terça-feira, 14 de março de 2017

ENADE 5

Pedagogia

2014


                1 // ENADE_2008 ID: 320



O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.
Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é



                                                                                   

     
      














                                   

x


                2 // ENADE 2009 ID: 3834



Leia o trecho:
O sertão vai a Veneza Festival de Veneza exibe “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo sertão nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilômetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Ceará, passando por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. “Estávamos à procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queríamos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponível. Eu até evito usar a palavra ‘sertão’ para ter um novo olhar sobre esse lugar”, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histórica da região na cultura brasileira. “Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrônicos a locais de total desolação”, completa Marcelo. CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009. A partir da leitura desse trecho,
é INCORRETO afirmar que


·      os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.
·      revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.
·      a feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.
·      as expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja. x
·      o termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.


                3 // ENADE_2004 ID: 3816



A leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros de Cândido Portinari.

Portinari

De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça
um baú que os pintores desprezaram
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
salta João Cândido trajado de arco-íris
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
salta o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam caprichos do nordeste – nosso tempo
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
salta o mundo de Portinari que fica lá no fundo
maginando novas surpresas.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381.
Uma análise cuidadosa dos quadros selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do poema.

 






















Podem ser relacionados ao poema de Drummond os seguintes quadros de Portinari:


·      I, II, III e V. x
·      I, II, IV e V.
·      I, III, IV e V.
·      II, III, IV e V.
·      I, II, III e IV.


                4 // ENADE_2008 ID: 291



Quando o homem não trata bem a natureza, a natureza não trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessária interação das diferentes espécies, representadas na imagem a seguir.

 
Depreende-se dessa imagem a


·      exclusão do homem na ameaça efetiva à sobrevivência do planeta.
·      ingerência do homem na reprodução de espécies em cativeiro.
·      mutação das espécies pela ação predatória do homem.
·      responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade. x
·      atuação do homem na clonagem de animais pré-históricos.



                1 // ENADE 2008 ID: 1332



                             O menino que carregava água na peneira




O texto e os bordados inventam uma realidade mágica e uma estética do corpo em movimento. Esses elementos expressivos mostram algumas características de linguagem:
I - possibilidades plásticas da linguagem escrita;
II - aproximação do mundo mágico com o mundo real pela metáfora da água na peneira;
III - literatura e arte visual como expressões dos conhecimentos que caracterizam o mundo infanto-juvenil;
IV - hegemonia dos aspectos gramaticais na criação dos textos literários.

São características de linguagem evidenciadas no texto, APENAS:


·      I e II.
·      II e III.
·      III e IV.
·      I, II e III. x
·      II, III e IV.


                2 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava ID: 21624



Responda a alternativa correta com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula para o ensino e aprendizagem do aluno:
·          Não devemos utilizar as novas tecnologias, pois o ambiente escolar não permite inovações.


·      Devemos utilizar as novas tecnologias apenas no Ensino Médio, pois os alunos já sabem utilizá-las.
·      Não devemos utilizá-las em nossas aulas, pois estas atrapalham a aprendizagem, pois os alunos temem o novo.
·      Devemos utilizá-las, pois com tantos estímulos (visual, sonoro etc.) que o aluno convive, podemos tirar proveito dessa situação em prol da educação. x 
·      Devemos utilizá-las, pois se tratam de uma novidade, apenas nos momentos de lazer, mesmo estando distante de nossos alunos.


                3 // ENADE_2011 ID: 462



Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, por seu potencial catalisador e agregador de símbolos nos aspectos fundamentais da vida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira.

Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR) destaca que “a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da Constituição Federal”. Primeiro parágrafo: “A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional”. E segundo parágrafo: “É facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos”.

PERKOV, P. L. Capoeira: instrumento de educação emancipatória junto a jovens
de classes populares?, PPG-Educação, Unisinos, 2011, p. 47.
(com adaptação)
De acordo com as ideias do texto acima, a adoção do ensino e da prática da capoeira no currículo da escola busca desenvolver:

I. Práticas educacionais de maneira crítica e consciente, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento de uma produção cultural autêntica, acentuando suas raízes afro-brasileiras como um dos elementos constitutivos da formação do homem brasileiro.
II. A diminuição dos espaços destinados às modalidades desportivas mais tradicionais na escola, uma vez que, por meio da capoeira desenvolvem-se arte, música, movimento e desporto.
III. O confronto da cultura escolar com a cultura popular afro-brasileira, já que, com o passar do tempo, corporeidade e espiritualidade ganham espaço na questão do trato com o tema capoeira, tensionando os limites da escola e da cultura escolar.
IV. O caráter interdisciplinar do planejamento e do currículo escolar, já que a capoeira privilegia, ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade e diferentes linguagens artístico-culturais.

É correto apenas o que se afirma em:


·      III. 
·      I e II.
·      I e IV. x
·      III e IV.
·      II.


                4 // Laura Célia Sant'Ana Cabral Cava ID: 21625



Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Assim que D. João VI e a família real chegaram ao Brasil, criaram o Museu Nacional, a Biblioteca Real, a Escola Real de Artes e o Observatório Astronômico. Vários cursos foram criados (agricultura, cirurgia, química, desenho técnico etc) na Bahia e no Rio de Janeiro.

II. A sociedade brasileira resulta da mistura de etnias e o fato de abrigar diversas culturas faz com que nós, brasileiros, lidemos muito bem com as diferenças. No Brasil, não há preconceito.

III. A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de expressão por meio de uma linguagem não-verbal e os sentimentos, emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade. Além do mais, a música favorece uma série de áreas da criança. Essas áreas incluem a “sensibilidade”, a “motricidade”, o “raciocínio”, além da “transmissão e do resgate de uma série de elementos da cultura.


·      Apenas as alternativas I e III estão corretas. X
·      Apenas as alternativas I, II e III  estão corretas.
·      Apenas a alternativa III está correta.
·      Apenas a alternativa II está correta.
·       Apenas as alternativas II e III estão corretas.



                1 // UNIASSELVI ID: 2636



Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos. Com relação às características da educação romana na Antiguidade, analise as seguintes sentenças:

I- Na educação romana meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra.
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos.
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias.
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


·      As sentenças I e III estão corretas.
·      As sentenças II e IV estão corretas. x
·      As sentenças I, II e IV estão corretas.
·      As sentenças II, III e IV estão corretas.

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