COMO ELABORAR UM
PROJETO
1. Como fazer um projeto?
Tema do Projeto – a questão
apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso
podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e
coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e
alcançar soluções.
•
Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira
criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu
interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de
cooperação.
2. Como fazer um projeto?
Tema do
Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão;
Definir os problemas; Soluções.
3. Como fazer um projeto?
Trabalhar
em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e
discussões.
4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento
do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades
paralelas:
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Verbos adequados à formulação de objetivos
IDENTIFICAÇÃO
|
DESCRIÇÃO
|
COMPARAÇÃO
|
|||
Identificar
|
Descrever
|
Comparar
|
|||
Reconhecer
|
Caracterizar
|
Diferenciar
|
|||
Denominar
|
Expor
|
Contrastar
|
|||
Apontar
|
Narrar
|
Relacionar
|
|||
Indicar
|
Traçar
|
Confrontar
|
|||
Designar
|
Contar
|
Igualar
|
|||
Intitular
|
Listar
|
Discernir
|
|||
Mostrar
|
Relatar
|
Separar
|
|||
Rotular
|
Imitar
|
Nivelar
|
|||
Assinalar
|
Apresentar
|
Discriminar
|
|||
Mencionar
|
Enumerar
|
Ligar
|
|||
Evocar
|
Excluir/incluir
|
||||
Determinar
|
Traçar paralelo
|
||||
Refletir/citar
|
|||||
CLASSIFICAÇÃO
|
CONCLUSÃO
|
APLICAÇÃO
|
Classificar
|
Concluir
|
Aplicar
|
Escolher
|
Deduzir
|
Empregar
|
Ordenar
|
Decidir
|
Utilizar
|
Numerar
|
Justificar
|
Construir
|
Separar
|
Resumir
|
Praticar
|
Selecionar
|
Criticar/julgar
|
Efetuar
|
Distinguir
|
Analisar
|
Executar
|
Agrupar/reagrupar
|
Apreciar
|
Efetivar
|
Categorizar
|
Examinar
|
Criar
|
Colecionar
|
Conceituar
|
Elaborar
|
Dividir
|
Definir
|
Confeccionar
|
Subdividir
|
Generalizar
|
Explicar
|
Qualificar
|
Inventar
|