quinta-feira, 19 de junho de 2014

PROJETO MULTIDIDCIPLINAR II - ATIVIDADE COLABORATIVA - ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECAS



ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

NOMES

Cristiany Rodrigues Rocha

Elaine Cristina Mariano

Hozane Mendonça Barbosa

Léia de Jesus S. Dutra

Mirata da Silva Melo

Odayane Carollina Lopes

Silmeira J. Neta Marques









Atividade Colaborativa




Anhanguera Educacional

2013




ANHANGUERA EDUCACIONAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II






Atividade Colaborativa












Anhanguera Educacional


2013 





SUMÁRIO


Página

1

INTRODUÇÃO

3

2

DESENVOLVIMENTO

4
2.1
Atividades para brinquedoteca escolar
4
2.2
Atividades para brinquedoteca comunitária
10
2.3
Atividades para brinquedoteca hospitalar
15

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

20

4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

21




    1-    Introdução
Neste trabalho apresentaremos um manual de jogos e brincadeiras, onde mostraremos  a importância que se tem uma brinquedoteca, onde  a criança desenvolve a sua criatividade, sua autonomia, aprende a socializar-se, a concentração e muitos outros benefícios, levando este aprendizado a  vida toda.
Através deste manual o professor terá meios de como trabalhar o diagnóstico e intervir em relação à criança no seu desenvolvimento cognitivo e também saber como lhe dar com a criança em sua realidade.

Para a criança é muito importante viver em   um  ambiente onde  possa expressar seus sentimentos, sem precisar ser coagida, vivendo em liberdade para ser o que  realmente é. 

2 - Desenvolvimento

2.1 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA ESCOLAR

2.1.1 – Atividade 1 – Brinquedoteca Escolar
Título:
Estátua.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar .
Dificuldade escolar:
Cognitiva, Social, perceptivo – motora, afetivo- emocional, linguagem.
Diagnóstico/Intervenção:
Trabalha a noção do corpo em movimento e estático.

Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 minutos .
Local para a atividade:
Pátio.
 Material:
Uma pena de ave ou as próprias mãos

Dinâmica:
Um participante é eleito o líder.Os demais andam livremente pelo local até que o líder diga: “1, 2, 3, estátua”. Nesse momento elas param no lugar fazendo uma pose. O líder escolhe alguém e faz de tudo para que ela se mexa. Aquele que resistir às cócegas, às caretas e ficar imóvel será o novo líder.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Não fazer cócegas demais no colega, escolher outros quando o colega estiver resistindo bem.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Perceber se a criança consegue brincar em grupo, se sua linguagem está de acordo com a série, se expressa algum sentimento ao brincar.
2.1.2 – Atividade 2 – Brinquedoteca Escolar
Título:
Seguindo a sombra.

Tipo de brinquedoteca:
Escolar .
Dificuldade escolar:
Respeitar as regras.
Diagnóstico/Intervenção:
Afina a coordenação motora e desenvolve o respeito às regras.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
20 minutos.
Local para a atividade:
Pátio.
 Material:
Nenhum.

Dinâmica:
É ideal para brincar ao ar livre em dias de sol. A brincadeira é feita com as crianças em duplas. “Uma tem de pisar na sombra da outra. Quanto mais rápida for a criança, mais difícil será acertar sua sombra”.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Destreza, trabalhar em equipe.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Analisar se a criança consegue respeitar as regras, explicando-lhe como deve ser feito a brincadeira e se respeita o outro.

2.1.3 – Atividade 3 – Brinquedoteca Escolar
Título:
Bandinha de música.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Dificuldade escolar:
Criatividade, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Socialização, inteligência, capacidade de expressão e coordenação motora.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
1 hora
Local para a atividade:
No pátio ou lugar com espaço
 Material:
Tampinhas de garrafas, copo plástico, pote de sorvete,etc.

Dinâmica:
Despertar o lado lúdico na criança por meio da aprendizagem que envolve o uso da sucata e incentivar a musicalização no meio cultural que a criança está inserida como o folclore e músicas de roda.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Ajuda na coordenação motora,expressão e socialização.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Dando a criança estimulo para criar, desenvolver a linguagem, perguntando por que desta criação, o que a fez optar por este tipo de brinquedo, o que a motivou.

2.1.4 – Atividade 2 – Brinquedoteca Escolar
Título:
Dobraduras em papeis.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Dificuldade escolar:
Ajudam o cognitivo da criança, o sensório motor, os questionamentos.
Diagnóstico/Intervenção:
Cada instrutor contribui com uma experiência diferente para enriquecer o conhecimento dos participantes.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 minutos a 1 hora.
Local para a atividade:
Sala de aula, pátio.
Material:
Papéis dobradura de diversas cores.
Dinâmica:
As crianças desenvolveram vários tipos de dobraduras, onde será exposto na escola com auxilio do orientador.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
A diversidade de dobraduras aumentará ainda mais a imaginação da criança, seu lúdico ficará mais exposto com a criatividade.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Se a criança ao desenvolver a atividade teve progresso cognitivo, teve um desenvolvimento psico-motor, adquiriu conhecimento.

2.1.5 – Atividade 3 – Brinquedoteca Escolar
Título:
Tangran.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Dificuldade escolar:
Concentração, memorização, cálculos, estabelecer relações geométricas, resolução de situações – problema, criatividade.
Diagnóstico/Intervenção:
Afetividade, observação no comportamento da criança ao jogar. Alegria, medo, perseverança, raiva, entusiasmo, ansiedade, entre outros.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
Tempo Diversificado.
Local para a atividade:
Nos cantos da Sala.
Material:
É um jogo de quebra-cabeça não tradicional onde se utiliza sete peças com figuras geométricas para ser construída diversas figuras.
Dinâmica:
As crianças montam as figuras de acordo com o desenho.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Ajuda na coordenação motora, memorização, resolução de situação-problema, concentração, criatividade e geometria.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através da interação com os outros e a sua condição em realizar uma tarefa estabelecida.

2.1.6 – Atividade 4 – Brinquedoteca Escolar
Título:
Conte um conto.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar / hospitalar.
Dificuldade escolar:
Flexibilidade, improvisação, criatividade, desenvolvimento da autonomia.
Diagnóstico/Intervenção:
Localizar e corrigir os próprios erros, comparar diferentes produções, identificar possíveis formas de organizações, reescrever e enriquecer partes do texto, sentimentos percebidos durante o jogo, fortalecimento da auto-estima, flexibilidade de pensamento e autoconhecimento, timidez e ansiedade.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
40 min.
Local para a atividade:
Salas das Crianças.
Material:
O material é composto de 52 cartões com dupla face. Cada um deles tem desenhos e palavras escritas.
A criança sozinha ou em grupo constrói uma história de acordo com a carta sorteada. A história pode ser escrita ou contada oralmente.
Dinâmica:
Distribui as cartas para as crianças e de acordo com cada cartão a criança conta uma história.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
As crianças desenvolvem a sua imaginação, percepção, fortalecimento da auto estima, flexibilidade, diminui a ansiedade, etc.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Perceber se a criança ao desenvolver uma brincadeira fica ansiosa, retraida,  sem nenhum motivo aparente.
2.1.7 – Atividade 4 – Brinquedoteca Escolar
Título:
O Pulo do Sapo.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Dificuldade escolar:
Coordenação motora/ Noção de espaço.
Diagnóstico/Intervenção:
Respeitar as regras, tem que pular e não pode tentar fazer a corrida em pé.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
15 minutos.
Local para a atividade:
Pátio.
Material:
Fita adesiva para fazer a marcação de saída e chegada
Dinâmica:
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Aceitar a perda.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através da observação, percebendo se a criança consegue aceitar que perdeu sem se sentir inferior ou agressiva.

2.2 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA COMUNITÁRIA

2.2.1 – Atividade 1 – Brinquedoteca Comunitária
Título:
Dentro ou Fora.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar ou comunitária.
Dificuldade escolar:
Coordenação motora, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Coordenação motora ampla, lateralidade, interação com o grupo.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
50min.
Local para a atividade:
Pátio, sala com espaço, quadra.
Material:
Giz colorido para fazer o circulo no chão.
Dinâmica:
As crianças devem obedecer aos comandos dentro e fora, entrando ou saindo do desenho feito no chão.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Apresentar à brincadeira as crianças, estabelecer as regras, interagir com as crianças de forma a verificar o nível de desenvolvimento, sua capacidade de se locomover no espaço viso-motor.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
A criança ao brincar desenvolve a sua capacidade de raciocínio rapidamente. Verificar  a sua coordenação motora viso-espacial, seu raciocínio.

2.2.2 – Atividade 2 – Brinquedoteca Comunitária
Título:
Boca de Forno.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar ou comunitária.
Dificuldade escolar:
Coordenação motora, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Coordenação motora ampla, interação com o grupo.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
50 min.
Local para a atividade:
Pátio ou sala com espaço.
Material:
Corda, bola, caderno etc.
Dinâmica:
As crianças cantam a parlenda ao final o mestre deverá ditar a ordem de trazer um objeto, como a corda, uma bola etc.. Se a criança não conseguir deverá pagar uma prenda como cantar ,dançar,etc.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Primeiro apresenta a brincadeira, depois orientar em relação às regras. intervir em relação a interação do grupo,criar situações para que a criança possa mostrar o seu desenvolvimento motor amplo.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através da observação, percebendo se a criança interage com o grupo e o seu desenvolvimento psicomotor está evoluindo.

2.2.3 – Atividade 3 – Brinquedoteca Comunitária
Título:
Caça ao tesouro.
Tipo de brinquedoteca:
Comunitária.
Dificuldade escolar:
Raciocínio lento e motricidade, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Dificuldade de equilíbrio, de identificar os locais indicados e não gosta de brincar em equipe.  O brinquedista deve estar atento para ajudar a criança com dificuldade se colocando a disposição para que haja incentivo para brincar em grupo e concluir a brincadeira.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
40 minutos a 1 hora.
Local para a atividade:
Parque ou em uma rua fechada para esse objetivo.
Material:
Palavras informando o local desejado (pista), tesouro e premiação.    Palavras informando o local desejado (pista), tesouro e premiação.
Dinâmica:
Colocar a pista do número e dar informação do local onde está, quando acharem a primeira essa informará a seguinte e assim por diante até chegar ao tesouro.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Tem que completar todas as etapas, sem pular nenhuma, se não não conseguirá completar todas as etapas da brincadeira.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Ficar a tento à criança que tem dificuldades para realizar a atividade em equipe, e por não saber identificar as posições sugeridas.

2.2.4 – Atividade 4 – Brinquedoteca Comunitária
Título:
Dança da Laranja.
Tipo de brinquedoteca:
Comunitária.
Dificuldade escolar:
Manter o equilíbrio, noção de espaço.
Diagnóstico/Intervenção:
Respeitar as regras, não é permitido o uso das mãos para segurar a laranja.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 minutos ou mais.
Local para a atividade:
Quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Material:
Uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dinâmica:
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
 Analisando e trabalhando com as dificuldades da criança em equilibrar-se e perda da noção espacial.

2.3 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

2.3.1 – Atividade 1 – Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Blocos de Construir.
Tipo de brinquedoteca:
 Hospitalar/Escolar.
Dificuldade escolar:
Sensório motor, cognitvo.
Diagnóstico/Intervenção:
Interação com o grupo, refletir sobre as montagens.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
Tempo diversificado.
Local para a atividade:
Nas Salas de Repouso das Crianças/Nos Cantos das Salas.
Material:
Blocos de montar, cubos, formas.
Dinâmica:
As crianças poderão utilizar a criatividade e montar o que pretenderem. Ajuda a desenvolver melhor seu cognitivo e seu raciocínio.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
A interação com a criança, criar temas com objetivo de criar com os blocos o tema proposto.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Verificar se a criança consegue entender o que lhe foi passado,  distingui o iqual do diferente.

2.3.2 – Atividade 2 – Brinquedoteca Hospitalar

Título:
Brincar de Faz-de-conta.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar, escolar.
Dificuldade escolar:
Percepção, pouca socialização, concentração.
Diagnóstico/Intervenção:
Podem-se perceber as interações entre as crianças, seus brinquedos e brincadeiras preferidas, os papéis que cada criança gosta de representar, as crianças que demonstram mais facilidade para interagir com outras crianças, as que demonstram ser mais introvertidas.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 min a 1 hora.
Local para a atividade:
Cantos das salas/classes.
Material:
Diversificando o ambiente (cadeiras, mesinhas)
Dinâmica:
As crianças montaram seu ambiente de acordo com que querem brincar, pode ser de casinha, boneca, consultório, entre outros.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Também percebemos que a doença, a hospitalização e o tratamento estão presentes em suas brincadeiras de faz de conta.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Verificar a criança que não consegue brincar com outras crianças, é mais retraída, perceber através de suas escolhas o motivo que a faz ser assim, não consegue memorizar.

2.3.3 – Atividade 3 – Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Bichinhos com Bexigas.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar/ Escolar.
Dificuldade escolar:
A criança estranha, chora, assusta-se. Se ela aprende a confiar em quem cuida dela, se ela consegue esquecer a dor um pouquinho, o processo de cura se acelera.
Diagnóstico/Intervenção:
A criança começa a ter confiança em quem está com ela, começa a interagir, querer fazer os bichinhos, inventar novos, ela pode esquecer do que sente no momento da brincadeira.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
A atividade dura de 30 minutos a 1 hora.
Local para a atividade:
Nas salas de repouso das crianças.
Material:
Bexigas coloridas compridas e Aparelho para encher as bexigas.
Dinâmica:
Ao aplicar a atividade, pode ser proposto um tema, exemplo: montar animais, ou objetos.
Cada criança deverá cumprir, caso faça algo diferente, poderá falar sobre o invento.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
O resultado é uma soma de esforços direcionada a aumentar o bem-estar das crianças enquanto ficam internadas.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através de suas emoções, se a criança se retrai ao ser-lhe proposto uma interação.

2.3.4 – Atividade 4 – Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Hora do conto da música.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar/ Escolar/ Superior.
Dificuldade escolar:
A escolha do livro, a criança tem uma imaginação muito grande e ao escolher o livro elas ficam sempre na duvida.
Diagnóstico/Intervenção:
Pode ser realizada somente na leitura, ou com teatros, fantoches, de um modo em que a criança irá se interessar mais.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
1 a 2 horas.
Local para a atividade:
Pode ser no pátio da escola, na sala de repouso do hospital, na brinquedoteca da faculdade.
Material:
Livros de diversos temas e assuntos.
Dinâmica:
O professor irá interagir com o aluno, de modo em que ele irá se interessar mais e socializar junto.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Pode ser uma forma de transformar a criança, tirando a timidez, ajudando a conversar, trocar idéias.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Colocando a criança para ler, representar, verificando a sua dificuldade em ler, sua dicção, interpretação do livro e como  se relaciona com os demais.

2.3.5 – Atividade 4 – Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Que bicho eu sou.
Tipo de brinquedoteca:
 Hospitalar.
Dificuldade escolar:
Relacionar as características.
Diagnóstico/Intervenção:
Estimular a imaginação e o pensamento.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
20 minutos.
Local para a atividade:
Quarto, sala.
Material:
Nenhum.
Dinâmica:
Os jogadores, cada um na sua vez, deverão circular pelo ambiente e fazer perguntas, uma para cada participante, para que o ajudem a descobrir que animal ele é: “Tenho quatro patas?”, “Sei latir?”. As respostas devem ser sempre “sim” ou “não”. Se o participante não acertar na primeira rodada, pode esperar que todos brinquem para ter uma nova chance.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Ouvir com atenção as perguntas que o amigo faz na brincadeira. Aceitar o erro.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Verificando se a criança consegue distinguir a característica do que está sendo pedido.

3- Considerações finais

                        Através deste manual percebemos  que, tanto para a criança quanto para o professor é de suma importância o seu conteúdo, porque através dele o professor poderá fazer um levantamento sobre a criança e ajuda-lá em suas particularidades e em seus problemas e a criança   desenvolverá o seu  cognitivo, emocional, físico e intelectual.                            

                E finalmente para nós, futuros professores, que  adquirimos conhecimento através deste  trabalho e não só conhecimento, mas também, autonomia. Desenvolvemos a auto-critica, e a arte em trabalhar em grupo. 

4- Referências Bibliográficas 

AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de Azevedo. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. Campinas: Alínea, 2011.
BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995
RODARI, Granni., Gramática da Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. 3ª ed. Vetor, S. Paulo, Brasil, 2001.

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