quarta-feira, 15 de junho de 2016

TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA


Pesquisa
􀂄 “Pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades” (KOURGANOFF,1990)

􀂋 A pesquisa é utilizada para:
􀂍 Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive
􀂍 Obter e/ou sistematizar a realidade impírica (conhecimento impírico)
􀂍 Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever)
􀂍 Resolver problemas
􀂍 Atender à necessidades de mercado






Tipos de Pesquisa Científica (objetivo)

􀂄 Exploratória

􀂋 Primeira aproximação com o tema
􀂋 Visa conhecer os fatos e fenômenos relacionados ao tema
􀂋 Recuperar as informações disponíveis
􀂋 Descobrir os pesquisadores

􀂋 É feita através de:
􀂍 Levantamentos bibliográficos
􀂍 Entrevistas com profissionais da área
􀂍 Visitas à instituições, empresas, etc.
􀂍 Web sites, etc.

Tipos de Pesquisa Científica (objetivo)


􀂄 Descritiva
􀂋 Levantamento das características conhecidas, componentes do fato/fenômeno/processo.
􀂋 É feita na forma de levantamentos ou observações sistemáticas do fato/fenômeno/processo escolhido.

􀂄 Explicativa
􀂋 Visa explicar e criar uma teoria a respeito de um fato/fenômeno/processo.
􀂋 Propicia aprofundar o conhecimento da realidade
􀂋 Se ocupa com o porquê do fato/fenômeno/processo ( identificação dos fatores que determinam a ocorrência) ou a forma que ocorre.


Tipos de Pesquisa Científica (local)


􀂄 Campo
􀂋 Onde acontece o fato/fenômeno/processo
􀂋 Coleta de dados e observação do fato/fenômenos/ processo in natura

􀂋 Formas:
􀂍 Observação direta;
􀂍 Levantamento;
􀂍 Estudo de caso


Tipos de Pesquisa Científica (local)


􀂄 Laboratório
􀂋 Caracterizada por:
􀂍 Interferir artificialmente na produção do fato/ fenômeno/processo
OU
􀂍 Artificializar o ambiente ou os mecanismos de percepção para que o fato/fenômeno/processo seja produzido/percebido adequadamente “Estímulos” “Cenários”

􀂋 Permite:
􀂍 Estabelecer padrão desejável de observação
􀂍 Captar dados para descrição e análise
􀂍 Controlar o fato/fenômeno/processo


Tipos de Pesquisa Científica (local)

􀂄 Pesquisa Bibliográfica
“A Pesquisa bibliográfica é fundamentada nos conhecimentos de biblioteconomia, documentação e bibliografia; sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu a respeito do seu tema de pesquisa.” (PÁDUA, 2004)
􀂋 Requer conhecimento de termos técnicos e sinônimos
􀂋 Imprescindível para qualquer pesquisa científica
􀂋 Registrar e organizar os dados bibliográficos referentes aos documentos obtidos e empregados na pesquisa científica
􀂋 Objetivos: desvendar, recolher e analisar as principais contribuições sobre um determinado fato, assunto ou ideia

Tipos de Pesquisa Científica (local)

􀂄 Pesquisa Bibliográfica (cont.)

􀂋 Bibliografia
“É o conjunto de obras derivadas sobre determinado assunto, escritas por vários autores, em épocas diversas, utilizando todas ou parte das fontes.” (SALOMON, 1974)

􀂋 Referência bibliográfica
Descrição precisa da fonte de informação, utilizando-se de normas específicas, a exemplo de:
􀂍 Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
􀂍 International Standard Organization – ISO

Tipos de Pesquisa Científica
(Procedimentos de coleta de dados)


􀂄 Pesquisa Experimental
􀂋 Consiste em experimentar, fazer experiência
􀂋 Fato/fenômeno/processo da realidade é reproduzido de forma controlada, com objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele sejam produzidos
􀂋 Experimentos são geralmente feitos por amostragem – conjunto significativo que compõem a amostra
􀂋 Os resultados válidos para uma amostra, por indução, são válidos também para o universo


Tipos de Pesquisa Científica
(Procedimentos de coleta de dados)

􀂄 Ex-post-facto (a partir de depois do fato)
􀂋 Investigação sistemática e empírica
􀂋 O pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, porque:
􀂍 já ocorreram suas manifestações
􀂍 são intrinsecamente não manipuláveis.
􀂋 São feitas inferências sobre as relações entre variáveis em observação direta, a partir da variação concomitante entre as variáveis independentes e dependentes.


Tipos de Pesquisa Científica
(Procedimentos de coleta de dados)

􀂄 Levantamento
􀂋 Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer
􀂋 Procedimento útil para pesquisas exploratórias e descritivas
􀂋 Etapas:
􀂍 Seleção da amostra
􀂍 Aplicação de questionários, formulários ou entrevista
􀂍 Tabulação dos dados
􀂍 Análise com auxílio de ferramentas estatísticas
􀂋 Vantagens: conhecimento direto da realidade; quantificação; economia e rapidez
􀂋 Limitações: ênfase nos aspectos perspectivos; pouca profundidade; limitada apreensão do processo de mudança


Tipos de Pesquisa Científica
(Procedimentos de coleta de dados)

􀂄 Estudo de caso
􀂋 Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.
􀂋 É adequado para:
􀂍 Explorar situações da vida real;
􀂍 Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação;
􀂍 Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas


Tipos de Pesquisa Científica
(Procedimentos de coleta de dados)

􀂄 Pesquisa-ação
“Pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.” (THIOLLENT, 1986, p.14)
􀂋 Indicada quando há interesse coletivo na resolução de um problema ou suprimento de uma necessidade
􀂋 Envolvimento participativo ou cooperativo dos pesquisadores e demais participantes no trabalho de pesquisa
􀂋 Utiliza-se de outros procedimentos já descritos, tais como pesquisa bibliográfica, experimentos, etc.


Tipos de Pesquisa Científica
(Procedimentos de coleta de dados)

􀂄 Pesquisa Documental
􀂋 Documento
“Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000)
􀂋 Ênfase para fontes de informações ainda não publicadas, que não receberam tratamento analítico ou não foram organizadas:
􀂍 Relatórios de empresas
􀂍 Correspondência pessoal ou comercial
􀂍 Registros em igrejas, hospitais, etc.
􀂍 Fotografias
􀂍 Obras originais de qualquer natureza


Projeto de Pesquisa

􀂄 Objetivo
Traçar um caminho eficaz que o conduza a atingir os objetivos a que se propõe.
􀂄 No Projeto defini-se:
􀂋 O que fazer – definição do tema ou problema
􀂋 Porque fazer – justificativa da escolha do tema ouproblema
􀂋 Para quem fazer - objetivos
􀂋 Onde fazer – local/campo da pesquisa
􀂋 Como fazer – metodologia
􀂋 Com que fazer – recursos necessários
􀂋 Quando fazer – cronograma de execução
􀂋 Com quanto fazer – orçamento
􀂋 Como pagar - verba
􀂋 Quem vai fazer - equipe


Etapas da Pesquisa Científica

1 Escolha do tema
􀂋 O que vou pesquisar?
􀂋 Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver
􀂋 Assunto interessante para o pesquisador
􀂋 Originalidade não é pré-requisito
􀂋 Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões
2 Revisão de literatura
􀂋 Quem já pesquisou algo semelhante?
􀂋 Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos
􀂋 Pesquisas e publicações na área


Etapas da Pesquisa Científica

3 Justificativa
􀂋 Por que estudar esse tema?
􀂋 Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar
􀂋 Importância pessoal ou cultural
􀂋 Deve ser convincente
4 Formulação do problema
􀂋 Que respostas estou disposto a responder?
􀂋 Definir claramente o problema
􀂋 Delimitá-lo em termos de tempo e espaço
5 Determinação de objetivos
􀂋 O que pretendo alcançar com a pesquisa?
􀂋 Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa?
􀂋 Objetivos específicos – abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos)


Etapas da Pesquisa Científica

6 Metodologia
􀂋 Como se procederá a pesquisa?
􀂋 Caminhos para se chegar aos objetivos propostos
􀂍 Qual o tipo de pesquisa?
􀂍 Qual o universo da pesquisa?
􀂍 Será utilizado a amostragem?
􀂍 Quais os instrumentos de coleta de dados?
􀂍 Como foram construídos os instrumentos de pesquisa?
􀂍 Qual a forma que será usada para a tabulação de dados?
􀂍 Como interpretará e analisará os dados e informações?
􀂍 Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório é bastante importante
􀂍 Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial
􀂍 Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.


Etapas da Pesquisa Científica

7 Coleta de dados
􀂋 Como será o processo de coleta de dados?
􀂋 Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde?
􀂋 Paciência
8 Tabulação dos dados
􀂋 Como organizar os dados obtidos?
􀂋 Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos
9 Análise e discussão dos resultados
􀂋 Como os dados coletados serão analisados?
􀂋 Confirmar ou refutar hipótese anunciada


Etapas da Pesquisa Científica

10 Conclusão da análise dos resultados
􀂋 Sintetizar os resultados obtidos
􀂋 Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo
􀂋 Indicar as limitações e as reconsiderações
􀂋 Apontar a relação entre fatos verificados e teoria
􀂋 Contribuição da pesquisa para o meio acadêmico, empresarial ou desenvolvimento da ciência e tecnologia
11 Redação e apresentação do trabalho científico
􀂋 Redigir o trabalho científico: monografia, dissertação, tese, artigo, etc.
􀂋 Obedecer as normas pré-estabelecidas

Etapas do Método de Pesquisa

1. Escolha do tema
2. Revisão de literatura
3. Justificativa
4. Formulação do problema
5. Determinação de objetivos
6. Metodologia
7. Coleta de dados
8. Tabulação de dados
9. Análise e discussão dos resultados
10. Conclusão da análise dos resultados
11. Redação e apresentação do trabalho científico
12. Divulgação


Exemplos de Pesquisa

Pinga-se uma gota de ácido numa placa de metal para observar o resultado
􀂾 Pesquisa Experimental
􀂄 Saber como os peixes respiram
􀂾 Pesquisa Exploratória
􀂄 Saber quais os hábitos alimentares de uma comunidade específica
􀂾 Pesquisa Social (Descritiva)
􀂄 Saber de que forma se deu a Proclamação da República brasileira
􀂾 Pesquisa Histórica (Descritiva)
􀂄 Saber o que é a Neutralidade Científica
􀂾 Pesquisa Teórica (Descritiva)
􀂄 Saber como se desenvolveu o estudo do câncer de mama no Brasil
􀂾 Pesquisa Bibliográfica (Exploratória)



Tipos de Pesquisa Científica

Tentando descomplicar ...




BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. São Paulo: ABNT, 2000.
DUARTE, Marcos. Uma visão sobre formas de pesquisa. Disponível em:
<http://lob.incubadora.fapesp.br/portal/t/metodologia/pesquisa.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2007.
FERRÃO, R. G. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. 2. ed. Vitória: Incaper, 2005. 246 p.
KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universide. Tradução Cláudia Schilling; Fátima Murad. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1990.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científicaSão Paulo: Atlas, 2006. 315 p.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. 108p.
Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal>. Acesso em: 14 mai. 2007.

terça-feira, 14 de junho de 2016

TIPOS DE PESQUISA

 METODOLOGIA

TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA

É a explicação detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa;
a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados, do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho.
Suas formas de tabulação dos dados, em fim, tudo o que se usou na pesquisa.

METODOLOGIA

COMO ? Qual o caminho?
Características desejadas:
 possibilitar reprodução do trabalho por outros pesquisadores
 contemplar todos os objetivos
específicos
 principais elementos:  
 Após término da redação, verificar se todos os objetivos específicos foram contemplados     


PESQUISA - CONCEITOS



Que Tipo de Pesquisa Escolher ?

A ciência apresenta uma diferenciação em relação a forma investigativa.
Em função disto, deve-se entender desde a natureza da pesquisa o que se pretende fazer.
Deve-se optar por um tipo de pesquisa conhecendo-se:
 Natureza,
 Objetivo, e
Procedimento necessário para a execução da pesquisa.


TIPOS DE PESQUISA

  Quanto à forma de abordagem:

         Pesquisa Quantitativa

         Pesquisa Qualitativa

   
                                     PESQUISA - CONCEITOS



Quais são os Tipos de Pesquisas ?




TIPOS DE PESQUISA

CLASSIFICAÇÃO

CRITÉRIOS BÁSICOS - quanto aos fins e quanto aos meios. (VERGARA, 2004).










PESQUISA EXPLORATÓRIA

Proporciona maior familiaridade com o problema

 É realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado.

 Em alguns casos, o estudo exploratório pode ser apenas um estágio de pesquisa, isto é, pode constituir uma abordagem que precede o encaminhamento de outros tipos de pesquisa, tais como a experimentação social, a pesquisa-ação e outros. (GOULART, 1996).

 MENOR RIGIDEZ NO PLANEJAMENTO
     
                    OBJETIVOS POUCO DEFINIDOS

 PERMITE CONHECER O TEMA

                   PERMITE APROFUNDAR QUESTÕES



PESQUISA EXPLORATÓRIA



PESQUISA EXPLORATÓRIA

OBJETIVOS   



MÉTODOS 

                 


PESQUISA DESCRITIVA

Descrevem um fenômeno ou situação, mediante um estudo realizado em determinado espaço-tempo.

 O estudo descritivo pretende descrever “com exatidão” os fatos e fenômenos de determinada realidade.

 Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno.

 Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.

 Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação.

PESQUISA DESCRITIVA

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


POSSUEM OBJETIVOS BEM DEFINIDOS E PROCEDIMENTOS FORMAIS ESTRUTURADOS



 DIRIGIDAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


 AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA TOMADA DE DECISÕES

 

MÉTODOS

ENTREVISTAS

 QUESTIONÁRIOS

 OBSERVAÇÃO


PESQUISA EXPLICATIVA

 Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos.

 Visa estabelecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno.

 Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos.
                  
                     Ciências naturais – método experimental
                     Ciências sociais – método observacional

 Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

 A maioria das pesquisas deste grupo podem ser classificadas como experimentais e ex-post-facto.











PESQUISA DE LABORATÓRIO

É a experiência realizada em local circunscrito.

Onde todas as variáveis e condições são controladas e, são introduzidas pelo pesquisador.
O ambiente para a realização da experiência é controlado.

PESQUISA DE CAMPO

É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu o fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo.


MÉTODOS:

 Entrevistas
 Aplicação de questionários
 Testes
 Observação participante ou não 







LEVANTAMENTOS

As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

 Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado.

 Após a coleta de dados, mediante análise quantitativa, obtêm-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.


LEVANTAMENTOS

Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos os integrantes da população estudada.

 Procura-se ter dados representativos da população de interesse (tanto em relação ao nº de casos incluídos na amostra, quanto à forma de sua inclusão).

 Seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo o universo, que é tomada como objeto de investigação.

 As conclusões obtidas a partir dessa amostra são projetadas para a totalidade do universo, levando em consideração a margem de erro, que é obtida mediante cálculos estatísticos.


LEVANTAMENTOS

CARACTERÍSTICAS

Tipo de pesquisa descritiva.
 Grande amplitude e pouca profundidade.
 Ênfase na geração e relação de sumários estatísticos, como médias, modas, percentagens,etc.

LEVANTAMENTOS

VANTAGENS

Representatividade da população em estudo:
• à medida que amostra é gerada a partir de métodos probabilísticos, tem-se total controle sobre o erro amostral dos dados obtidos em relação à população geradora da amostra.

Quantificação:
• os dados obtidos podem ser agrupados em tabelas, possibilitando a sua análise estatística;
• as variáveis em estudo podem ser quantificadas, permitindo o uso de correlações e outros procedimentos estatísticos;
• como o nº de elementos da amostra é geralmente grande, permite a generalização dos dados para a população em estudo.

LEVANTAMENTOS

DESVANTAGENS

 Não permite aprofundar os tópicos da pesquisa.
 É mais dispendioso, tanto em termos de custo como de tempo.
 Requer grandes conhecimentos técnicos.

PESQUISA DOCUMENTAL

É realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, filmes, fotografias,cartas pessoais, etc.

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

 É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material  publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas,    isto      é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo  de  pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma.


PESQUISA EXPERIMENTAL

REPRESENTA O MELHOR EXEMPLO DE PESQUISA CIENTÍFICA. 

A pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo. Selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. 

OBJETIVO - Geração de novos conhecimentos 
                       Resolução de um problema 

CARACTERÍSTICAS
 Determina o objeto de estudo
 Seleciona variáveis capazes de influenciar o experimento
 Define formas de controle e observação

PESQUISA EXPERIMENTAL

VANTAGENS

 Maior clareza
 Maior precisão
 Maior objetividade dos resultados

                                                                                   LIMITAÇÕES

Inviável para objetos sociais.
Exige previsão dos resultados para
as variáveis do sistema



PESQUISA EXPERIMENTAL


CONSISTE EM:



isolar as variáveis em dependentes e independentes que  podem ser estudadas em ambientes controlados;

saber se a variável independente determina a variável dependente  sob controle rigoroso do pesquisador.


PRESSUPÕE:

a existência de uma ordem no universo pelo qual os fatos ocorrem  na natureza de maneira regular e não caótica, ao azar;
a possibilidade de se conhecerem ou se descobrirem  as relações causais existentes entre os fatos observados;
interferência direta do pesquisador.

PESQUISA EX-POST- FACTO

Refere-se a um fato já ocorrido.
 Quando o pesquisador não pode controlar ou manipular variáveis
• porque suas manifestações já ocorreram ou  porque as variáveis não são controláveis 

PRESSUPÕE:

experimento que se realiza após os fatos;

 situações que se desenvolvem naturalmente, os fatos são  espontâneos. 

Ex: estudo das crises econômicas, comportamento de grandes aglomerados sociais.

 Muito utilizada pelas ciências sociais.

 Nos estudos que envolvem a sociedade global é insubstituível, posto que é a única que possibilita a consideração dos fatores históricos.


PESQUISA PARTICIPANTE

Não se esgota na figura do pesquisador.
 Caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

PESQUISA- AÇÃO

É um tipo de pesquisa particular de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social.
 Exige o envolvimento ativo do pesquisador e ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema.
 Supõe, geralmente, uma forma planejada de ação, de caráter social, educacional, técnico ou outro. (THIOLLENT, 1985).


ESTUDO DE CASO

Permite investigar o fenômeno com maior profundidade, dentro de seu contexto real e preservando as suas características significativas. (YIN, 2005).
 Esse tipo de pesquisa, de caráter profundo e detalhado, é circunscrito a uma ou a poucas unidades. (VERGARA, 2004).
O objeto de estudo pode ser uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país.
 É considerado uma estratégia de pesquisa, na medida em que
compreende o tratamento de uma lógica de planejamento adequada ao problema de pesquisa e às suas circunstâncias, possibilitando incorporar abordagens específicas tanto na coleta, como na análise dos dados. (YIN, 2005).
 É um método muito produtivo para estimular a compreensão, possibilitando a ampliação dos conhecimentos sobre o problema em estudo, e sugerir hipóteses e questões para a pesquisa.

ESTUDO DE CASO


ESTUDO DE CASO

CARACTERÍSTICAS

 Estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos
 Tem caráter de profundidade e detalhamento 

VANTAGENS
Estímulo a novas descobertas – decorrente da flexibilidade
 Ênfase na totalidade – foca o problema como um todo
 Simplicidade dos procedimentos – linguagem de forma acessível 

LIMITAÇÕES
Dificuldade de generalização dos resultados obtidos
• Exige do pesquisador nível de capacitação mais elevado do que requerido para os outros tipos de delineamento

ESTUDO DE CASO

Forma de questão de pesquisa:
                                         
                                    como, por que

Por que certos vendedores vendem mais que outros?
Por que certos grupos de consumidores reagem mais favoravelmente aos apelos promocionais do que outros?
Como a comunidade de Everywood consegui superar com sucesso o impacto do fechamento do seu maior empregador?

Quando utilizar cada estratégia

 Cada estratégia representa uma maneira diferente de coletar e analisar provas empíricas, seguindo sua própria lógica.
 Cada estratégia apresenta suas vantagens e desvantagens.
 Pode-se utilizar cada estratégia para três propósitos – exploratório, descritivo ou explicativo.

Condições que diferenciam as estratégias

No tipo de questão de pesquisa proposta 
Na extensão de controle que o pesquisador tem sobre eventos comportamentais atuais 
No grau de enfoque em acontecimentos contemporâneos em oposição a acontecimentos históricos

Situações relevantes para diferentes estratégias de pesquisa


Fonte:Yin, 2005, p.24

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