segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ESCOLA DIGITAL




ESTUDE PARA O ENEM COM ESCOLA DIGITAL

Nos dias 05 e 06 de novembro, milhares de estudantes vão realizar as provas da edição 2016 do ENEM, considerado hoje a principal porta de entrada para as universidades brasileiras. O exame é denso: ao todo, são 180 questões sobre quatro grandes áreas do conhecimento e um teste de redação.

Preparar os alunos para a prova é uma tarefa que deve permear todo o Ensino Médio, mas que acaba sendo intensificada na reta final, quando muitos passam a recorrer a internet para se aprofundar nos temas.

Pensando em ajudar esse público, nós preparamos esse email especial, onde vamos mostrar recursos digitais para auxiliar nos estudos. A primeira parte do material você já conhece hoje. Na semana que vem, enviaremos mais recomendações divididas por áreas de conhecimento. Confira!

CIÊNCIAS HUMANAS

A prova engloba conteúdos deHistóriaGeografiaFilosofia eSociologia. Clique nos títulos para acessar recursos de cada disciplina e confira alguns destaques:
Destaquevídeo faz uma revisão de conteúdos sobre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, a Guerra Fria, as Ditaduras Latino-Americanas, o Iluminismo e a História do Brasil.
Destaquevídeo revisa conteúdos como clima e suas influências, elementos climáticos, massas de ar, gráficos (climograma), além de apresentar dicas para o exame.
Destaquevídeo aborda temas como Cultura, Política e Mundo do Trabalho; análise dos modelos Fordista e Taylorista; e apresentação de resolução de questões do Enem.
Destaquevídeo fala sobre a relação estabelecida entre a Filosofia da Natureza e as preocupações da ciência atual.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

A prova contempla os conteúdos deQuímicaFísica Biologia. Clique sobre os títulos para acessar todos os recursos de cada disciplina e veja também alguns destaques:
Destaque: vídeo faz revisão sobre o conteúdo Forças Intermoleculares e apresenta exemplos de questões do Enem de anos anteriores.
Destaqueaula exemplifica a lei de conservação de energia, mostrando como a energia potencial é convertida em energia cinética.
Destaquevídeo revisa o conteúdo de Genética, comentando sobre as teorias de Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck.

DICA PARA REDAÇÃO 

Jogo permite ao aluno aprender a usar elementos articuladores como advérbios, conectivos, entre outros, para dar sentido às frases e melhorar seu desempenho em textos dissertativos. Clique para ver.
Semana que vem tem mais!
No dia 28 de setembro enviaremos indicações de recursos para estudar as áreas de Linguagens e de Matemática, além de outra dica para Redação. Não perca!

ESTUDE PARA O ENEM COM ESCOLA DIGITAL
(PARTE 2)

Na última semana, você recebeu por email uma lista com recursos digitais selecionados para ajudar estudantes na preparação para o ENEM 2016, que acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro.

No Boletim Escola Digital desta semana, compartilhamos mais conteúdo – dessa vez das áreas de Linguagens e Matemática. Você pode acessar listas com todos os materiais clicando sobre o título da disciplina e também pode conferir destaques que separamos para você.

Nosso objetivo é oferecer mais possibilidades de recursos digitais acessíveis e de qualidade para aqueles que desejam concluir o exame com boa pontuação. Confira o material a seguir e compartilhe com colegas que estão estudando para o ENEM!

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

A prova contempla conteúdos deLíngua PortuguesaLiteratura,ArtesEducação Física,Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira, que pode ser Inglês ou Espanhol, de acordo com a opção feita no momento da inscrição:
Destaque: aula digital apresenta as origens da língua portuguesa, a convenção ortográfica e também dá dicas de redação.
Destaqueaula virtual comenta a narrativa como gênero literário.
Destaquevídeo aborda os pronomes pessoais em Inglês e oferece dicas para o ENEM.
Destaqueáudio relembra canções que marcaram o período da ditadura militar no Brasil.
Destaqueapresentação multimídiatraz textos e vídeos que comentam o uso da tecnologia no futebol.
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Destaquevídeo discute o que os jovens pensam sobre o email em um mundo superconectado em que as tecnologias da informação e comunicação cabem no celular.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Apesar de essa ser uma prova restrita à disciplina de Matemática, o ENEM é conhecido por cobrar mais conhecimentos de interpretação e resolução de problemas – e menos decorebas:
Destaque 1: vídeo traz uma revisão sobre trigonometria e resolve algumas questões sobre esse tema com base em exemplos do ENEM.

Destaque 2vídeo apresenta como a Matemática está presente na natureza através do número de ouro, pi e formas geométricas.

Confira todos os recursos digitais de Matemática para o Ensino Médio.

DICA PARA REDAÇÃO 

Realizada no segundo dia de ENEM, a prova de Redação assusta muitos participantes. Treine a capacidade de organizar as ideias que irão compor o texto de uma redação com essa ferramenta que permite criar mapas mentais. O recurso pode ser utilizado para ampliar as atividades de texto em sala.

DICA DE APLICATIVO 

Além de estudar em sala, seus alunos também podem treinar para o ENEM com o aplicativo Geekie Games Enem, a única plataforma digital credenciada pelo MEC que ajuda milhões de estudantes a se prepararem para serem aprovados no vestibular. Clique e confira!
Se você não recebeu o email anterior com as indicações de conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, escreva para nós e te mandaremos o material completo: contato@escoladigital.org.br

ESCOLA DIGITAL AGORA TEM CANAL NO YOUTUBE. INCREVA-SE!

Conheça nosso novo canal no YouTube, com vídeos e tutoriais para todos aqueles que querem aprender mais sobre as ferramentas de Escola Digital. A página oferece ainda relatos de experiência de educadores e instruções de como incrementar as aulas com a ajuda dos recursos digitais. Para quem participa do curso a distância, o canal também disponibiliza os vídeos relacionados aos quatro módulos do curso. Assim dá para estudar em qualquer hora e lugar.Inscreva-se e fique sempre atualizado!

NOVIDADES ESCOLA DIGITAL

A partir de hoje, nossos boletins passarão a ser enviados toda semana, com as principais notícias da plataforma. Agora você poderá ficar cada vez mais conectado!

DICA DA SEMANA

Confira uma lista de recursos digitais de alfabetização. São jogos e vídeos especialmente selecionados para ajudar os alunos que estão aprendendo a ler e a escrever.


VAMOS FALAR DE DEMOCRACIA?

Com o recente episódio do impeachment e a proximidade das eleições, são raras as conversas que não acabam entrando no tema política. Tratar dele em sala de aula é uma questão importante, especialmente nas turmas do final do ensino fundamental e do ensino médio. Para evitar que o assunto caia no debate puramente ideológico, pautar-se de informações é o melhor caminho.

Para ajudar educadores e estudantes a entender melhor o conceito de democracia, o papel do voto na sociedade e a organização do sistema eleitoral brasileiro, o Blog Escola Digital separou vídeos, textos e infográficos que podem ser usados para atividades em casa e na sala de aula. Confira!

ABA INGLÊS 75

Friday Message
9/9/2016

Ways of Saying "Hello"
Hello there!

How are you today? I hope you are having a great Friday today.
Seu progresso:
Beginners
Continue estudando
English, just like many other languages in the world, has many different ways of greeting people or saying “Hello”.No inglês, como em muitas outras línguas do mundo, há maneiras diferentes de cumprimentar as pessoas.

In English we have standard greetings:
Em inglês temos alguns cumprimentos padrão:

Hello, Jack. How are you?
- Oi Jack. Tudo bem?

I’m fine, thank you, Paul. And you?
- Tudo bem, obrigado, Paul. E você? 

I’m fine, thanks
- Tudo bom, obrigado.

Here are examples of other ways that we can say “Hello” and sound more native when speaking. Look at the following conversation between four different people and the different ways they greet each other.

Jack: Hey, Paul, how’s it going? I haven’t seen you in a while!
Jack: Oi, Paul, como vai isso? Faz tanto tempo que a gente não se vê!

Paul: Hi, Jack! How are things?
Paul: Oi Jack! Tudo bem?

Jack: Well, thanks, I can’t complain. This is my friend Simon. He’s here to visit from Australia.
Jack: Bem, obrigada., não me posso queixar. Este é meu amigo Simon. Ele veio me visitar da Austrália. 

Paul: What’s up, Simon? Are you well?
Paul: Oi Simon! Tudo bom?

Simon: Hiya, Paul! I’ve heard a lot about you.
Simon: Oi Paul, já ouvi falar muito sobre você. 

Paul: Guys, this is my girlfriend Janet.
Paul: Pessoal, esta é minha namorada Janet.

Janet: Hello, guys! It’s nice to meet all of you!
Janet: Oi gente. Prazer em conhecê-los!

So, as you can see, there are many different ways of greeting people.

Remember that…

• “Hey”, “Hi” and “Hiya” are all friendly and informal alternatives to “Hello”.

• “I can’t complain” means you have nothing bad to say, everything is fine. You will often hear the grammatically incorrect “Can’t complain”.

• “How’s it going?” can be used to ask how someone is or instead of “Hello”.

• “How are things?” is an informal way of asking “How is everything in your life?” or “How are you?” People often use the grammatically incorrect “How’s things?”.

• “What’s up?” is a very informal way of saying “Hello”.

• “Are you well?” is another way of saying “How are you?

I hope you have found this interesting. Now you can practice all your greetings the next time you meet an English speaker.


You can learn more about greeting people in English by accessing unit 6 of the full ABA online course.

Have a great weekend!

Bye for now!
Priscilla
Priscilla

Your ABA Teacher
Curtiu esta aula?
Compartilhe-a com seus amigos!
Twitter
Baixe o nosso app
Escute, fale e interprete em inglês onde você quiser, sempre que quiser.
App Store
Play Store

Mais recursos
Confira mais lições de inglês no nosso blog:
Blog

ABA INGLÊS 74

Friday Message
16/9/2016

See, Watch and Look
Hello everyone,

I hope you are having a fantastic Friday!
Seu progresso:
Beginners
Continue estudando
Today’s lesson will be a bit different! Keep reading...

Let’s start by reading the following conversation between Luis and Juliette:
Vamos começar lendo uma conversa entre Luis e Juliette:

L: You should watch Gordon Ramsey’s new cooking show. It’s really good! 
L: Você deveria assistir o novo programa de cozinha do Gordon Ramsey. É muito legal!
J: Yes, I saw you sent my brother an email about it. 
J: Sim, eu vi que você o enviou para o meu irmão pelo e-mail.
L: I have watched every episode. The other day I was looking for a chocolate cake recipe and found his show online. We should watch it in the evening. 
L: Já vi todos os episódios. No outro dia eu estava procurando uma receita de um bolo de chocolate e encontrei seu programa on-line. Podemos assisti-lo esta noite.
J: That sounds perfect! 
J: Legal!

Do you know what the difference between “see””, “watch” and “look” is? Let’s have a look! ;) 
Você sabe a diferença entre “see”, “watch” e “look”? Vamos ver! 

We use 
see to mean simply that an image comes into our eyes. It may not be a choice, if our eyes are open, we see things. For example: Usamos “see” quando nos referimos a uma imagem que temos diante de nós. “See” não é uma decisão, somente quando temos os olhos abertos, vemos coisas. Por exemplo: 

“I can see clouds in the sky” 
“Vejo nuvens no céu” 

When we 
look, we concentrate on seeing something. It is a choice. For example: Quando dizemos "look", nos concentramos em ver algo. É uma decisão consciente. Por exemplo: 

Look! Isn’t this a lovely dress?” 
“Olhe! Não é um vestido lindo?” 

There are a lot of phrasal verbs for “look”. Here are three very common phrasal verbs. 
Existem muitos phrasal verbs com "look". Aqui temos os três mais comuns: 

- Look at: used to direct someone's attention to something or someone. 
- Look at: O utilizamos para mostrar algo, fazer com que as pessoas olhem para algo.
- Look for: to search for something or someone. 
- Look for: procurar algo ou alguém.
- Look after: to take care of someone or something. 
- Look after: cuidar de alguém ou de algo. 


Ok, let’s see if you understood today’s lesson: what is the correct answer to the following quiz?

‘Did you ______ the football match last night?’ 
A. look
B. look at
C. watch

If you want to find out the correct answer, watch the video below. Watch until the end of the video to hear teacher Ella’s grammar explanation.

Ver vídeo

See you next week!
Priscilla
Priscilla

Your ABA Teacher
Curtiu esta aula?
Compartilhe-a com seus amigos!
Twitter
Baixe o nosso app
Escute, fale e interprete em inglês onde você quiser, sempre que quiser.
App Store
Play Store

Mais recursos
Confira mais lições de inglês no nosso blog:
Blog

LINKS 90

http://canaldoensino.com.br/blog/na-reta-final-para-o-enem-qg-do-enem-oferece-maratona-de-aulas-ao-vivo-e-gratuitas-de-revisao

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-sobre-controle-de-sistemas-do-ita

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-de-introducao-ao-controle-de-sistemas-pelo-ita

http://canaldoensino.com.br/blog/5-cursos-gratis-de-introducao-a-programacao

http://canaldoensino.com.br/blog/as-notas-estao-ruins-como-recupera-las-nos-estudos

http://canaldoensino.com.br/blog/11-sites-para-aprender-ingles-gratuitamente

http://canaldoensino.com.br/blog/dicas-para-estudar-para-o-enem-sem-desanimar

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-online-de-produtos-e-servicos-opticos-pelo-senac

http://canaldoensino.com.br/blog/metas-de-estudo-como-elaborar-seus-objetivos

http://canaldoensino.com.br/blog/leitor-do-canal-do-ensino-tem-10-de-desconto-nos-cursos-da-humus-ead

http://canaldoensino.com.br/blog/senac-oferece-curso-de-desenvolvimento-socioambiental-online-gratis

http://canaldoensino.com.br/blog/5-dicas-para-acabar-com-o-medo-dos-vestibulares

http://canaldoensino.com.br/blog/ensine-portugues-de-maneira-dinamica

http://canaldoensino.com.br/blog/10-dicas-para-verificar-a-seguranca-digital-em-seus-estudos

http://canaldoensino.com.br/blog/concurso-do-mpu-oferece-82-vagas-de-procurador-e-salario-de-r-28-94755

http://canaldoensino.com.br/blog/13-duvidas-comuns-dos-vestibulandos

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-empreendedorismo-2

http://canaldoensino.com.br/blog/o-que-o-enem-pode-mudar-a-partir-de-2017

http://canaldoensino.com.br/blog/como-o-ead-ajuda-os-estudantes-com-necessidades-especiais

http://canaldoensino.com.br/blog/concurso-do-mp-pr-oferece-vagas-de-promotor-e-salario-de-r-20-62616

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-ead-sobre-oceanografia-pela-usp

http://canaldoensino.com.br/blog/10-curiosidades-sobre-a-prova-do-enem

http://canaldoensino.com.br/blog/conheca-os-novos-cursos-gratuitos-a-distancia-do-ciee

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-administracao-de-recursos-materiais-e-patrimoniais

http://canaldoensino.com.br/blog/tre-pe-lanca-edital-de-concurso-e-oferece-salario-acima-de-r-9-mil

http://canaldoensino.com.br/blog/10-canais-de-educacao-para-seus-alunos

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratuito-da-tim-sobre-softwares

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-administracao-de-recursos-humanos

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-online-gratis-profissionalizante-sobre-criacao-de-logomarca

http://canaldoensino.com.br/blog/o-que-os-jogos-olimpicos-podem-nos-ensinar-na-educacao

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - PRODUÇÃO DE TEXTO

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS – RELATÓRIO FINAL

RELATÓRIO FINAL

Aqui você vai DESCREVER suas ações realizadas dentro da escola. Apresente:


Problemas Encontrado
Entrevistei alguns professores e percebi que, tanto professores como alunos possuem dificuldades em relação a produção de texto, os alunos em fazer uma redação e os professores não sabem os critérios para avaliação de um texto.
Os alunos não conhecem as 03 etapas do processo de Produção de Texto, que é a introdução, desenvolvimento e finalização, (começo, meio e o fim) por não terem sido ensinados e os professores por não terem o hábito de fazer redação com os alunos esqueceram como se faz.

Justificativa
Ao entrevistar os professores este problema me chamou muito a atenção porque uma das grandes dificuldade dos alunos está relacionada a redação(Produção de Textos), por isso é preciso uma solução imediata para isso, para que possa propiciar aos alunos condições para a crítica, o desafio, a autoestima, a produção de conhecimento, enfim várias experiências.

Metodologia
Sentamos, debatemos e começamos a procurar soluções. Pediram a minha opinião. Então argumentei:
Cabe aos professores retomarem esse hábito com seus alunos e procurarem se especializar nesta área e não só os professores, mas também a escola em geral se conscientizar que é preciso colocar na mente desses alunos que essa aprendizagem(escrita) servirá para toda a vida em diversos momentos.
Para se ensinar uma redação primeiro o professor deve incentivar o aluno a ler bastante, escrever mais ainda e ficar atento ao que acontece ao seu redor, ler jornais, revistas, pesquisar na internet, ter sempre a mão um vocabulário para assim aprender a entender e a escrever bem as palavras. É de suma importância que o professor acrescente textos diversificados na rotina de leitura, desde crônicas, clássicos, contos e até tirinhas.
O professor precisa ensinar aos alunos as 03 etapas do processo de Produção de Texto, pode também incentivá-los através de concursos de redação. As 03 primeiras que ficarem melhores ganham um prêmio. Podem motivá-los também com publicações em jornais da escola, murais, internet ou outros meios para que os alunos tenham sempre bons motivos para desenvolver suas
produções.

Conclusão

Ao término desta pesquisa pude perceber que os professores ficaram entusiasmados com o que foi debatido e com minha argumentação e disseram que irão procurar meios eficazes para a realização destas propostas de incentivo a Leitura e a Produção de Textos.

Documentos pesquisados: Internet
MATÊNCIO, M.L. M; Leitura, produção de textos e a escola: Reflexões sobre o processo de
letramento. Campinas. São Paulo, Mercado de letras, 2000.

PROFUNCIONÁRIO - MÉTODO INOVADOR

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AÇÕES REALIZADAS PARA A PPS - RELATÓRIO FINAL

· Problema
O ensino-aprendizagem e o processo de avaliação da escola inovadora tem dimensões mais abrangentes, pois leva em consideração não apenas o desempenho do aluno mas, sobretudo, o conjunto de fatores que estão atuando para que a aprendizagem ocorra ou não, inclusive as práticas escolares que estão sendo desenvolvidas e o contexto de vida e de escola em que o aluno está situado.

· Justificativa
É de suma importância divulgar o método inovador as escolas, pois assim será possível perceberem como este método contribuiu para a aprendizagem e a melhoria no modo de se dar aula, pois a escola através de trabalhos em grupo e pesquisas na internet, questionando, através de perguntas, fazem com que o aluno pense, se socialize e aprenda a fazer buscas por meios variados.

· Metodologia
Filmamos uma sala de aula onde a professora aplica o método inovador e divulgamos para as escolas através de vídeo, onde a professora trabalhou junto com os alunos, dando autonomia, levando o aluno a pensar, a desenvolver a sua autocrítica e a trabalhar em grupo, respeitando a opinião de cada aluno.

· Conclusão
Através deste vídeo nós mostramos a importância de se trabalhar em sala de aula pelo método inovador, pois através dele o aluno é capaz de desenvolver a sua autonomia, trabalhar em grupo e adquirir conhecimento. O aluno interage com outros alunos e também o professor trabalha junto com o aluno, dando liberdade para que o aluno expresse sua opinião.


Anexo – Insira a Carta logo abaixo

· Remetente: Elaine Cristina Mariano

· Destinatário: Escolas Públicas

· Introdução:
Divulgar o processo de ensino-aprendizagem da nossa escola (Método Inovador)

· Desenvolvimento:
Nós, como integrantes da escola possuímos uma tendência inovadora, como exemplo é a atuação do diretor enquanto um articulador, a valorização do aluno e do professor, a criação de espaços e situações que propiciem o diálogo, assim como o estímulo à participação da família e da comunidade, além dos professores conciliar a grade curricular obrigatória com disciplinas técnicas ligadas à tecnologia digital, como programação de jogos interativos e pesquisas na internet. Variados tipos de brincadeiras e atividades que estimulem o conhecimento, a coordenação motora, o raciocínio e a autonomia, desenvolvendo a auto critica.

· Conclusão:
De modo geral, pode-se dizer que tais ações têm como resultado a transformação do clima escolar, o fortalecimento da integração dos diversos setores da escola, assim como dos laços e mecanismos de compartilhamento de interesses e objetivos. Isso se reflete, por exemplo, no aumento da assiduidade e do interesse dos alunos pela escola, resultando na intensificação do sentimento de pertencimento.


Referências Bibliográficas

www.institutonatura.org.br/.../metodos-inovadores-de-ensino
campinagrandepb.com.br/construcao-da-escola-inovadora-e-um-desafio-que-convoca-a-todos/

PROFUNCIONÁRIO - OFICINA DE LEITURA

RELATÓRIO FINAL
Relatório – Oficina de Leitura

Aluno: Elaine Cristina Mariano
Data: 06/12/2013

1) Quais recursos serão utilizados na oficina de leitura. (ex: computador, TV, texto impresso, etc...)?
Data Show, Notebook, livros, Computadores.

2) Os equipamentos/ materiais usados estão de acordo com as suas necessidades?
Sim ( x ) Não (   ) Justifique sua resposta:

Porque através destes recursos foi possível tornar a aula dinâmica, prazerosa, e trouxe entretenimento entre os alunos.

3) Caso a oficina seja no laboratório de informática, responda as 3 questões abaixo:
a) Os alunos estão sabendo lidar com o computador?
Sim ( x ) Não ( x ) Descreva as dificuldades encontradas:

Alguns não conseguiram abrir porque não sabiam por não terem computador em casa, mas foi explicado o básico e eles conseguiram manusear o computador e abri-los com maior facilidade.
b) Os livros procurados pelos alunos estavam disponíveis no site sugerido (www.dominiopublico.gov.br)?
Sim ( x ) Não (   ) Observações:

Os livros disponíveis são ótimos porque ajudaram na maturação dos alunos e também
foi um canal motivador do ler por prazer.
c) Os alunos encontraram dificuldade em fazer o download dos livros?
Sim ( x ) Não ( x ) Justifique sua resposta:

Alguns tiveram dificuldades, mas por serem do 5º ano e terem mais maturidade, foi explicado e eles entenderam e fizeram o download e usufruíram das histórias que esta ferramenta tem a oferecer.

4) Como você avalia a motivação e o comportamento dos alunos durante a oficina?
Os alunos se sentiram bem motivados por ter sido uma aula diferenciada e se comportaram bem também, alguns contratempos, mas nada que atrapalhasse o andamento e o objetivo alcançado.

5) Como você avalia a interação dos alunos com os colegas e o professor?
Foi uma interação muito boa, onde alunos perguntavam, respondiam, discordavam entre si, concordavam, enfim foi uma aula bem dinâmica, onde houve interação entre professor-alunos e alunos-colegas.

6) As atividades previstas foram realizadas?
Sim ( x ) Não (   ) Justifique sua resposta:

Através desta dinâmica foi possível fazer com que os alunos respondessem as atividades com mais atenção, onde eles tiveram subsídio para responder as atividades com clareza e objetividade.

7) Descreva abaixo o passo-a-passo da oficina e quais atividades foram desenvolvidas com os alunos:
Foi montado na sala de aula um cantinho de leitura com vários livros onde os alunos leram, foi escolhido um livro e lido para os alunos: “Os Sete Cabritinhos”, depois foi mostrado no Data Show, escaneado e feito de slide, onde os alunos reverem a historinha. Depois, foi feito perguntas em relação a história, o que eles acharam, qual a parte que gostaram e qual a que não gostaram, o que entenderam da história, qual outro fim dariam.
Foram encaminhados ao Laboratório de Informática, onde foi aberto o site Domínio Público, escolheram um livro e fizeram o download. Feito o download, leram a historinha e depois contaram a história e por fim foi mostrado a eles a importância de ler livros e vários sites, onde poderão fazer downloads e se deliciarem com a leitura.


IMAGENS