1 // fábio ID: 22310
A discussão
sobre o capitalismo envolve uma série de conceitos que devem ser claramente
compreendidos. Noções como a mudança para o trabalho assalariado, a lógica do
capital com base no lucro da indústria e a extração da mais-valia do
trabalhador e a ideia central de luta de classes. A partir dessa ideia, associe
os itens, utilizando o código a seguir:
I- Luta de
classes.
II-
Mais-valia.
III- Trabalho
assalariado.
IV- Lucro.
(
) Retorno econômico ao proprietário dos meios de produção.
(
) Relação dialética marcada pelas contradições de interesse.
(
) Recebimento de um pagamento monetário pelo trabalho.
(
) Parte do trabalho não pago.
Agora,
assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
2 // fábio ID: 22313
O modo de produção capitalista surge com o
declínio do sistema feudal, quando a riqueza passa da posse da terra para o
dinheiro, relacionado à produção de bens e consumo. Também arrefece o trabalho
artesanal para se inserir o processo de produção em larga escala. Sobre essa
transformação, analise as afirmativas a seguir:
I-
Surgem as indústrias.
II- Os
trabalhadores passam a vender sua mão de obra.
III- Os
trabalhadores passam a vender os objetos que produzem.
IV- O maior
lucro é das indústrias.
V- O maior
lucro é dos trabalhadores.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
As afirmativas IV e V estão corretas.
·
As afirmativas I, II e IV estão corretas. x
·
Somente a afirmativa III está correta.
3 // fábio ID: 22318
Um dos aspectos positivos da urbanização
brasileira foi a queda nas taxas de mortalidade infantil, em função das
melhores condições de vida que as cidades apresentam em relação ao campo. Entretanto,
o aumento das cidades está ligado a um agravamento dos problemas que estas
apresentam. Poderíamos dizer que os problemas urbanos hoje em dia teriam as
seguintes consequências:
·
Impulsionam fortemente as pessoas a voltarem
para o campo.
·
Levam à degradação ambiental e social das áreas
periféricas. x
·
Fazem as classes altas buscarem a segurança dos
subúrbios.
4 // fábio ID: 22307
Ao falar de diferenciação do urbano e rural,
tratamos de um processo histórico, e não um fato isolado ou uma mudança
repentina e imediata. Este processo, na verdade, é decorrente de um
acontecimento histórico, responsável pela mudança social mundial. Assinale a
alternativa CORRETA que apresenta qual foi este acontecimento histórico:
·
Revolução Industrial. x
·
Revolução Francesa.
·
Reforma Religiosa.
·
Revolução Americana.
·
O caminho do trabalho perpassa por fases de
aprimoramento, como a descoberta do fogo, o polimento da pedra e o surgimento
da máquina. x
·
O caminho do trabalho transcorre por fatos
substituíveis, destacando-se o surgimento da roda, a tração animal e a
utilização do vapor.
·
O caminho do trabalho transcende a era humana,
já que o importante é a quantidade de produção gerada pela máquina.
Perante a lei, não pode haver distinção na
____________ de trabalho de homens e mulheres, a não ser no caso de
____________ ou ____________.
Agora,
assinale a alternativa CORRETA:
·
jornada - nutrizes – grávidas. x
·
contratação - saída - chegada.
·
admissão - entrada - parada.
A evolução
capitalista amplia as possibilidades de os trabalhadores adquirirem bens, pois
possibilita o acesso generalizado de ____________, em troca de sua mão de obra.
A ____________ também possibilitou a disputa entre alguns países para obter
____________, e assim ampliar sua forma de comercialização, almejando novos
horizontes até então desconhecidos no século XIX.
Agora,
assinale a alternativa que preenche os espaços de forma CORRETA:
·
bens duráveis - Revolução Comercial - lucro.
·
salário - Revolução Industrial –
matéria-prima. x
·
bens de consumo - 1ª Guerra Mundial -
lucro.
·
O trabalho é a essência do Serviço Social, foi a
partir do surgimento da profissão que o trabalho teve uma definição.
·
O trabalho é um sistema de produção manual, no
qual o produto final é exclusivamente para o bem individual, objeto direto do
Serviço Social.
·
São as relações de trabalho que formam a
sociedade. Portanto, o trabalho é constituinte da essência do homem enquanto
ser social. x
1 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID: 22271
Ao longo da história da humanidade nossas
manifestações artísticas não só mudaram, como também refletiram seu tempo.
Em nossos primórdios, na aurora humana, nós começamos já a manifestar esta
maneira tão única de expressão e comunicação. Quanto a arte na pré-história,
assinale a alternativa CORRETA.
·
Já era corrente o uso de telas de diversos
materiais.
·
Uma de suas formas eram os monumentos
megalíticos. x
·
Era, então, totalmente abstrata.
·
No estado psicológico do autor da obra de arte.
·
Nas técnicas empregadas pelo artista.
·
Em como o tempo histórico determina
características estilísticas.
·
Nos fatores sociais que influenciam na criação
artística. x
A “cidade”
retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos
·
Por entre o Beberibe, e o oceano
Em uma areia sáfia, e lagadiça
Jaz o Recife povoação mestiça,
Que o belga edificou ímpio tirano.
(MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)
Em uma areia sáfia, e lagadiça
Jaz o Recife povoação mestiça,
Que o belga edificou ímpio tirano.
(MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)
·
Repousemos na pedra de Ouro Preto,
Repousemos no centro de Ouro Preto:
São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,
À tua sombra irmã, meus membros lassos.
(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.) x
Repousemos no centro de Ouro Preto:
São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,
À tua sombra irmã, meus membros lassos.
(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.) x
·
Bembelelém
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem
Bembelelém
Viva Belém!
(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem
Bembelelém
Viva Belém!
(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)
·
Bahia, ao invés de arranha-céus, cruzes e cruzes
De braços estendidos para os céus,
E na entrada do porto,
Antes do Farol da Barra,
O primeiro Cristo Redentor do Brasil!
(LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 211.
De braços estendidos para os céus,
E na entrada do porto,
Antes do Farol da Barra,
O primeiro Cristo Redentor do Brasil!
(LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 211.
A Crítica de Arte apresenta-se como um gênero
literário e acadêmico. Ela tem como princípio a análise da obra, do
artista e dos expositores. Esta análise tem por base:
·
A subjetividade do crítico e a História da
Arte. x
·
A dificuldade na realização da obra.
·
O conhecimento técnico do artista.
·
O conhecimento técnico do crítico.
1 // ENADE_2011 ID: 458
Em relação ao
ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser
entendidas como elemento da cultura e também como construção
humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos
desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a
formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em:
<www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.
De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar
·
a análise acerca de onde e de como
aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos
sujeitos e as implicações dele para a sociedade. x
·
a sistematização dos conteúdos por meio da
consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos
anos iniciais e à educação infantil.
·
a exposição de ideias, reforçando o processo
de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
·
a valorização dos conhecimentos tecnológicos,
em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
2 // KROTON ID: 11987
Conforme Mortimer (1995), a aprendizagem
dos conceitos relacionados às ciências ocorre por meio do envolvimento ativo do
aprendiz na construção do conhecimento. Aprender ciências envolve a iniciação
dos estudantes em uma nova maneira de pensar e explicar o universo, que é
totalmente diferente daquelas disponíveis no senso comum. Para este autor,
aprender ciências requer “um processo de socialização das práticas da
comunidade científica e de suas formas particulares de pensar e de ver o mundo,
em última análise, um processo de enculturação”. Neste sentido e com base no
texto, pode-se afirmar corretamente que um dos objetivos do ensino de ciências
pode ser:
·
Auxiliar o aluno a entender, por exemplo, um
texto com informaçoes sobre ciência. Isso pode ser conseguido por meio da
resoluçao de questionarios durante as aulas de ciências.
· Permitir ao aluno conhecer a vida dos
cientistas famosos, pois sem tal conhecimento o aluno terá dificuldade na
compreensão dos conteúdos
·
Favorecer a interdisciplinaridade para que o
aluno aprenda a resolver problemas cotidianos e aqueles propostos pelos
cientistas.
·
Proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento
cientifico, sendo a Alfabetizaçao Cientifica um meio para se conseguir tal
finalidade. x
3 // ENADE_2005 ID: 1043
Em uma escola do Ensino Fundamental algumas
turmas estão envolvidas com um projeto que investiga as mudanças climáticas que
vêm ocorrendo no planeta. Uma das tarefas propostas foi a interpretação do
quadro abaixo.
(Revista Veja.
Edição 1921, ano 38 , nº 36, 7 de setembro de 2005, p. 106.)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências propõem que a compreensão dos fenômenos naturais, articulados entre si e com a tecnologia, confere à área de Ciências Naturais uma perspectiva interdisciplinar.
(PCN Ciências, 1998, p. 36)
A atividade de interpretação do quadro atende a esta proposta?
·
Não, na medida em que o quadro trata o tema
fragmentando o conhecimento em áreas diferenciadas.
·
Não, ao desconsiderar a possibilidade de
reversão dos problemas ambientais por meio da ação humana.
·
Sim, já que o quadro abrange conhecimentos
biológicos, químicos, matemáticos, sociais e culturais. x
·
Sim, pois o tema “consumo” possui, como
premissa, uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
4 // KROTON ID: 11985
Ao preparar uma unidade didática sobre o
conteúdo de cadeia alimentar com alunos de segunda serie, a professora
considerando a importância do assunto, elaborou
objetivos que deveriam permitir aos estudantes:
__Identificar
componentes que pertencem aos diferentes níveis tróficos da cadeia
alimentar ( produtores, consumidores e decompositores);
__Valorizar
o papel desempenhado relativo a cada ser vivo no ambiente
Considerando que um determinado conteúdo deve ser ministrado em uma
abordagem que envolva compreensão de conceitos, realização de procedimentos e
desenvolvimento de atitudes, pode-se afirmar que os objetivos propostos pela professora:
·
Contemplaram apenas os conteúdos
atitudinais.
·
Contemplaram apenas conteúdos conceituais, pois
enfatizou apenas os diferentes níveis tróficos e a importância dos produtores
·
Contemplaram os conteúdos propostos:
conceituais, procedimentais e atitudinais.
·
Tiveram como foco somente os conteúdos
procedimentais, pois são objetivos que levam os alunos à valorização do meio
ambiente;
·
Consideraram conteúdos conceituais, e
atitudinais, por estarem relacionados ao entendimento das funções de cada
componente e a conscientização dos alunos quanto a importância de cada
integrante. X
·
A Igreja, de certa maneira, cuidou dos
menos favorecidos, uma vez que manteve casas de caridade para abrigar alunos
pobres que chegavam de outras regiões para fazer seus estudos nas universitás.
·
Pode-se afirmar que revolução do cristianismo é
também uma revolução pedagógica e educativa.
·
Todas as alternativas estão corretas. x
·
Da Igreja partem os modelos educativos e as
práticas de formação.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi
publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre
eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos
trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias.
Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas conseqüências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
·
elitista, porque pregava a dualidade do sistema
de ensino.
·
inovador, pois compreendia a educação como um
direito social. x
·
conservador, na medida em que entendia a
educação pública como privilégio.
·
libertário, pois pregava o fim do Estado.
Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura
repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante
o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária,
Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:
I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;
II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;
III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;
IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.
São corretos apenas:
A notícia veio de supetão: iam meter-me na
escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca
me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações
dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças
rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra.
[...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o
inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me
do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor
daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam
na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este
contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
·
I, II e III, apenas.
·
II, III e IV, apenas.x
·
I, II, III e IV.
·
I e II, apenas.
·
III e IV, apenas.