terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ENADE 4

1 // fábio ID: 22310


A discussão sobre o capitalismo envolve uma série de conceitos que devem ser claramente compreendidos. Noções como a mudança para o trabalho assalariado, a lógica do capital com base no lucro da indústria e a extração da mais-valia do trabalhador e a ideia central de luta de classes. A partir dessa ideia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Luta de classes.
II- Mais-valia.
III- Trabalho assalariado.
IV- Lucro.
(    ) Retorno econômico ao proprietário dos meios de produção.
(    ) Relação dialética marcada pelas contradições de interesse.
(    ) Recebimento de um pagamento monetário pelo trabalho.
(    ) Parte do trabalho não pago.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


·      IV - I - III – II. x
·      I - II - IV - III.
·      IV - III - I - II.
·      II - I - IV - III.


                        2 // fábio ID: 22313



O modo de produção capitalista surge com o declínio do sistema feudal, quando a riqueza passa da posse da terra para o dinheiro, relacionado à produção de bens e consumo. Também arrefece o trabalho artesanal para se inserir o processo de produção em larga escala. Sobre essa transformação, analise as afirmativas a seguir:
 I- Surgem as indústrias.
II- Os trabalhadores passam a vender sua mão de obra.
III- Os trabalhadores passam a vender os objetos que produzem.
IV- O maior lucro é das indústrias.
V- O maior lucro é dos trabalhadores.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·      As afirmativas IV e V estão corretas.
·      As afirmativas I, II e IV estão corretas. x
·      Somente a afirmativa III está correta.
·      As afirmativas I e IV estão corretas.


                        3 // fábio ID: 22318



Um dos aspectos positivos da urbanização brasileira foi a queda nas taxas de mortalidade infantil, em função das melhores condições de vida que as cidades apresentam em relação ao campo. Entretanto, o aumento das cidades está ligado a um agravamento dos problemas que estas apresentam. Poderíamos dizer que os problemas urbanos hoje em dia teriam as seguintes consequências:


·      Impulsionam fortemente as pessoas a voltarem para o campo.
·      Levam à degradação ambiental e social das áreas periféricas. x
·      Fazem as classes altas buscarem a segurança dos subúrbios.
·      Concorrem para a diminuição das desigualdades a nível geral.


                        4 // fábio ID: 22307



Ao falar de diferenciação do urbano e rural, tratamos de um processo histórico, e não um fato isolado ou uma mudança repentina e imediata. Este processo, na verdade, é decorrente de um acontecimento histórico, responsável pela mudança social mundial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual foi este acontecimento histórico:


·      Revolução Industrial. x
·      Revolução Francesa.
·      Reforma Religiosa.
·      Revolução Americana.



                        1 // fábio ID: 22056



A sociedade é parte de um processo em evolução, a qual se distingue por diferentes períodos, sendo estes primordiais para o desenvolvimento. Com relação a estes avanços consecutivos no caminho do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:


·      O caminho do trabalho perpassa por fases de aprimoramento, como a descoberta do fogo, o polimento da pedra e o surgimento da máquina. x
·      O caminho do trabalho transcorre por fatos substituíveis, destacando-se o surgimento da roda, a tração animal e a utilização do vapor.
·      O caminho do trabalho transcende a era humana, já que o importante é a quantidade de produção gerada pela máquina.
·      O caminho do trabalho antecede as situações de vulnerabilidade social vivenciadas pela população urbana.


                        2 // fábio ID: 22066



Perante a lei, não pode haver distinção na ____________ de trabalho de homens e mulheres, a não ser no caso de ____________ ou ____________. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·       jornada - nutrizes – grávidas. x
·       contratação - saída - chegada.
·       admissão - entrada - parada.
·        hora - doença - idade.


                        3 // fábio ID: 22059



Complete as lacunas da sentença a seguir:
A evolução capitalista amplia as possibilidades de os trabalhadores adquirirem bens, pois possibilita o acesso generalizado de ____________, em troca de sua mão de obra. A ____________ também possibilitou a disputa entre alguns países para obter ____________, e assim ampliar sua forma de comercialização, almejando novos horizontes até então desconhecidos no século XIX.
Agora, assinale a alternativa que preenche os espaços de forma CORRETA:


·      bens duráveis - Revolução Comercial - lucro.
·       salário - Revolução Industrial – matéria-prima. x
·       bens de consumo - 1ª Guerra Mundial - lucro.
·       mercadorias - Revolução Francesa - vantagens.


                        4 // fábio ID: 22053



Podemos dizer que o trabalho é um conjunto de atividades dos seres humanos, intelectuais ou manuais, que visam à produtividade. Em alguns casos, são realizadas em troca de algo que chamamos de salário. Sobre a concepção de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:


·      O trabalho é a essência do Serviço Social, foi a partir do surgimento da profissão que o trabalho teve uma definição.
·      O trabalho é um sistema de produção manual, no qual o produto final é exclusivamente para o bem individual, objeto direto do Serviço Social.
·      São as relações de trabalho que formam a sociedade. Portanto, o trabalho é constituinte da essência do homem enquanto ser social. x
·      O trabalho é um sistema que foi criado pelo capitalismo.



1 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID: 22271


Ao longo da história da humanidade nossas manifestações artísticas não só mudaram, como também refletiram seu tempo. Em nossos primórdios, na aurora humana, nós começamos já a manifestar esta maneira tão única de expressão e comunicação. Quanto a arte na pré-história, assinale a alternativa CORRETA.



·      Já era corrente o uso de telas de diversos materiais.

·      Uma de suas formas eram os monumentos megalíticos. x

·      Era, então, totalmente abstrata.

·      Já se usavam pigmentos sintéticos simples.


                        2 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID: 22299



A Sociologia da Arte é uma das disciplinas científicas que se ocupa deste importante fenômeno humano. Procede a Sociologia da Arte pelos métodos e técnicas das Ciências Sociais. Uma de suas preocupações fundamentais está:


·      No estado psicológico do autor da obra de arte.

·      Nas técnicas empregadas pelo artista.

·      Em como o tempo histórico determina características estilísticas.

·      Nos fatores sociais que influenciam na criação artística. x



                        3 // ENADE_2005 ID: 412



A “cidade” retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos


·      Por entre o Beberibe, e o oceano
Em uma areia sáfia, e lagadiça
Jaz o Recife povoação mestiça,
Que o belga edificou ímpio tirano.
(MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)
·      Repousemos na pedra de Ouro Preto,
Repousemos no centro de Ouro Preto:
São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,
À tua sombra irmã, meus membros lassos.
(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.) x
·      Bembelelém
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem
Bembelelém
Viva Belém!
(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)
·      Bahia, ao invés de arranha-céus, cruzes e cruzes
De braços estendidos para os céus,
E na entrada do porto,
Antes do Farol da Barra,
O primeiro Cristo Redentor do Brasil!
(LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 211.
·      No cimento de Brasília se resguardam
maneiras de casa antiga de fazenda,
de copiar, de casa-grande de engenho,
enfim, das casaronas de alma fêmea.
(MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 343.)


                        4 // Pedro Fernandes Leite da Luz ID: 22298



A Crítica de Arte apresenta-se como um gênero literário e acadêmico. Ela tem como princípio a análise da obra, do artista e dos expositores. Esta análise tem por base:



·      A subjetividade do crítico e a História da Arte. x
·      A dificuldade na realização da obra.
·      O conhecimento técnico do artista. 
·      O conhecimento técnico do crítico. 



                        1 // ENADE_2011 ID: 458



Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.

BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a
formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em:
<www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.

De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar


·      a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade. x
·      a sistematização dos conteúdos por meio da consulta e realização de exercícios dos livros-texto adequados aos anos iniciais e à educação infantil.
·      a exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
·      a valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
·      a compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.


                        2 // KROTON ID: 11987



Conforme  Mortimer (1995), a aprendizagem dos conceitos relacionados às ciências ocorre por meio do envolvimento ativo do aprendiz na construção do conhecimento. Aprender ciências envolve a iniciação dos estudantes em uma nova maneira de pensar e explicar o universo, que é totalmente diferente daquelas disponíveis no senso comum. Para este autor, aprender ciências requer “um processo de socialização das práticas da comunidade científica e de suas formas particulares de pensar e de ver o mundo, em última análise, um processo de enculturação”. Neste sentido e com base no texto, pode-se afirmar corretamente que um dos objetivos do ensino de ciências pode ser:


·      Auxiliar o aluno a entender, por exemplo, um texto com informaçoes sobre ciência. Isso pode ser conseguido por meio da resoluçao de questionarios durante as aulas de ciências.
·      Permitir ao aluno conhecer a vida dos cientistas famosos, pois sem tal conhecimento o aluno terá dificuldade na compreensão dos conteúdos
·      Favorecer a interdisciplinaridade para que o aluno aprenda a resolver problemas cotidianos e aqueles propostos pelos cientistas.
·      Proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento cientifico, sendo a Alfabetizaçao Cientifica um meio para se conseguir tal finalidade. x
·      Permitir ao aluno que conheça o vocabulário técnico que a ciência dispõe


                        3 // ENADE_2005 ID: 1043



Em uma escola do Ensino Fundamental algumas turmas estão envolvidas com um projeto que investiga as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta. Uma das tarefas propostas foi a interpretação do quadro abaixo.



(Revista Veja. Edição 1921, ano 38 , nº 36, 7 de setembro de 2005, p. 106.)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências propõem que a compreensão dos fenômenos naturais, articulados entre si e com a tecnologia, confere à área de Ciências Naturais uma perspectiva interdisciplinar.

(PCN Ciências, 1998, p. 36)

A atividade de interpretação do quadro atende a esta proposta?


·      Não, na medida em que o quadro trata o tema fragmentando o conhecimento em áreas diferenciadas.
·      Não, ao desconsiderar a possibilidade de reversão dos problemas ambientais por meio da ação humana.
·      Sim, já que o quadro abrange conhecimentos biológicos, químicos, matemáticos, sociais e culturais. x
·      Sim, pois o tema “consumo” possui, como premissa, uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
·      Sim, porque proporciona observação direta de fenômenos, experimentações e construção de hipóteses.


                        4 // KROTON ID: 11985



Ao preparar  uma unidade didática sobre o conteúdo de cadeia alimentar com alunos de segunda serie, a professora  considerando a importância do assunto,  elaborou   objetivos  que deveriam permitir aos  estudantes: 
 __Identificar  componentes  que pertencem aos  diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar ( produtores, consumidores e decompositores);
 __Valorizar o papel desempenhado relativo a   cada  ser vivo no ambiente
     Considerando que um determinado conteúdo deve ser ministrado em uma abordagem que envolva compreensão de conceitos, realização de procedimentos e desenvolvimento de atitudes, pode-se afirmar que os objetivos propostos pela professora:



·      Contemplaram apenas os conteúdos atitudinais. 
·      Contemplaram apenas conteúdos conceituais, pois enfatizou apenas os diferentes níveis tróficos e a importância dos produtores
·      Contemplaram os  conteúdos propostos: conceituais, procedimentais e atitudinais.
·      Tiveram como foco somente os conteúdos procedimentais, pois são objetivos que levam os alunos à valorização do meio ambiente; 
·      Consideraram conteúdos conceituais, e atitudinais, por estarem relacionados ao entendimento das funções de cada componente e a conscientização dos alunos quanto a importância de cada  integrante. X




 1 // KROTON ID: 12338


Na Idade Média, a Igreja surge e se consolida como uma instituição de extrema relevância e poder. Como se evidencia esta afirmativa no campo educacional?


·      A Igreja, de certa maneira, cuidou dos menos favorecidos, uma vez que manteve casas de caridade para abrigar alunos pobres que chegavam de outras regiões para fazer seus estudos nas universitás.
·      Pode-se afirmar que revolução do cristianismo é também uma revolução pedagógica e educativa. 
·      Todas as alternativas estão corretas. x
·      Da Igreja partem os modelos educativos e as práticas de formação.
·      Os eclesiásticos eram os únicos autorizados a conceder licença para ensinar.


                        2 // ENADE 2008 ID: 1314



O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias.

Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.

A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas conseqüências.

Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era


·      elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
·      inovador, pois compreendia a educação como um direito social. x
·      conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
·      libertário, pois pregava o fim do Estado.
·      autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.


                        3 // ENADE_2005 ID: 695



Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de:

I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores;
II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução;
III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas;
IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime.

São corretos apenas:


·      I e IV.
·      II e III.
·      II e IV. x
·      III e IV.
·      I e III.


                        4 // ENADE_2005 ID: 918



A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível – e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.

(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)

O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por:

I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:


·      I, II e III, apenas.
·      II, III e IV, apenas.x
·      I, II, III e IV.
·      I e II, apenas.
·      III e IV, apenas.

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