sábado, 29 de junho de 2019

NOVA ESCOLA 87

Você já olhou para o céu hoje?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Sex 24/05/2019 20:01

Nova Escola 
Como vai, professora? E você, professor?
Quando eu era pequena, eu me lembro de assistir boquiaberta às imagens dos astronautas das missões espaciais. Viajar em um foguete, deixar a órbita da Terra e alcançar um outro planeta ainda eram coisa de ficção-científica, de “Jornada nas Estrelas“. Talvez por isso eu sempre tenha me ressentido de não ter tido aulas de Ciências na escola em que a professora nos fizesse montar modelos de planetas ou explicar como as galáxias se formam e morrem.
Mas com seus alunos pode ser bem diferente: é só acompanhar esta aula da professora Élida, da Escola da Comunidade — Colégio Visconde de Porto Seguro, sobre movimento de rotação da Terra. A partir de um modelo e com ajuda da lanterna do celular, fica tão fácil de entender que dá vontade de fazer até em casa. Assista ao vídeo para entender como dar a mesma aula para seus alunos. Ah, vale lembrar que esse conteúdo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
E já que falamos em BNCC, aproveite para conferir sugestões de conteúdos que vão te ajudar a compreender e aplicar as propostas da Base. É só clicar aqui.
Talentos da Educação
O programa Talentos da Educação reúne professores, gestores escolares, integrantes do terceiro setor e outros grupos interessados em melhorar a Educação pública no Brasil. A rede tem como proposta compartilhar experiências e apoiar educadores no desenvolvimento de projetos. Quer participar? Então corre que as inscrições estão abertas até o dia 31 de maio. Veja aqui como participar.
Antes de partir para o final de semana, queria compartilhar uma coisa: eu estava escolhendo um presentinho para uma amiga que está mudando de emprego. E ali, na correria, me chamou a atenção um prato que tinha a seguinte frase: “Olhe para o céu”. E me lembrei que nos momentos em que estou batendo cabeça e tentando encontrar a solução para um problema, eu sempre olho para o céu. E, olha que coisa maravilhosa, eu sempre encontro depois o que estou buscando. Então, meu convite para você é: olhe mais para o céu.
Muito obrigado, se cuide e um bom final de semana

Soraia Yoshida
Editora do Site Nova Escola e Gestão Escolar
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMAGENS