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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
ABA INGLÊS 48
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
CITAÇÕES, REFERÊNCIAS E FORMATAÇÃO
MODELO FOLHA
DE REFERÊNCIAS – ABNT (NBR6023/2002)
REFERÊNCIAS
(BIBLIOGRÁFICAS)
Livro:
Um autor:
LOURO, Guacira
Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.
3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
De dois a três
autores:
HEYM, Georg: TOLLER, Ernest; KAISER, Georg. Teatro e Política. Expressionismo. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1983.
Mais de três
autores:
ALMEIDA, A. et al.
(Orgs.). Pensando a família no Brasil: da colônia à modernidade. Rio
de Janeiro: Espaço e Tempo, 1987.
Capítulo de livro:
SCHREYER, Lothar. O
novo homem. In: DIAS, Maria H. M. A estética Expressionista. Cotia:
Íbis, 1989.
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Artigo em
periódico:
FLICKINGER,
Hans-Georg. Para que filosofia da educação? 11 teses. Perspectiva, v.
16, n. 29, p. 15-22, jan./jun.1998.
Periódico como um
todo:
LINGUAS &
LETRAS. Cascavel: Edunioeste, v. 2, nº 2, 2º Semestre, 2001.
Artigo de jornal
RONDON, José
Eduardo. Zagueiro leva gancho, mas racismo some. Folha de S. Paulo, São
Paulo, 17 mar, 2006. Folha Esporte, p. D1.
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E-mail:
BONATTI, Vânia. Eficácia
x eficiência em treinamento de pessoal.
(mensagem pessoal).
Mensagem recebida por nanda@sacranet.com.br em 6 nov. 2002.
Documento
eletrônico – entidade coletiva:
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Núcleo de Processamento de Dados. Cursos
oferecidos: julho/outubro 2002. Vitória (2002). Disponível em:
http://www.npd.ufes.br/cursos/default.html. Acesso em 30 jun. 2002.
Documento
eletrônico:
DUARTE, Sérgio
Nogueira. Língua Viva. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 6 ago.
2000. Disponível em: http://jb.com.br/língua.html. Acesso em 6 ago. 2000.
MOURA, Janeti L.
Bombini de et al. Projeto Exagri: Informações para produtores e trabalhadores
rurais do Estado de São Paulo. Brasil, CI. Inf. Brasília, DF,
v. 29, n. 3, p. 111-118, set/dez. 2000. Disponível em: http://www,ibict.br/cionline/29030011.pdf.
Acesso em 17 mar. 2001.
Entrevista:
LUFT, Lya. As
perdas e ganhos de Lya Luft. São Paulo, TAM Magazine, ano 3, nº 35, jan.
2007. Entrevista concedida a Simone Goldberg.
Eventos
(congressos, conferências, seminários):
SEMANA DE INICIAÇÃO
CIENTÍFICA, 10, 2002, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte:
Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. 356p.
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Artigo
de revista sem indicação de autoria:
O
Brasil de um ex-operário. Poder. São Paulo, n. 27, p. 22-26, nov.
2002.
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Referência
legislativa (leis, decretos, portarias):
BRASIL.
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada
em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº 20,
de 15-12-1998. 21. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRASIL. Decreto nº
2.134, de 24 de janeiro de 1997. Diário Oficial da República Federativa do
Brasil, Brasília, DF, n. 18, 27 jan. 1997. Seção 1, p. 1435-1436.
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Dissertação:
MARCOLINO, César
Roberto Ferrara. Renda per capta e índice de desenvolvimento humano. 2002.
94f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Economia
Aplicada, Universidade Federal de Viçosa, 2002.
Tese:
DUFLOTH, Simone
Cristina. Informações do ambiente externo em organização do terceiro
setor: estudos e aplicações das configurações em rede no campo da
ciência da informação. 2002. 200f. Tese (Doutorado) – Programa de
Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da
Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
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Dicionário
e enciclopédia:
FERREIRA, Aurélio
B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
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Programa
de televisão e rádio:
DEBATE PLURALIDADE
CULTURAL. Salto para o Futuro. Rio de Janeiro, TVE, 5 de Fevereiro de 2007.
Programa de TV.
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Cd-Rom:
FERREIRA, Aurélio
Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. 3. ed. São
Paulo: Positivo, 2004. CD-ROM.
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Relatório oficial:
EMPRESA PARANAENSE
DE TURISMO. Turismo no Paraná 1978/79: atividades desenvolvidas e plano de
atuação. Curitiba, 1979. 149p.
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Folder:
CENTRO
UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS, 2002, Belo Horizonte. Curso Superior
Sequencial. Belo Horizonte. UNA, 2001. 1 folder.
Biografias e obras
críticas:
MACEDO, Neusa Dias
de. Bibliografia de Manuel de Oliveira Lima: com estudo biográfico e
cronologia. Recife: (s.n.), 1968.
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MODELOS
DE CITAÇÕES NO TEXTO (NBR 10520/2002)
Regra geral de acordo com a NBR 10520/2002 com relação a
citações: entradas pelo nome do/a autor/a, utilizando-se o sistema autor-data.
As entradas, quando estiverem dentro de parênteses, devem estar em maiúscula; fora
dos parênteses, as entradas devem ser em minúscula.
EXPOSIÇÃO
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CONTEÚDOS E EXEMPLOS
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Um autor
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(CORACINI,
2003)
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Dois
autores
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(ALMEIDA
FILHO; CONSOLO, 1999)
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Três
autores
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(FARIA;
CHAVES; CAVALCANTE, 2005)
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Citações de duas ou mais referências
do mesmo autor, publicadas em um mesmo ano, deve-se acrescer letras
minúsculas em ordem alfabética após a data.
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(BRASIL,
1998a)
(BRASIL,
1998b)
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No caso de dois autores com o mesmo sobrenome
e mesma data, as iniciais de seus prenomes devem ser acrescidas.
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(SANTOS,
M. F., 2007)
(SANTOS,
G. B., 2007)
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A citação de citação somente
utiliza-se quando não se teve acesso ao documento original. Neste caso,
utiliza-se a seguinte expressão:
|
"apud” (conforme, citado por) e
autor da obra citada.
Ex.:
(COHEN & TERRY apud SMITH, 2010)
|
Ordem de citação quando se utilizar
mais de um autor.
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Por ano (numérica) Ex:.
(FRAGOSO, 1997; ALBUQUERQUE, 1998;
NUNES, 2004; BRITO, 2005)
|
Citação direta
|
Transcrição textual de parte da obra
do autor consultado Ex.:
De acordo com Bianchini (2009, p.
23), “a linguagem constitui-se de elementos...”
|
Citação indireta (paráfrase)
|
Texto baseado na obra do autor
consultado. Ex.:
É importante observar que os módulos
são parte do projeto central, conforme atestam os estudos de Simon e Munhousen
(2007).
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Citação direta de mais de 3 linhas
|
Deve estar em um novo parágrafo, e
ser destacada com um recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra 11, espaçamento
simples e sem aspas.
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Supressões
|
Ex.:
[...]
|
Acréscimos ou comentários
|
Ex.: [ ]
|
Para dar ênfase aos trechos citados,
destaca-se mencionando as alterações com a expressão “grifo meu” ou “grifo nosso”
entre parênteses, após a citação, ou “grifo do autor”, caso o grifo faça
parte da obra que consultou.
|
Ex.:
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APRESENTAÇÃO FÍSICA (FORMATAÇÃO)
Papel: A4 (210 X 297 mm)
Espaços: 1,5 entre linhas
Margens:
Superior: 3 cm.
Inferior: 2 cm.
Esquerda: 3 cm.
Direita: 2 cm.
Paginação:
A contagem de páginas inicia-se na folha da capa,
entretanto, esta folha não recebe número. A numeração deve vir no fim da
página, centralizada.
Fontes: Times New Roman ou Arial, tamanho 14 nos títulos
e 12 no corpo do texto.
Abertura de sessões (Introdução, títulos de capítulos,
Referências): em caixa alta, negrito e centralizadas.
Sessões secundárias (subtítulos, 1.1, 1.2 etc.): na
margem do texto, sem negrito e não em caixa alta – apenas as iniciais
maiúsculas.
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE VISONAMENTO DE FILME
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE VISONAMENTO DE FILME
O relatório é composto por:
capa; índice; objetivos; introdução; desenvolvimento; conclusão; anexo.
1- CAPA - Tem de
constar os seguintes pontos:
- Nome do filme
- Local do visionamento
- Data do visionamento
- Autor(es)
2- ÍNDICE –
Destaca-se os tópicos relatório mais importantes e a página onde se iniciam.
3- OBJETIVOS – De um
forma concisa descreve-se os objetivos do
visionamento; ligação entre a temática das aulas e a temática do filme.
4- INTRODUÇÃO- Deve ser
colocado os seguintes dados relativos ao filme: o local da projeção, a data, o
título, o realizador, o ano de realização do filme.
5-
DESENVOLVIMENTO – Um breve resumo da história do filme, momentos mais
importantes, ligação com os temas da aula. Se tiver havido debate de ideias
após visionamento do filme deve constar uma síntese dessas ideias.
6- CONCLUSÃO - Deve ser
expresso a opinião pessoal sobre o filme.
7- ANEXOS – Deve
constar a ficha técnica completa do
filme.
O relatório deve ser escrito na
terceira pessoa do plural ou no impessoal do pretérito perfeito.
As páginas do trabalho têm de
ser numeradas.
Adaptado
de http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/como_elaborar_relatorios.pdf
J.
Vieira Lourenço, Ferramentas do aprendiz de filósofo. Porto: Porto Editora,
2004, pp.57-60
(texto adaptado)
Grupo
01: Guerrilheiros
ü Qual o sentido do título
do filme?
ü Qual é a crítica que o
curta apresenta em relação aos responsáveis por essa situação das crianças?
ü Identifique no curta as
personagens/situações nas quais estão presentes ou não os seguintes aspectos:
Ø Direitos
da criança
Ø Responsabilidade
social
Ø Identificação
de valores éticos
ü Identifique a dualidade
criança/adulto das personagens.
ü Associe as realidades apresentadas
no filme com a realidade de seus municípios e identifique as semelhanças e
diferenças.
ü Qual a concepção de criança e
infância o curta apresenta?
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ROTEIRO DO FILME
Grupo
02: Bilu e Joao
ü Qual o sentido do título
do filme?
ü Qual é a crítica que o
curta apresenta em relação aos responsáveis por essa situação das crianças?
ü Identifique no curta as
personagens/situações nas quais estão presentes ou não os seguintes aspectos:
Ø Direitos
da criança
Ø Responsabilidade
social
Ø Identificação
de valores éticos
ü Identifique a dualidade
criança/adulto das personagens.
ü Associe as realidades apresentadas
no filme com a realidade de seus municípios e identifique as semelhanças e
diferenças.
ü Qual a concepção de criança e
infância o curta apresenta?
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ROTEIRO DO FILME
Grupo
03: songsong
Qual o sentido do título
do filme?
ü
Qual é a crítica que o curta apresenta em relação aos
responsáveis por essa situação das crianças?
ü
Identifique no curta as personagens/situações nas quais estão
presentes ou não os seguintes aspectos:
Ø
Direitos da criança
Ø
Responsabilidade social
Ø
Identificação de valores éticos
ü
Identifique a dualidade criança/adulto das personagens.
ü
Associe
as realidades apresentadas no filme com a realidade de seus municípios e
identifique as semelhanças e diferenças.
ü
Qual
a concepção de criança e infância o curta apresenta?
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ROTEIRO DO FILME
Grupo 04: Jesus
Criança da América
Qual o
sentido do título do filme?
ü
Qual é a crítica que o curta apresenta em
relação aos responsáveis por essa situação das crianças?
ü
Identifique no curta as
personagens/situações nas quais estão presente ou não os seguintes aspectos:
Ø Direitos da criança
Ø Responsabilidade social
Ø Identificação de valores éticos
ü Identifique a dualidade criança/adulto das personagens.
ü Associe
as realidades apresentadas no filme com a realidade de seus municípios e identifique
as semelhanças e diferenças.
ü Qual
a concepção de criança e infância o curta apresenta?
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