticas sociais.
Passo 2
Descreva o espaço e os
objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.
O objetivo é auxiliar a
formação de educadores, no sentido de contribuir para que reconheçam o direito
da infância ao brinquedo e ao lazer e se prepararem para exercer as atividades
educativas de modo a incentivar as crianças a brincarem e a aproveitarem os
momentos de brincadeiras para observar e analisar o desenvolvimento e o
comportamento infantil.
A estruturação da
brinquedoteca é orientada pela visão ambientalista, que visa proporcionar a
reutilização de materiais recicláveis para a composição e construção de
brinquedos e jogos. Proporciona aos futuros pedagogos uma vivência teórica e
prática o que se refere à instalação, funcionamento e catalogação de brinquedos
e jogos.
Reutilização de material
considerado sucata, como matéria prima na construção e confecção de brinquedos
tradicionais, sonoros e com regras.
Passo 3
Descreva o espaço e os
objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital
O objetivo é tornar o
ambiente hospitalar mais alegre e menos traumatizante, favorecendo melhores
condições para recuperação da criança.
Ajudar na adaptação,
motivação e recuperação da criança, estimula a criança enferma e hospitalizada a prosseguir
com o seu aprendizado, promove interação entre as crianças, possibilitando
momentos de lazer, socialização e aprendizado, resgatando a autoestima, a
alegria e a vontade de viver.
A brinquedoteca hospitalar
tem um espaço diferente, mágico, que estimula a imaginação. Decoração alegre,
bem colorida, provocando a curiosidade e vontade de descobrir, possibilitando a exploração em
ambiente seguro e convidativo.
Passo 4
Finalize sua atividade
acrescentando um texto, no qual comente o que Azevedo quis dizer na página 59
do livro-texto (em alguns livros, pode ser página 60), quando menciona que a
brinquedoteca propõe uma postura para o aprender a aprender, ou seja, uma forma
de educação que vai além da simples instrução.
A brinquedoteca é um
ambiente possibilitador de
ricas vivências. Neste meio a criança tem oportunidade de fazer escolhas,
expressar seu conhecimento de mundo, ampliando este conhecimento, e também tem a possibilidade de criar novos conhecimentos, utilizando
as diversas maneiras que um ambiente organizado proporciona.
3- Considerações finais
Este trabalho contribui
para a formação pessoal e profissional do estudante, pois através dele, o aluno
desenvolve a sua autonomia, o seu conhecimento. O torna um pesquisador por
novas experiências e o leva a adquirir habilidades para a sua vida pessoal e
profissional.
4- Referências Bibliográficas .
AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de Azevedo. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. Campinas: Alínea, 2011.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: Um
mergulho no brincar. 3ª ed. Vetor, S. Paulo, Brasil, 2001.
BRASIL. Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil
– Introdução.
Brasilia: MEC/SEF, 1998.
Brasilia: MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário