ANHANGUERA
EDUCACIONAL
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina:
Projeto Multidisciplinar II
NOMES
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Cristiany
Rodrigues Rocha
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Elaine
Cristina Mariano
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Hozane
Mendonça Barbosa
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Léia
de Jesus S. Dutra
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Mirata
da Silva Melo
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Odayane
Carollina Lopes
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Silmeira
J. Neta Marques
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Atividade Colaborativa
Anhanguera
Educacional
2013
ANHANGUERA
EDUCACIONAL
Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Atividade
Colaborativa
Anhanguera Educacional
2013
SUMÁRIO
Nº
|
Página
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1
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INTRODUÇÃO
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3
|
2
|
DESENVOLVIMENTO
|
4
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2.1
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Atividades para brinquedoteca escolar
|
4
|
2.2
|
Atividades para brinquedoteca
comunitária
|
10
|
2.3
|
Atividades para brinquedoteca
hospitalar
|
15
|
3
|
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
|
20
|
4
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
|
21
|
1- Introdução
Neste trabalho
apresentaremos um manual de jogos e brincadeiras, onde mostraremos a importância que se tem uma
brinquedoteca, onde a
criança desenvolve a sua criatividade, sua autonomia, aprende a socializar-se,
a concentração e muitos outros benefícios, levando este aprendizado a vida toda.
Através deste manual o
professor terá meios de como trabalhar o diagnóstico e intervir em relação à
criança no seu desenvolvimento cognitivo e também saber como lhe dar com a
criança em sua realidade.
Para a criança é muito
importante viver em um ambiente onde possa expressar seus sentimentos, sem
precisar ser coagida, vivendo em liberdade para ser o que realmente é.
2 - Desenvolvimento
2.1 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA ESCOLAR
2.1.1 – Atividade 1 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
Estátua.
Estátua.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar .
Escolar .
Dificuldade escolar:
Cognitiva, Social, perceptivo – motora, afetivo- emocional, linguagem.
Cognitiva, Social, perceptivo – motora, afetivo- emocional, linguagem.
Diagnóstico/Intervenção:
Trabalha a noção do corpo em movimento e estático.
Trabalha a noção do corpo em movimento e estático.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 minutos .
Local para a atividade:
Pátio.
Pátio.
Material:
Uma pena de ave ou as próprias mãos
Dinâmica:
Um participante é eleito o líder.Os demais andam livremente pelo local até que o líder diga: “1, 2, 3, estátua”. Nesse momento elas param no lugar fazendo uma pose. O líder escolhe alguém e faz de tudo para que ela se mexa. Aquele que resistir às cócegas, às caretas e ficar imóvel será o novo líder.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Não fazer cócegas demais no colega, escolher outros quando o colega estiver resistindo bem.
Não fazer cócegas demais no colega, escolher outros quando o colega estiver resistindo bem.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Perceber se a criança consegue brincar em grupo, se sua linguagem está de acordo com a série, se expressa algum sentimento ao brincar.
Perceber se a criança consegue brincar em grupo, se sua linguagem está de acordo com a série, se expressa algum sentimento ao brincar.
2.1.2 – Atividade 2 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
Seguindo a sombra.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar .
Dificuldade escolar:
Respeitar as regras.
Respeitar as regras.
Diagnóstico/Intervenção:
Afina a coordenação motora e desenvolve o respeito às regras.
Afina a coordenação motora e desenvolve o respeito às regras.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
20 minutos.
20 minutos.
Local para a atividade:
Pátio.
Pátio.
Material:
Nenhum.
Dinâmica:
É ideal para brincar ao ar livre em dias de sol. A brincadeira é feita com as crianças em duplas. “Uma tem de pisar na sombra da outra. Quanto mais rápida for a criança, mais difícil será acertar sua sombra”.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Destreza, trabalhar em equipe.
Destreza, trabalhar em equipe.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Analisar se a criança consegue respeitar as regras, explicando-lhe como deve ser feito a brincadeira e se respeita o outro.
Analisar se a criança consegue respeitar as regras, explicando-lhe como deve ser feito a brincadeira e se respeita o outro.
2.1.3 – Atividade 3 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
Bandinha de música.
Bandinha de música.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Escolar.
Dificuldade escolar:
Criatividade, socialização.
Criatividade, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Socialização, inteligência, capacidade de expressão e coordenação motora.
Socialização, inteligência, capacidade de expressão e coordenação motora.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
1 hora
1 hora
Local para a atividade:
No pátio ou lugar com espaço
No pátio ou lugar com espaço
Material:
Tampinhas de garrafas, copo plástico, pote de sorvete,etc.
Dinâmica:
Despertar o lado lúdico na criança por meio da aprendizagem que envolve o uso da sucata e incentivar a musicalização no meio cultural que a criança está inserida como o folclore e músicas de roda.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Ajuda na coordenação motora,expressão e socialização.
Ajuda na coordenação motora,expressão e socialização.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Dando a criança estimulo para criar, desenvolver a linguagem, perguntando por que desta criação, o que a fez optar por este tipo de brinquedo, o que a motivou.
Dando a criança estimulo para criar, desenvolver a linguagem, perguntando por que desta criação, o que a fez optar por este tipo de brinquedo, o que a motivou.
2.1.4 – Atividade 2 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
Dobraduras em papeis.
Dobraduras em papeis.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Escolar.
Dificuldade escolar:
Ajudam o cognitivo da criança, o sensório motor, os questionamentos.
Ajudam o cognitivo da criança, o sensório motor, os questionamentos.
Diagnóstico/Intervenção:
Cada instrutor contribui com uma experiência diferente para enriquecer o conhecimento dos participantes.
Cada instrutor contribui com uma experiência diferente para enriquecer o conhecimento dos participantes.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 minutos a 1 hora.
30 minutos a 1 hora.
Local para a atividade:
Sala de aula, pátio.
Sala de aula, pátio.
Material:
Papéis dobradura de diversas cores.
Papéis dobradura de diversas cores.
Dinâmica:
As crianças desenvolveram vários tipos de dobraduras, onde será exposto na escola com auxilio do orientador.
As crianças desenvolveram vários tipos de dobraduras, onde será exposto na escola com auxilio do orientador.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
A diversidade de dobraduras aumentará ainda mais a imaginação da criança, seu lúdico ficará mais exposto com a criatividade.
A diversidade de dobraduras aumentará ainda mais a imaginação da criança, seu lúdico ficará mais exposto com a criatividade.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Se a criança ao desenvolver a atividade teve progresso cognitivo, teve um desenvolvimento psico-motor, adquiriu conhecimento.
Se a criança ao desenvolver a atividade teve progresso cognitivo, teve um desenvolvimento psico-motor, adquiriu conhecimento.
2.1.5 – Atividade 3 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
Tangran.
Tangran.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Escolar.
Dificuldade escolar:
Concentração, memorização, cálculos, estabelecer relações geométricas, resolução de situações – problema, criatividade.
Concentração, memorização, cálculos, estabelecer relações geométricas, resolução de situações – problema, criatividade.
Diagnóstico/Intervenção:
Afetividade, observação no comportamento da criança ao jogar. Alegria, medo, perseverança, raiva, entusiasmo, ansiedade, entre outros.
Afetividade, observação no comportamento da criança ao jogar. Alegria, medo, perseverança, raiva, entusiasmo, ansiedade, entre outros.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
Tempo Diversificado.
Tempo Diversificado.
Local para a atividade:
Nos cantos da Sala.
Nos cantos da Sala.
Material:
É um jogo de quebra-cabeça não tradicional onde se utiliza sete peças com figuras geométricas para ser construída diversas figuras.
É um jogo de quebra-cabeça não tradicional onde se utiliza sete peças com figuras geométricas para ser construída diversas figuras.
Dinâmica:
As crianças montam as figuras de acordo com o desenho.
As crianças montam as figuras de acordo com o desenho.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Ajuda na coordenação motora, memorização, resolução de situação-problema, concentração, criatividade e geometria.
Ajuda na coordenação motora, memorização, resolução de situação-problema, concentração, criatividade e geometria.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através da interação com os outros e a sua condição em realizar uma tarefa estabelecida.
Através da interação com os outros e a sua condição em realizar uma tarefa estabelecida.
2.1.6 – Atividade 4 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
Conte um conto.
Conte um conto.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar / hospitalar.
Escolar / hospitalar.
Dificuldade escolar:
Flexibilidade, improvisação, criatividade, desenvolvimento da autonomia.
Flexibilidade, improvisação, criatividade, desenvolvimento da autonomia.
Diagnóstico/Intervenção:
Localizar e corrigir os próprios erros, comparar diferentes produções, identificar possíveis formas de organizações, reescrever e enriquecer partes do texto, sentimentos percebidos durante o jogo, fortalecimento da auto-estima, flexibilidade de pensamento e autoconhecimento, timidez e ansiedade.
Localizar e corrigir os próprios erros, comparar diferentes produções, identificar possíveis formas de organizações, reescrever e enriquecer partes do texto, sentimentos percebidos durante o jogo, fortalecimento da auto-estima, flexibilidade de pensamento e autoconhecimento, timidez e ansiedade.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
40 min.
40 min.
Local para a atividade:
Salas das Crianças.
Salas das Crianças.
Material:
O material é composto de 52 cartões com dupla face. Cada um deles tem desenhos e palavras escritas.
A criança sozinha ou em grupo constrói uma história de acordo com a carta sorteada. A história pode ser escrita ou contada oralmente.
O material é composto de 52 cartões com dupla face. Cada um deles tem desenhos e palavras escritas.
A criança sozinha ou em grupo constrói uma história de acordo com a carta sorteada. A história pode ser escrita ou contada oralmente.
Dinâmica:
Distribui as cartas para as crianças e de acordo com cada cartão a criança conta uma história.
Distribui as cartas para as crianças e de acordo com cada cartão a criança conta uma história.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
As crianças desenvolvem a sua imaginação, percepção, fortalecimento da auto estima, flexibilidade, diminui a ansiedade, etc.
As crianças desenvolvem a sua imaginação, percepção, fortalecimento da auto estima, flexibilidade, diminui a ansiedade, etc.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Perceber se a criança ao desenvolver uma brincadeira fica ansiosa, retraida, sem nenhum motivo aparente.
Perceber se a criança ao desenvolver uma brincadeira fica ansiosa, retraida, sem nenhum motivo aparente.
2.1.7 – Atividade 4 –
Brinquedoteca Escolar
Título:
O Pulo do Sapo.
O Pulo do Sapo.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar.
Escolar.
Dificuldade escolar:
Coordenação motora/ Noção de espaço.
Coordenação motora/ Noção de espaço.
Diagnóstico/Intervenção:
Respeitar as regras, tem que pular e não pode tentar fazer a corrida em pé.
Respeitar as regras, tem que pular e não pode tentar fazer a corrida em pé.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
15 minutos.
15 minutos.
Local para a atividade:
Pátio.
Pátio.
Material:
Fita adesiva para fazer a marcação de saída e chegada
Fita adesiva para fazer a marcação de saída e chegada
Dinâmica:
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
Marcar no pátio as linhas de partida e chegada. Ao sinal dado, os participantes, em posição de sapo (de cócoras), devem sair pulando até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Aceitar a perda.
Aceitar a perda.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através da observação, percebendo se a criança consegue aceitar que perdeu sem se sentir inferior ou agressiva.
Através da observação, percebendo se a criança consegue aceitar que perdeu sem se sentir inferior ou agressiva.
2.2 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA COMUNITÁRIA
2.2.1 – Atividade 1 – Brinquedoteca Comunitária
Título:
Dentro ou Fora.
Dentro ou Fora.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar ou comunitária.
Escolar ou comunitária.
Dificuldade escolar:
Coordenação motora, socialização.
Coordenação motora, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Coordenação motora ampla, lateralidade, interação com o grupo.
Coordenação motora ampla, lateralidade, interação com o grupo.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
50min.
50min.
Local para a atividade:
Pátio, sala com espaço, quadra.
Pátio, sala com espaço, quadra.
Material:
Giz colorido para fazer o circulo no chão.
Giz colorido para fazer o circulo no chão.
Dinâmica:
As crianças devem obedecer aos comandos dentro e fora, entrando ou saindo do desenho feito no chão.
As crianças devem obedecer aos comandos dentro e fora, entrando ou saindo do desenho feito no chão.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Apresentar à brincadeira as crianças, estabelecer as regras, interagir com as crianças de forma a verificar o nível de desenvolvimento, sua capacidade de se locomover no espaço viso-motor.
Apresentar à brincadeira as crianças, estabelecer as regras, interagir com as crianças de forma a verificar o nível de desenvolvimento, sua capacidade de se locomover no espaço viso-motor.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
A criança ao brincar desenvolve a sua capacidade de raciocínio rapidamente. Verificar a sua coordenação motora viso-espacial, seu raciocínio.
A criança ao brincar desenvolve a sua capacidade de raciocínio rapidamente. Verificar a sua coordenação motora viso-espacial, seu raciocínio.
2.2.2 – Atividade 2 –
Brinquedoteca Comunitária
Título:
Boca de Forno.
Boca de Forno.
Tipo de brinquedoteca:
Escolar ou comunitária.
Escolar ou comunitária.
Dificuldade escolar:
Coordenação motora, socialização.
Coordenação motora, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Coordenação motora ampla, interação com o grupo.
Coordenação motora ampla, interação com o grupo.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
50 min.
50 min.
Local para a atividade:
Pátio ou sala com espaço.
Pátio ou sala com espaço.
Material:
Corda, bola, caderno etc.
Corda, bola, caderno etc.
Dinâmica:
As crianças cantam a parlenda ao final o mestre deverá ditar a ordem de trazer um objeto, como a corda, uma bola etc.. Se a criança não conseguir deverá pagar uma prenda como cantar ,dançar,etc.
As crianças cantam a parlenda ao final o mestre deverá ditar a ordem de trazer um objeto, como a corda, uma bola etc.. Se a criança não conseguir deverá pagar uma prenda como cantar ,dançar,etc.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Primeiro apresenta a brincadeira, depois orientar em relação às regras. intervir em relação a interação do grupo,criar situações para que a criança possa mostrar o seu desenvolvimento motor amplo.
Primeiro apresenta a brincadeira, depois orientar em relação às regras. intervir em relação a interação do grupo,criar situações para que a criança possa mostrar o seu desenvolvimento motor amplo.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através da observação, percebendo se a criança interage com o grupo e o seu desenvolvimento psicomotor está evoluindo.
Através da observação, percebendo se a criança interage com o grupo e o seu desenvolvimento psicomotor está evoluindo.
2.2.3 – Atividade 3 –
Brinquedoteca Comunitária
Título:
Caça ao tesouro.
Caça ao tesouro.
Tipo de brinquedoteca:
Comunitária.
Comunitária.
Dificuldade escolar:
Raciocínio lento e motricidade, socialização.
Raciocínio lento e motricidade, socialização.
Diagnóstico/Intervenção:
Dificuldade de equilíbrio, de identificar os locais indicados e não gosta de brincar em equipe. O brinquedista deve estar atento para ajudar a criança com dificuldade se colocando a disposição para que haja incentivo para brincar em grupo e concluir a brincadeira.
Dificuldade de equilíbrio, de identificar os locais indicados e não gosta de brincar em equipe. O brinquedista deve estar atento para ajudar a criança com dificuldade se colocando a disposição para que haja incentivo para brincar em grupo e concluir a brincadeira.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
40 minutos a 1 hora.
40 minutos a 1 hora.
Local para a atividade:
Parque ou em uma rua fechada para esse objetivo.
Parque ou em uma rua fechada para esse objetivo.
Material:
Palavras informando o local desejado (pista), tesouro e premiação. Palavras informando o local desejado (pista), tesouro e premiação.
Palavras informando o local desejado (pista), tesouro e premiação. Palavras informando o local desejado (pista), tesouro e premiação.
Dinâmica:
Colocar a pista do número e dar informação do local onde está, quando acharem a primeira essa informará a seguinte e assim por diante até chegar ao tesouro.
Colocar a pista do número e dar informação do local onde está, quando acharem a primeira essa informará a seguinte e assim por diante até chegar ao tesouro.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Tem que completar todas as etapas, sem pular nenhuma, se não não conseguirá completar todas as etapas da brincadeira.
Tem que completar todas as etapas, sem pular nenhuma, se não não conseguirá completar todas as etapas da brincadeira.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Ficar a tento à criança que tem dificuldades para realizar a atividade em equipe, e por não saber identificar as posições sugeridas.
Ficar a tento à criança que tem dificuldades para realizar a atividade em equipe, e por não saber identificar as posições sugeridas.
2.2.4 – Atividade 4 – Brinquedoteca Comunitária
Título:
Dança da Laranja.
Dança da Laranja.
Tipo de brinquedoteca:
Comunitária.
Comunitária.
Dificuldade escolar:
Manter o equilíbrio, noção de espaço.
Manter o equilíbrio, noção de espaço.
Diagnóstico/Intervenção:
Respeitar as regras, não é permitido o uso das mãos para segurar a laranja.
Respeitar as regras, não é permitido o uso das mãos para segurar a laranja.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 minutos ou mais.
30 minutos ou mais.
Local para a atividade:
Quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Material:
Uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dinâmica:
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Analisando e trabalhando com as dificuldades da criança em equilibrar-se e perda da noção espacial.
Analisando e trabalhando com as dificuldades da criança em equilibrar-se e perda da noção espacial.
2.3 ATIVIDADES PARA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
2.3.1 – Atividade 1 –
Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Blocos de Construir.
Blocos de Construir.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar/Escolar.
Hospitalar/Escolar.
Dificuldade escolar:
Sensório motor, cognitvo.
Sensório motor, cognitvo.
Diagnóstico/Intervenção:
Interação com o grupo, refletir sobre as montagens.
Interação com o grupo, refletir sobre as montagens.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
Tempo diversificado.
Local para a atividade:
Nas Salas de Repouso das Crianças/Nos Cantos das Salas.
Material:
Blocos de montar, cubos, formas.
Dinâmica:
As crianças poderão utilizar a criatividade e montar o que pretenderem. Ajuda a desenvolver melhor seu cognitivo e seu raciocínio.
As crianças poderão utilizar a criatividade e montar o que pretenderem. Ajuda a desenvolver melhor seu cognitivo e seu raciocínio.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
A interação com a criança, criar temas com objetivo de criar com os blocos o tema proposto.
A interação com a criança, criar temas com objetivo de criar com os blocos o tema proposto.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Verificar se a criança consegue entender o que lhe foi passado, distingui o iqual do diferente.
Verificar se a criança consegue entender o que lhe foi passado, distingui o iqual do diferente.
2.3.2 –
Atividade 2 – Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Brincar de Faz-de-conta.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar, escolar.
Hospitalar, escolar.
Dificuldade escolar:
Percepção, pouca socialização, concentração.
Percepção, pouca socialização, concentração.
Diagnóstico/Intervenção:
Podem-se perceber as interações entre as crianças, seus brinquedos e brincadeiras preferidas, os papéis que cada criança gosta de representar, as crianças que demonstram mais facilidade para interagir com outras crianças, as que demonstram ser mais introvertidas.
Podem-se perceber as interações entre as crianças, seus brinquedos e brincadeiras preferidas, os papéis que cada criança gosta de representar, as crianças que demonstram mais facilidade para interagir com outras crianças, as que demonstram ser mais introvertidas.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
30 min a 1 hora.
30 min a 1 hora.
Local para a atividade:
Cantos das salas/classes.
Cantos das salas/classes.
Material:
Diversificando o ambiente (cadeiras, mesinhas)
Diversificando o ambiente (cadeiras, mesinhas)
Dinâmica:
As crianças montaram seu ambiente de acordo com que querem brincar, pode ser de casinha, boneca, consultório, entre outros.
As crianças montaram seu ambiente de acordo com que querem brincar, pode ser de casinha, boneca, consultório, entre outros.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Também percebemos que a doença, a hospitalização e o tratamento estão presentes em suas brincadeiras de faz de conta.
Também percebemos que a doença, a hospitalização e o tratamento estão presentes em suas brincadeiras de faz de conta.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Verificar a criança que não consegue brincar com outras crianças, é mais retraída, perceber através de suas escolhas o motivo que a faz ser assim, não consegue memorizar.
Verificar a criança que não consegue brincar com outras crianças, é mais retraída, perceber através de suas escolhas o motivo que a faz ser assim, não consegue memorizar.
2.3.3 – Atividade 3 –
Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Bichinhos com Bexigas.
Bichinhos com Bexigas.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar/ Escolar.
Hospitalar/ Escolar.
Dificuldade escolar:
A criança estranha, chora, assusta-se. Se ela aprende a confiar em quem cuida dela, se ela consegue esquecer a dor um pouquinho, o processo de cura se acelera.
A criança estranha, chora, assusta-se. Se ela aprende a confiar em quem cuida dela, se ela consegue esquecer a dor um pouquinho, o processo de cura se acelera.
Diagnóstico/Intervenção:
A criança começa a ter confiança em quem está com ela, começa a interagir, querer fazer os bichinhos, inventar novos, ela pode esquecer do que sente no momento da brincadeira.
A criança começa a ter confiança em quem está com ela, começa a interagir, querer fazer os bichinhos, inventar novos, ela pode esquecer do que sente no momento da brincadeira.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
A atividade dura de 30 minutos a 1 hora.
A atividade dura de 30 minutos a 1 hora.
Local para a atividade:
Nas salas de repouso das crianças.
Nas salas de repouso das crianças.
Material:
Bexigas coloridas compridas e Aparelho para encher as bexigas.
Bexigas coloridas compridas e Aparelho para encher as bexigas.
Dinâmica:
Ao aplicar a atividade, pode ser proposto um tema, exemplo: montar animais, ou objetos.
Cada criança deverá cumprir, caso faça algo diferente, poderá falar sobre o invento.
Ao aplicar a atividade, pode ser proposto um tema, exemplo: montar animais, ou objetos.
Cada criança deverá cumprir, caso faça algo diferente, poderá falar sobre o invento.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
O resultado é uma soma de esforços direcionada a aumentar o bem-estar das crianças enquanto ficam internadas.
O resultado é uma soma de esforços direcionada a aumentar o bem-estar das crianças enquanto ficam internadas.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Através de suas emoções, se a criança se retrai ao ser-lhe proposto uma interação.
Através de suas emoções, se a criança se retrai ao ser-lhe proposto uma interação.
2.3.4 – Atividade 4 –
Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Hora do conto da música.
Hora do conto da música.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar/ Escolar/ Superior.
Hospitalar/ Escolar/ Superior.
Dificuldade escolar:
A escolha do livro, a criança tem uma imaginação muito grande e ao escolher o livro elas ficam sempre na duvida.
A escolha do livro, a criança tem uma imaginação muito grande e ao escolher o livro elas ficam sempre na duvida.
Diagnóstico/Intervenção:
Pode ser realizada somente na leitura, ou com teatros, fantoches, de um modo em que a criança irá se interessar mais.
Pode ser realizada somente na leitura, ou com teatros, fantoches, de um modo em que a criança irá se interessar mais.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
1 a 2 horas.
1 a 2 horas.
Local para a atividade:
Pode ser no pátio da escola, na sala de repouso do hospital, na brinquedoteca da faculdade.
Pode ser no pátio da escola, na sala de repouso do hospital, na brinquedoteca da faculdade.
Material:
Livros de diversos temas e assuntos.
Livros de diversos temas e assuntos.
Dinâmica:
O professor irá interagir com o aluno, de modo em que ele irá se interessar mais e socializar junto.
O professor irá interagir com o aluno, de modo em que ele irá se interessar mais e socializar junto.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Pode ser uma forma de transformar a criança, tirando a timidez, ajudando a conversar, trocar idéias.
Pode ser uma forma de transformar a criança, tirando a timidez, ajudando a conversar, trocar idéias.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Colocando a criança para ler, representar, verificando a sua dificuldade em ler, sua dicção, interpretação do livro e como se relaciona com os demais.
Colocando a criança para ler, representar, verificando a sua dificuldade em ler, sua dicção, interpretação do livro e como se relaciona com os demais.
2.3.5 – Atividade 4 –
Brinquedoteca Hospitalar
Título:
Que bicho eu sou.
Que bicho eu sou.
Tipo de brinquedoteca:
Hospitalar.
Hospitalar.
Dificuldade escolar:
Relacionar as características.
Relacionar as características.
Diagnóstico/Intervenção:
Estimular a imaginação e o pensamento.
Estimular a imaginação e o pensamento.
Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:
20 minutos.
20 minutos.
Local para a atividade:
Quarto, sala.
Quarto, sala.
Material:
Nenhum.
Nenhum.
Dinâmica:
Os jogadores, cada um na sua vez, deverão circular pelo ambiente e fazer perguntas, uma para cada participante, para que o ajudem a descobrir que animal ele é: “Tenho quatro patas?”, “Sei latir?”. As respostas devem ser sempre “sim” ou “não”. Se o participante não acertar na primeira rodada, pode esperar que todos brinquem para ter uma nova chance.
Os jogadores, cada um na sua vez, deverão circular pelo ambiente e fazer perguntas, uma para cada participante, para que o ajudem a descobrir que animal ele é: “Tenho quatro patas?”, “Sei latir?”. As respostas devem ser sempre “sim” ou “não”. Se o participante não acertar na primeira rodada, pode esperar que todos brinquem para ter uma nova chance.
Problematização do diagnóstico/intervenção:
Ouvir com atenção as perguntas que o amigo faz na brincadeira. Aceitar o erro.
Ouvir com atenção as perguntas que o amigo faz na brincadeira. Aceitar o erro.
Descrição de como os dados observados poderão ser analisados:
Verificando se a criança consegue distinguir a característica do que está sendo pedido.
Verificando se a criança consegue distinguir a característica do que está sendo pedido.
3- Considerações finais
Através deste manual percebemos que, tanto para a criança quanto para o professor é de suma importância o seu conteúdo, porque através dele o professor poderá fazer um levantamento sobre a criança e ajuda-lá em suas particularidades e em seus problemas e a criança desenvolverá o seu cognitivo, emocional, físico e intelectual.
E finalmente para nós, futuros professores, que adquirimos conhecimento através deste trabalho e não só conhecimento, mas também, autonomia. Desenvolvemos a auto-critica, e a arte em trabalhar em grupo.
4- Referências Bibliográficas
AZEVEDO, Antonia Cristina
Peluso de Azevedo. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em
dificuldades escolares. Campinas: Alínea, 2011.
BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e cultura, São
Paulo- SP; Cortez. 1995
RODARI, Granni., Gramática da Fantasia. São Paulo
-SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca- O
lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes, 1997.
CUNHA, N.H.S.
Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. 3ª ed. Vetor, S. Paulo, Brasil, 2001.
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