sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - MEMORIAL


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - GOIÁS
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO PROFUNCIONÁRIO
MULTIMEIOS DIDÁTICOS

ELAINE CRISTINA MARIANO






MEMORIAL DO CURSO DE MULTIMEIOS DIDÁTICOS











ANÁPOLIS
JULHO - 2014







                                                                                                                          ELAINE CRISTINA MARIANO









MEMORIAL





 












ANÁPOLIS
JULHO - 2014







DEDICATÓRIA

Dedico primeiramente ao meu Deus, sempre presente em minha vida.
Aos meus familiares pelo apoio e incentivo nas horas difíceis.
Aos tutores que estavam sempre dispostos a ajudar e pela paciência que tiverem no decorrer do curso.
Aos colegas por não desistirem e com isto me motivou a não desistir.
Enfim, a todos que de alguma forma contribuíram para que este caminho fosse trilhado até o fim.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me dar inteligência suficiente para concluir este trabalho.
A minha mãe que com paciência me deu sugestões durante o curso.
A minha irmã que me orientou durante o  curso e no  memorial.















APRESENTAÇÃO

Este trabalho contém o Memorial, onde escrevo a minha trajetória durante o curso profuncionário.
Neste trabalho estão os conteúdos que foram estudados no curso em questão, que é Multimeios Didáticos. Ele está dividido em três núcleos, que são: Núcleo de formação Pedagógica, Núcleo de Formação Técnica Geral e Núcleo de Formação Específica.
Contém a trajetória da minha vida escolar.
Neste trabalho está anexada os Pratiques e as PPS.

MINHA VIDA ESCOLAR

 O começo da minha trajetória escolar foi quando comecei a estudar com 7 anos e fui para o pré-escolar, hoje não existe mais, agora começa com seis anos, no 1º Ano.
Ainda me lembro do Colégio: Estadual Frei André Quim OFM. Não sei o que quer dizer essa sigla, bem, mas continuando: O método utilizado nas séries primárias era tradicional. Apesar de criticarem esse método eu achei muito válido para aprender a ler e escrever, apesar é claro da minha mãe também ter tido participação na minha alfabetização, pois ela pediu para que me passassem do pré-escolar para o segundo ano, sem precisar fazer o primeiro, ela iria me ensinar em casa a ler e escrever e eles concordaram e hoje sei ler e escrever muito bem, alias desde pequena já tinha essa facilidade, talvez pela dedicação de minha mãe.
Do pré- escolar ao 2º Ano, tudo bem, as professoras eram boas, calmas e o que eu não esqueço é dos carimbos que elas colocavam no caderno para nós pintarmos, achava aquilo o máximo. Mas... já nas outras séries me sentia  discriminada, tanto quanto pelos professores, alunos, enfim por toda a comunidade escolar. Eles não se importavam com nós, só em passar conteúdo, memorizar, decorar, nos tratar mal, pelo menos eu me sentia assim.
No ensino médio, também tradicional fiz o normal com o objetivo de lecionar, mas não tinha maturidade para exercer a profissão, pois era uma exigência da minha mãe, que custeou os nossos estudos, por achar que seria mais fácil conseguir arrumar emprego, mas meus pais esqueceram de nos preparar para a vida... Terminei com 18 anos.
Só comecei a estudar de novo depois dos 40 anos, quando consegui passar no concurso podendo assim pagar a faculdade. Hoje estou fazendo magistério, com o objetivo de lecionar(Irônico, não acham,?!!), mas agora com mais maturidade e experiência de vida, pretendo exercer essa função dando o melhor de mim.
Quanto ao curso do profuncionário, comecei a faze-lo por exigência da diretora que achou que deveria fazer por trabalhar como Assistente Tecnológico. Fiz a inscrição, não muito motivada, pois estava fazendo faculdade e iria ser muito pesado para mim.
Apesar das dificuldades e as vezes vontade de desistir, devido a cansaço, tempo e também por achar muito complicado, estou aqui fazendo meu memorial e estou  feliz por ter conseguido,  pois valeu muito para o meu  aprendizado, conhecimento e várias outras habilidades que consegui obter ao longo desse curso, que são várias, mas uma que me ajudou muito, por ser insegura, foi a ter autoconfiança.

SUMÁRIO
Nº                                                                                                                                  pg
1. Introdução.................................................................................................................09
1.1. Núcleos de Formação(Pedagógica,Técnica Geral e Específica)..........................09
2. Prática profissional: Vivência da Ação Educativa.....................................................16
3. Reflexão dos Núcleos de Formação(Pedagógica, Geral e Específica)....................17
4. Conclusão.................................................................................................................27
5. Referências Bibliográficas........................................................................................29
6. Anexos.....................................................................................................................30

 INTRODUÇÃO
                        
Este trabalho aborda um pouco daquilo que aprendemos durante um ano e meio de estudos, pesquisas, entrevistas e reflexões no Curso Profuncionário.
O mesmo é composto de três Núcleos: de Formação Pedagógica, de Formação Técnica Geral e de Formação Específica. Em cada um descriminamos as Disciplinas com os referidos Pratiques e PPS.

No primeiro núcleo são abordado os temas:
Funcionário da Escola: Cidadão, Educadores, Profissionais e Gestores.
Este módulo mostrou a importância dos funcionários, dentro de uma instituição de ensino, seja os professores e toda direção da escola, mesmo até os funcionários que participam indiretamente, como o caso de zelador, porteiros, merendeiras, que também contribuem para auxiliar na Educação das crianças, pois cada funcionário que se dedica na sua função faz valer o papel que lhe cabe dentro  da escola como educadores que são, de acordo com as normas da instituição.

Educadores e Educandos: Tempos Históricos
Neste módulo vimos que o ensino escolar e a educação são fatores que andam juntas e que sempre estarão presentes em nossas vidas.
Vimos que havia preconceito como os pobres e negros, as mulheres tiveram de vencer os obstáculos e transgredir regras e normas estabelecidas pela igreja católica, pelos governos e pelos políticos para terem direito de acesso á educação escolar.
Vimos que todos nós devemos construir uma identidade profissional como educadores que somos.

Homem: Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica.
No módulo vemos que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o individuo, respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajudar a construir nossa identidade.
Averiguamos que na escola o individuo deve opinar, ser crítico e por meio do diálogo construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e participativos.
  
Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
Neste módulo vimos à importância da psicologia na educação, pois seu papel histórico é relevante na reformulação de conceitos, metodologias e pedagogias através de seus estudos na psicologia do desenvolvimento, na psicanálise, na psicologia da aprendizagem, na psicologia do comportamento. Essa ciência juntamente com outras vêm propondo novos olhares para a educação, tornando-se indispensável ferramenta no cotidiano escolar, influenciando todo o nosso dia a dia.

Educação, Sociedade e trabalho: Abordagem Sociológica de Educação.
Esse módulo fala da história de grandes políticos e sobre o mundo do trabalho.
Fala também de grandes filosóficos e de inventores, como por exemplo, Émile Durkheim, que foi um pensador francês que via com otimismo as mudanças que sofria a sociedade europeia do século XIX, apontando como fatores e causadores das crises sociais os aspectos morais e não econômicos.
Vimos que Marx diz que é o trabalho que nos diferencia dos animais. A educação é o fruto do que os homens fazem para produzir sua existência.
Vimos ainda que a educação que recebemos tem por objetivo nos enquadrar às expectativas do meio social em que vivemos. Vimos também que a sociologia tem como preocupação estudar a vida social e que a escola pode desempenhar um importante papel na construção dessa nova sociedade, seja mostrando como são produzidas as injustiças sociais, seja estabelecendo relações democráticas no ambiente escolar, seja formando intelectuais orgânicos que vão trabalhar por transformações sociais radicais.

Gestão da Educação Escolar.
 O estudo deste módulo trata da Gestão da Educação Escolar, analisando as possibilidades de construção de processos de participação.
Vimos conceitos de administração e suas classificações, gestão democrática, o papel da União, Estados e Município, o Projeto Político Pedagógico e sua importância no trabalho coletivo da escola e também suas finalidades culturais, política e social, participação na gestão democrática: conselhos escolares, escolha de diretores e etc. 
 Por último destacamos a importância do papel de cada um no ambiente escolar, através do modo de agir podemos educar ou não.


No segundo núcleo são abordados os temas:

Informática Básica 
Neste módulo foi relatado sobre a historia da evolução da informática, e os comandos básicos de um computador. 
No inicio dos séculos  os homens utilizava sua inteligência, criatividade e curiosidade para descobrir, inventar e transformar a fim de melhorar sua vida, e garantido sua sobrevivência.--
No período da pré-história houve duas descobertas fundamentais: O fogo e a Roda. Com a utilização do fogo se protegia contra predadores e cozinhava entre outras coisas, a roda revolucionou os meios de transporte e possibilitou avanços tecnológicos, como as máquinas a vapor, o computador. Depois veio a revolução Industrial, com as novas criações e com tanta tecnologia o mercado de trabalho foi desenvolvido cada vez mais.
O primeiro computador foi encontrado durante a segunda Guerra Mundial. A revolução da tecnologia da informação no século XX veio se difundir amplamente na década de 1970, mas o passo decisivo da microeletrônica foi dado  segundo castells em 1957. E com o passar dos tempos o computador vai se renovando tanto os programas como as formas e tamanhos.--
A internet e o acesso a tecnologia da informação no Brasil começou no meio acadêmico em 1988..


Produção Textual na Educação Escolar
O presente módulo se refere ao ato de ler, compreender e produzir diversos textos e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes linguagens, tudo isso como um processo de construção da cidadania através do desenvolvimento de uma leitura mais reflexiva e critica.
Possibilita também o acesso aos diferentes tipos de textos, tais como: redações oficiais, textos jornalísticos, atas, relatórios, ofícios, memorandos, requerimentos, cartas, comunicados, declarações, solicitações, encaminhamentos, convites, e-mails, entre outros. Além disso, cita noções de gráficos e tabelas que são bastante necessários no nosso dia-a-dia, sobretudo, a organização administrativa de uma escola, pois são essenciais para a explanação de dados estatísticos, na elaboração de planilhas e em documentos diversos.
O módulo propiciou estudarmos a construção de texto como uma forma de registro das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram gravados, registrando uma memória.
Dessa forma, entende-se que este módulo é de grande importância para o andamento desse curso, pois por meio dele os funcionários tem a oportunidade de obter uma série de saberes inerentes à nossa prática diária na unidade escolar.


Direito Administrativo e do Trabalho
Neste módulo estudamos sobre direito administrativo e do trabalho.Tivemos uma abordagem sobre os conceitos fundamentais de direito como: origem, normas jurídicas, fontes do direito, direito e suas ramificações etc. Estudamos ainda o mundo do trabalho e as reações humanas neste ambiente, fatores de produção, como ao longo do tempo ocorreram as transformações no mundo do trabalho.
Vimos também sobre a Constituição Federal de 1988, de todo o processo para que houvesse sua elaboração, da conquista de uma série de direitos individuais e sociais, dentro deste tema vimos sobre algumas garantias relacionadas ao trabalho como: jornada de trabalho, licença maternidade e paternidade, férias e outros direitos decorrentes ao trabalho.
Estudamos sobre direito administrativo e seus princípios, administração pública, dos poderes administrativos, atos administrativos, das restrições.
Vimos que o Direito Público tem como fontes de lei, a doutrina, a jurisprudência e o costume.
Classificamos os servidores públicos em: estatutários, empregados públicos e servidores temporários.
Para concluir vimos a evolução dos funcionários da educação na busca de seus direitos, sempre buscando a organização e integrando-se a  associações de funcionários públicos ou entidades de professores, tornando-se  sujeitos da própria história.
                 

No terceiro núcleo são abordado os temas:
  
     Teorias da Comunicação
   Neste módulo estudamos o rádio e a massificação informativa, a fotografia na teoria e prática, sobre a televisão onde nos fazem serem consumistas.
Sobre a Comunicação Humana e interação Social: Comunicação interpessoal, Comunicação instituição e a Comunicação de massa.
Estudamos também a Redação, Carta Pessoal, Ofícios, Requerimento, Circular, Correio eletrônico ou e-mail, Correspondência Oficial:Ata.

     Informática Aplicada à Educação
   Este módulo trata do surgimento da informática no setor educacional. Muitos foram os projetos que tentaram viabilizar esse recurso pedagógico, no sentido de resgatar algo que a educação se propunha há muito tempo e pouco vinha realizando. A partir desse pensamento a relação informática e educação seria umas das condições importantes para o alcance do processo de informatização da sociedade brasileira, um meio de ampliação das funções do professor e jamais como ferramenta para substituí-lo.
      Informática Aplicada às Artes
    Neste módulo o assunto abordado foi a invenção da prensa que causou uma revolução social e artística, as primeiras técnicas de gravura, como a xilogravura, a gravura em metal, a litografia, no século XIX, aparece na forma de fotografia. Nos anos 1960 do século XX, o computador da continuidade a reprodução em serie da imagem, iniciada pela geração dos gravuristas. Uma nova cultura nasce no século XX, a cultura da mídia, que compreendem sons, textos e imagens veiculados simultaneamente.
    
     Audiovisuais: Arte, Técnica e Linguagem
Neste módulo tratamos sobre questões da rotina de trabalho, conhecimentos e atividades para a formação de um profissional capaz de criar, saber usar e dispor para o uso da comunidade escolar os recursos de comunicação e de informação em múltiplos espaços físicos e virtuais (biblioteca, videoteca, sala de vídeo e TV, anfiteatro, auditório, laboratórios, ginásio, computadores, Investigando, pensando e aprendendo sobre o significado e o funcionamento da comunicação humana, bem como as mensagens e informações são produzidas, transmitidas e significadas, e estudamos as grandes artes plásticas e a interação entre a escola e a mídia.-



      Biblioteca Escolar
Este módulo retrata breve história da escrita, da leitura e do livro, a história da biblioteca escolar, sobre a evolução da escrita, a escrita alfabética, até chegar aos livros, que eram escritos manualmente e só poucos tinham o privilégio de usá-los. Gutenberg inventor da imprensa e após o surgimento do papel, possibilitou a forma de registro em livros de forma mais evoluída de fácil multiplicação. A partir daí surgiram às bibliotecas que ainda eram usadas por poucos e considerados intelectuais. 
Falaram sobre os diversos tipos de biblioteca que existe, organização da biblioteca escolar, formação e desenvolvimento do acervo, organização do acervo, sistemas de classificação, catalogação, dinamização da biblioteca escolar.
  
Oficinas Culturais
Este módulo diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo, das muitas culturas que o formam, a Cultura afro-brasileira: portugueses, povos europeus,  cada um com suas tradições, línguas, expressões, jeito de ser e crer, que vieram para cá e, misturados aos diferentes povos indígenas e africanos, ajudaram a formar um país plural e de muitas culturas. 
Diante de tudo isso, não é possível falar de educação sem integrá-la à questão cultural.  Porque a educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. 



 Laboratórios

O módulo retrata a importância do experimento na fixação dos conteúdos e o valor do laboratório como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando.
O homem na sua luta por sobrevivência sempre buscou uma descoberta que viesse a auxiliar ou aprimorar a outra. Foi assim desde o surgimento do fogo, da roda da escrita. E a essas descobertas devemos a busca incessante de alguns homens que questionaram o porquê das coisas. E  tentaram descobrir seus segredos. A historia da humanidade é recheada de grandes pensadores, do ramo da filosofia, matemáticos, físicos, e até pedagógicos como os grandes nomes da educação, como Paulo Freire, Wygotsky, Piaget e por ai segue uma lista de homens que contribuíram para os avanços das descobertas, como Leonardo da Vinci, Arquimedes, isaac Newton... que hoje nos auxiliam dentro dessas áreas. Trouxe ainda a necessidade de ter um laboratório escolar de química, línguas, informática, e ciências para a compreensão dos conteúdos, com base nas habilidades e competências desenvolvidas em aulas teóricas.







Este Núcleo é Composto pelas Seguintes Disciplinas

Funcionário da Escola: Cidadão, Educadores, Profissionais e Gestores.
Educadores e Educandos: Tempos Históricos
Homem: Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica.
Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
Educação, Sociedade e trabalho: Abordagem Sociológica de Educação.
Gestão da Educação Escolar.

Ao término destes módulos adquiri conhecimento e práticas que antes  não sabia como fazer, como: Relatórios, produção de texto, entrevistas, trabalhar com programas envolvendo charges, historinhas em quadrinhos, e muito mais que se escrever não vai caber nas duas páginas... mas através deles adquiri habilidades que são necessárias não só onde trabalho, mas também na minha vida diária e que levarei  para toda a vida.
Através destes módulos percebi a importância dos funcionários dentro de uma instituição escolar, que o ensino escolar mais a educação andam juntas, que a escola é o lugar  de interação, onde educamos respeitando a cultura, a socialização e o individual de cada um, que a psicologia é uma ferramenta importante para a educação no desenvolvimento do educando.
Aprendi que a escola tem um papel importante a desempenhar na sociedade, que na gestão escolar temos que trabalhar juntos, para o bem maior de todos.
Em relação aos módulos que já concluímos foram de excelente desenvolvimento para mim, no desempenho do meu trabalho. Porque, nós como funcionários públicos precisamos nos capacitar sempre, pois o mundo não para e sempre haverá inovações, por isso precisamos nos atualizar sempre. E nós precisávamos de um curso com uma estrutura adequada como essa.
No primeiro módulo foi um pouco difícil no desenvolvimento dos pratiques e das PPS e em geral, pois não tinha muita experiência para resolver as questões, só foi possível com ajuda dos tutores que me auxiliaram e assim no decorrer do curso fui ganhando autonomia e por fim já conseguia fazer o curso sozinha tendo um desempenho melhor para resolver os trabalhos propostos a cada módulo. Agora complicou um pouco na montagem do memorial, mas tenho certeza que com paciência e perseverança conseguiremos concluir.
As atividades dos Pratiques e das PPS contribuíram muito para o meu aprendizado, pois através deles aprendi a fazer relatórios, produção de texto, pesquisas, entrevistas, adquiri conhecimento, autonomia...
As disciplinas deste módulo não trouxeram nenhuma dúvida,  nem dificuldade e nem questionamentos por ser um conteúdo de fácil leitura  e interpretação, sendo a problematização apresentada útil para o nosso aprendizado, pois através dele consegui resolver problemas que antes não conseguia, trazendo desenvolvimento cognitivo e proporcionado uma maior atuação na área em que trabalho, que é como Assistente Tecnológico.
Todo módulo tem o seu valor igual, cada qual tem o seu papel de nos informar como devemos participar das atividades desenvolvidas dentro do nosso ambiente de trabalho e como devemos agir. Temos o dever de respeitar os direitos e as opiniões dos outros colegas e saber colocar as nossas ideias. Somos educadores, não importa qual o cargo que ocupamos, temos a nossa importância e devemos fazer com amor.
Uma equipe de trabalho tem que saber trabalhar em união, cada um fazendo a sua parte ,ajudando a melhorar a qualidade da Educação do nosso País.
Meu sonho é formar, prestar concurso e ser uma ótima educadora, gostar do que faço, auxiliar meus alunos a descobrir o mundo, desenvolverem suas aptidões, educa-los com amor, respeitando suas individualidades e inovar sempre.
Não dá para enumerar o que desejo realizar, talvez não consiga alcançar todos os meus objetivos, mas o que alcançar, darei o meu melhor.
Meu papel no processo de aprendizagem é propiciar aos alunos condições para o desenvolvimento da capacidade de pensar crítica e logicamente, fornecendo-lhes meios para a resolução dos problemas inerentes aos conteúdos trabalhados interligados ao seu cotidiano, fazendo com que ele compreenda que o estudo é mais do que mera memorização de conceitos e termos científicos transmitidos pelo professor ou encontrados em livros.
Demonstrar profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos. O compromisso de conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos nós  que estamos envolvidos em Educação.



ESTE NÚCLEO É COMPOSTO PELAS SEGUINTES DISCIPLINAS
Informática Básica 
Produção Textual na educação Escolar
Direito Administrativo e do Trabalho

Ao término destes módulos adquiri habilidades necessárias para exercer minha profissão e também uma estrutura sólida para a minha vida diária. Percebi que a informática é essencial ao ser humano, que o uso da informática faz parte também de um novo aprendizado, uma nova evolução tecnológica da qual nos proporciona uma visão ampla no caso do uso da internet, uma grande facilidade de resolver problemas  e uma visão do mundo atual através de noticiários que estão disponíveis para nós como educadores que precisamos ter uma visão ampla dos acontecimentos e coloca-los em prática nas salas de aula.
Aprendi que é importante ensinar ao aluno a fazer uma produção de texto, pois o trabalho com produção de textos nas escolas deve formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes, sendo  capaz de conhecer possibilidades, saber selecionar o gênero no qual seu texto se realizará e fazer escolhas necessárias para atender a seus objetivos e situações propostas, onde o educando vivencia a realidade do aluno.
E finalmente que todos tem direitos e deveres, considero-os fundamentais para nossa formação profissional, pois, enquanto profissionais da educação, é essencial termos conhecimentos jurídicos, afinal, participaremos efetivamente da sociedade quando  soubermos quais são os nossos direitos e deveres e que nós funcionários da educação somos sujeitos da nossa própria história.
Nesse módulo os Pratiques e as PPS contribuíram e muito para o meu conhecimento e autonomia, pois através deles fui buscar por em prática tudo que aprendi neste módulo, onde adquiri autonomia, pois tive que correr atrás para conseguir concretizar esse módulo.
Tive as minhas dificuldades, questionamentos, dúvidas, mas consegui resolve-los, porque este curso nos ensina que se queremos alguma coisa temos que correr atrás se quisermos chegar a algum lugar.
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada. Na verdade a motivação tem um papel fundamental na aprendizagem. Ninguém aprende se não estiver motivado, se não desejar aprender.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando apenas que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive. Sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.
Assim, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.
O professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural. Portanto, é papel do docente provocar avanços nos alunos e isso se torna possível com sua interferência direta com os alunos. 



ESTE NÚCLEO É COMPOSTO PELAS SEGUINTES DISCIPLINAS

Teorias da Comunicação
Informática Aplicada à Educação
Informática Aplicada às Artes
Audiovisuais: Arte, Técnica e Linguagem
Biblioteca Escolar
Oficinas Culturais
Laboratórios

Ao término destes módulos percebi o quanto contribuiu para o meu  aprendizado e tornou-se um norte importante para a concretização de um futuro promissor.
Aprendi sobre a comunicação interpessoal, ela é  direta e imediata acontece quando as pessoas estão frente a frente, se relacionam através da fala e gesticulação. A segunda é a comunicação institucional, e vamos encontrar nos murais que são os meios de comunicação, pelos quais as pessoas se relacionam umas com as outras, mesmo não estando frente a frente, informando a comunidade e não pessoas específicas. Por fim a terceira é a comunicação de massa, cujo objetivo é atingir as multidões através de elementos básicos fundamentais como: fonte, destinatário, emissor, receptor, código, canal, mensagem/informação. Na verdade a vida social e comunicação são indissociáveis, não se entende separadamente.
Percebi também como as artes estão ligadas à educação, que a informática e o computador, assim como todo conhecimento e atividade humana só puderam ser inventados e imaginados por causa do próprio desenvolvimento, ao longo de todos os milhares de anos da historia da humanidade, dos instrumentos ou das ferramentas, dos suportes e das técnicas, que serviram também a criação de todas as artes da historia da humanidade. A arte considera, fundamentalmente, o ambiente, o meio e o material utilizado. Todos eles, juntos, condicionam as técnicas, as ferramentas e o estilo do artista, sua marca inconfundível e seu significado sensível.
Assim como a invenção do computador, a invenção da prensa causou uma revolução social e artística, anunciando a reprodução em serie de imagens, característica marcante da informática aplicada as artes, também o quanto é importante termos uma biblioteca organizada, que atrai a atenção do professor e do aluno, que a biblioteca escolar na sua grande maioria tem uma função relevante no ensino aprendizagem, mas para que isso ocorra de forma correta tem que ter um mínimo de organização para que os educandos possam ter prazer no ato de ler e o quanto precisamos respeitar a cultura de  um povo, que a cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem suas bagagens e histórias. Confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas pulsam  o tempo todo nesse convívio e por último o valor do laboratório para a educação, que proporcionou evoluções para a humanidade, que as atividades experimentais podem e devem contribuir para um melhor aproveitamento dentro de sala de aula. É nessa perspectiva que o técnico tem sua maior atuação no processo de ensino aprendizagem, uma vez que esse profissional tem um papel fundamental no desenvolvimento e execução das atividades de apoio técnico, destinando ao ensino que viabilizem a pesquisa e a extensão dos conhecimentos.
Posso afirmar que meus pensamentos sobre diversos assunto mudou muito. Muita coisa que não sabia sobre os temas abordados durante o curso deu-me uma nova visão dos problemas enfrentados na educação brasileira. Acredito que tive um ótimo crescimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão critica embasada nos conhecimentos adquiridos.
 Este curso favoreceu a compreensão do quanto nossas ações cotidianas são importantes para a qualidade do processo de ensino aprendizagem. Houve muitas mudanças na educação, mas até hoje ela ainda continua em construção e isso é visto com otimismo.
A comunidade escolar em que atuo ficaram muito admiradas com o curso, pois acharam este curso proveitoso e enriquecedor, tanto para mim como  para a comunidade escolar, pois através dele pude auxilia-los em várias tarefas que precisavam ser desenvolvidas e não tinha alguém para auxilia-los e como através desse curso adquiri habilidades necessárias, então pude responder às suas expectativas.
Os meus direitos como Funcionário da Educação
Depois de tantas lutas e conquistas, pode-se afirmar que hoje tem como papel fundamental do setor educacional o acesso ao conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas e continuarem assim a lutar por igualdade de direitos, pode-se dizer então, que atualmente a educação, em termos de Brasil, pode ser tratada como uma política social que deve ter como compromisso fundamental a garantia dos direitos do cidadão.
Hoje é impossível não sabermos os nossos direitos como Funcionários da Educação, pois é só abrir o computador e pesquisar, acharemos o que precisamos, o que acontece é saber se realmente temos esses direitos.
As mudanças que ocorreram depois do término desse curso foi que consegui segurança para realizar o meu trabalho, rapidez, domínio. Agora os professores não cansam de me pedirem para baixar vídeos, escanear livros, fazer slides, entre outros...!


CONCLUSÃO
                  
Ao término deste Curso conclui que o mesmo enriqueceu bastante meus conhecimentos acerca de produções textuais, requeridos durante o curso, principalmente das PPS e pratiques, com atividades que levam a resultados efetivos no ambiente de trabalho do cursista e também na tentativa de melhorar a qualidade nas práticas profissionais.
Incentivou a criação e a prática de ideias, projetos e atividades significativas e capazes de transformar as instituições e melhorar o ensino, bem como contribuir nas condições de vida da comunidade.
O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários da escola, sendo compatível com a prática que exercemos na escola, sendo importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto para a carreira.
Seus objetivos fundamentais estão a valorização do trabalho dos profissionais da educação através do oferecimento dos cursos de formação inicial do nível técnico, por isso precisamos colocar em prática o que aprendemos, com isso, estamos contribuindo para uma educação de qualidade e também acredito  que tudo que aprendemos nunca será demais, e foi muito bom poder ter tido está oportunidade de aprendizado neste curso.
O curso técnico de Formação para os funcionários da Educação é muito importante e gratificante e veio para somar e valorizar a capacidade de cada participante que tiveram o privilegio de participar dele, onde   os encontros do curso foram realizados com muita responsabilidade, onde  fomos recebidos com carinho e atenção e  os trabalhos desenvolvidos  com seriedade e competência.
Nós, enquanto educadores, precisamos analisar as questões que permeiam o cotidiano escolar, com isso compartilho  as palavras de Gadotti (1998, p. 90)  esperança em um futuro melhor para a educação brasileira:
Ao novo educador compete refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação realmente democrática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que favoreça o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração do trabalho. Esse novo projeto, essa nova alternativa, não poderá ser elaborado nos gabinetes dos tecnoburocratas da educação. Não virá em forma de lei nem reforma. Se ela for possível amanhã é somente porque, hoje, ela está sendo pensada pelos educadores que se reeducam juntos. Essa reeducação dos educadores já começou. Ela é possível e necessária.
Espera-se que os profissionais da educação acreditem nessa força que Gadotti lhes deposita, e desejem realmente participar da construção de uma nova educação para um novo mundo.
Concluindo, nesse curso destacam-se as variedades de opções de atividades, onde foi proporcionado vários recursos para a construção deste trabalho, enriquecendo nosso conhecimento e influenciando o processo ensino/aprendizagem. A vida do ser humano é um constante aprender, por isso é necessário aprendermos sempre, pois o mundo evolui e precisamos evoluir com ele, onde tudo que aprendemos levamos para toda a nossa vida, e a vida de quem nos rodeia, como educadores que somos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, MEC – Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Informática Básica/João Kerginaldo Firmino do Nascimento.  Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006
Direito Administrativo e do Trabalho/Walter Candido Borsato de Moraes.  Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.
Gestão da Educação Escolar/Luiz Fernando Dourado.  Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.
Educação, Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociológica da Educação/Ricardo Gonçalves Pacheco e Erasmo Fortes Mendonça.  Brasília: UNB, Centro de Educação a Distância, 2006.
Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica/Regina Lúcia Sucupira Pedroza. UNB, Centro de Educação a Distância, 2006.
Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica: Formação Técnica/ Dante Bessa. UNB, Centro de Educação a Distância, 2005
Educadores e Educandos: Tempos Históricos/Maria Abádia da Silva. UNB, Centro de Educação a Distância, 2005.
Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores/ João Antônio Cabral de Monlevade. UNB, Centro de Educação a Distância, 2005.
BESSA, Dante Diniz. Teorias da Comunicação.BRASIL. MEC. SEB. Brasília: UnB, 2009.
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pd
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pcs.ifsuldeminas.edu.br/.../profuncionario/grade_multimeios_didaticos.pdf
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