quinta-feira, 15 de maio de 2014

PROJETO - ZOOLÓGICO

 Projeto

Os primeiros projetos de estudo foi quase no final do 1.º ano que pensei introduzir o trabalho de projeto na turma do 3º serie do ensino fundamental, a propósito de uma ida ao Jardim Zoológico.

Antes da visita, os alunos formaram em grupos de três elementos e cada grupo escolheu um animal para estudar. Em conjunto cada grupo deveria observar o seu animal preferido, eu elaborei uma ficha muito simples para registro dessas observações. Cada aluno construiu uma bolsinha de cartolina e atou-lhe um fio de lã para pendurá-la ao pescoço. Lá dentro guardou uma fotocópia da ficha e um pequeno lápis para fazer os registros necessários no Zoológico.

Durante a visita, cada grupo observou, desenhou e fotografou o animal escolhido, tentou ler as informações escritas na tabuleta e preencheu a ficha de registro.

No dia seguinte, de volta à sala de aula, conversamos sobre a visita e combinamos que cada grupo iria construir um cartaz. Pedi para desenharem o seu animal e escreverem um texto sobre ele. Os vários textos foram sendo trabalhados e melhorados durante a semana.

Quando fomos à sala de informática, todos os grupos visitaram o site http://br.freepik.com/fotos-gratis/crianca-no-jardim-zoologico_533916.htm do zoológico e tentaram pesquisar e imprimir mais informações sobre cada animal. Com a minha ajuda, leram os textos impressos e sublinharam as informações importantes. Os passos seguintes foram acrescentar mais algumas informações aos textos, escrevê-los no computador. O material para fazer os cartazes ia sendo construído...

Entretanto, eu pedi a uma ex-aluna minha que viesse à nossa sala falar sobre o processo de construção dos projetos de estudo e apresentar alguns trabalhos feitos por si e pelos colegas em anos anteriores. A propósito de alguns cartazes que foram mostrados, chamei a atenção para os vários elementos comuns que os compunham: título grande, textos, fotos, desenho, nome dos elementos do grupo, indicação da bibliografia...

Nos dias seguintes, os vários grupos começaram a fazer os seus cartazes e à medida que foram ficando prontos, marcamos datas para a apresentação dos trabalhos.

Os dias da comunicação dos projetos passaram a ser dias muito especiais e, desde o início, houve a ideia de convidar outras turmas para assistir. Alguns meninos fizeram questão em convidar também os pais e funcionários da escola.

De: Pollyana Silva Gonçalves

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PROJETO TANGRAM




PROJETO TANGRAM




Tangram é um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental (até o 6º ano) formas geométricas, trabalhar a lógica e a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices. 


Um pouco de história 
Quando surgiu de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras ledas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo. 

Construção 

Quando o professor propuser aos seus alunos o trabalho com Tangram é importante que deixe que eles o construam. O Tangram pode ser construído com EVA ou com papel cartaz, então é preciso que o professor peça que os alunos levem para a próxima aula: 

Papel cartaz ou EVA.
Régua
Lápis preto
Borracha

Agora, veja passo a passo como funciona a construção do Tangram. 

1º passo:
 Recorte o EVA ou o papel cartaz em forma de um quadrado:  


2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais. 


3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.  Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.  

4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.  Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.  


5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI. 


6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH. 


Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado.

 Vejam essas figuras destacadas: 



Recorte todas essas figuras geométricas e terás as sete peças do Tangram.


Acesso em 10 de Maio de 2014.

VÍDEO - SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPEIRATÓRIO




Este vídeo é sobre o Sistema Circulatório em 3D. É uma boa dica para os professores que querem ensinar para seus alunos  como funciona nosso corpo.

Autora: Professora  Nilda, foi quem me disponibilizou o material. 

Mas também está disponível no youtube: http://youtu.be/0NpOloT8PGM

MENSAGEM - PROFESSOR

http://ensfundamental1.files.wordpress.com/2010/10/timelesspic.jpgMENSAGEM



Ser Professor é muito mais que ministrar aulas.


Ser professor é ocupar lugar de destaque na vida de muita gente.


A responsabilidade é grande, mas não chega aos pés da gratificante certeza de colaborar para a formação de seres humanos. 


Porque o verdadeiro professor não se restringe apenas ao intelectual, ele incentiva o amadurecer, o desabrochar, o construir, o viver. 


Lições válidas para uma vida toda.


http://ensfundamental1.wordpress.com/ 

2º SARAU - POESIA E ARTE

2º SARAU LITERÁRIO POESIA E ARTE




Um dos maiores problemas da escola é despertar e incentivar a prática da leitura na vida dos alunos.
O Projeto "Sarau de Poesias" tem por objetivo estimular e promover o interesse dos alunos à leitura, oralidade, produção textual e a conhecer poesias de diversos poetas
O projeto se propõe a levar diariamente poemas para a sala de aula, pois seu pressuposto básico está na ideia de que a formação de um leitor competente está vinculada a constante presença de texto no contexto escola.
Este projeto propõe particularmente a formação de leitores de poemas e tem como foco principal a interação do estudante à linguagem poética.

Os educadores sabem da importância da leitura na formação da criança na imaginação e em todo o processo de aprendizagem e criatividade.



http://saraudepoesias.arteblog.com.br/11/

http://youtu.be/bsPk12Dj7NQ

FEIRA DE CIÊNCIAS - ÁGUA

Feira de Ciências sobre água

Objetivos 
- Reconhecer características da água.
- Associar o uso da água a algumas de suas características.
- Perceber a interferência do homem no meio ambiente.

Conteúdos
- Características e propriedades da água.
- Distribuição da água no planeta.
- Utilização da água pelo homem.

Anos 

3º aos 5º anos

Tempo estimado

 Dois meses.

Material necessário

Água, copo de papel, folha de papel, vela, fósforo, recipiente plástico, giz, suco em pó ou corante, garrafa PET, açúcar, sal e detergente. 


Flexibilização para trabalhar esta sequência com alunos com deficiência auditiva (com compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na primeira etapa, oriente-os individualmente, explicando em detalhes como será cada etapa da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno com deficiência e estimule sua leitura orofacial. 
Na segunda etapa, amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando leituras e atividades junto ao AEE ou como lição de casa. 
Na terceira etapa, estimule a participação do aluno com deficiência fazendo perguntas dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o grupo. 
Na avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua participação na Feira de Ciências. Caso sua comunicação com o público seja limitada, ele pode se sentir mais representado pelos registros em cartazes ou vídeos feitos com o grupo. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 
Informe aos alunos que eles farão um trabalho para ser apresentado numa feira de Ciências sobre o tema "Água". Divida a turma em grupos com, no máximo, cinco integrantes, e avise que todos estudarão vários aspectos ligados ao assunto. É importante lembrá-los de que o evento será investigativo. Caberá aos estudantes envolvidos no projeto, portanto, fazer a mediação com os visitantes da feira durante o processo de construção de alguns conhecimentos. 


2ª etapa 
Para dar início à preparação da feira, deixe que os alunos observem você colocar um pedaço de papel na chama de uma vela para que ele pegue fogo. Em seguida, trabalhe as seguintes questões: 1) Por que, ao ser posto no fogo por alguns instantes, um copo de papel com água não pega fogo? A água do copo esquenta? Você pode fazer uma demonstração dobrando uma folha de papel em forma de cone e colocando dentro dele um pouco de água. Depois, aproxime-o da chama da vela. As crianças perceberão que, dessa vez, o papel não pega fogo, pois a água é capaz de absorver a maior parte do calor. Peça sugestões de outros casos em que a capacidade térmica da água seja evidenciada. Exemplo: quando entramos no mar ou em uma piscina à noite e sentimos que a água está quente (essa sensação se deve justamente ao fato de a água ter passado o dia inteiro absorvendo calor); 2) Por que a água é considerada um solvente universal? Os estudantes podem fazer misturas de água com sal, açúcar e detergente para notar que todas essas substâncias se dissolvem; 3) Por que, quando molhamos a barra da calça na chuva, ela acaba ficando úmida até quase a altura dos joelhos? Para explicar esse fenômeno, chamado capilaridade, proponha experimentos como os seguintes: em um recipiente, coloque um pouco de água e adicione corante ou suco em pó. Depois, peça que os alunos mergulhem a ponta de um giz branco no líquido. Eles verão que a parte colorida "subirá" além do ponto em que o giz foi mergulhado. O mesmo pode ser observado ao mergulhar em um recipiente a ponta de uma toalha de banho; 4) Por que alguns insetos são capazes de "andar" na superfície da água? Esse é o gancho para abordar outra propriedade importante da água: a tensão superficial. Faça uma investigação sobre o tema com a turma; 5) A água disponível na natureza vai acabar um dia? Para discutir o assunto, leve para a sala uma garrafa PET e monte um modelo de escala da água do planeta. Se toda ela coubesse numa garrafa de 2 litros, quanto desse total seria doce? Resposta: apenas três ou quatro colheres de sopa. Quanto dessa água doce está em forma líquida e disponível para consumo? Resposta: aproximadamente três gotas. Durante a atividade, faça perguntas sobre a utilização desse recurso natural pelo homem e as possíveis consequências do uso inconsciente. 

3ª etapa 
É hora de a garotada elaborar a problematização que será desenvolvida junto aos visitantes da feira de Ciências. Explique que ela deve estar relacionada aos seguintes conteúdos: 1) Características e propriedades da água; 2) Distribuição da água no planeta; 3) Utilização da água pelo homem. Garanta que, durante as aulas, os estudantes tenham contato com esses conteúdos. É fundamental que eles pesquisem, façam experimentos e escrevam sobre os três temas. 

4ª etapa
Explique à turma que a feira de Ciências que vocês pretendem organizar só será investigativa se os visitantes participarem das atividades. Dê alguns exemplos de como isso pode ser conseguido. Uma estratégia é propor aos estudantes que trabalhem em grupo para solucionar um problema, deixando claro que os questionamentos apresentados por você durante as aulas de preparação para a feira podem ser repetidos com os visitantes. Avise que você estará por perto o tempo todo para ajudar. Produto final Feira de Ciências. 

Avaliação

Avalie a participação de cada aluno e verifique se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Uma breve apresentação do trabalho em sala de aula, antes da feira, pode ser um bom momento de avaliação.


Consultoria: Carolina Luvizoto
Formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo.








 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/feira-ciencias-agua-623199.shtml


domingo, 11 de maio de 2014

TARSILA DO AMARAL

ARTE

Me encantei com este projeto sobre arte de Tarsila do Amaral e resolvi divulga-lo para os professores pensarem e desenvolverem projetos tão ricos e interessantes.
Os direitos autorais são da professora Marli. Está tudo especificado.


 

PROJETO TARSILA DO AMARAL

4º ano B        Profª Marli

Escola Dom Miguel Fenelon Câmara                                                
Projeto Tarsila do Amaral
Profª Marli
Público alvo: 4º ano B do Ensino Fundamental ( 30 alunos)
Ano letivo - 2010
Tempo previsto: dois meses a três meses.


JUSTIFICATIVA:
A Arte surgiu com a necessidade do homem exprimir seus anseios, angústias, desejos, desafios de seu cotidiano, isto muito bem representado nas pinturas rupestres nas paredes das cavernas encontrados  até mesmo em nossa região Nordeste. Desde então, o homem tem expressado por meio da escultura, música, literatura, dramaturgia, entre outros, em alguns momentos históricos como meio de registrar o presente e fazer o espectador refletir o que acontece no seu meio e daí, transformá-lo. Por outro lado, em outros momentos a Arte tem surgido como um caminho para fruir a sensibilidade, ou seja, despertar sentimentos inerentes ao ser humano, como a alegria, o prazer, a empatia, a serenidade, respeito como o semelhante e o seu meio, entre outros.
Diante deste contexto, surge a necessidade de expor a geração mais nova este valores muitas vezes não divulgados ou vividos no contexto familiar e mídia. Por sua vez, a escola como formadora de valores e opinião propicia situações pedagógicas que contemplem estes elementos morais essenciais ao homem. Tendo todos estes aspectos em mente, este projeto surgiu como continuidade do trabalho pedagógico de Arte do ano letivo anterior realizado com esta turma, onde foram abordados uma visão geral da história da Arte, Pintura Abstrata e Figurativa (produções de telas em guache individuais), texturas, simetria, biografia de Leonardo da Vinci e estudo sobre a obra de Mona Lisa (releitura). Uma vez que estes alunos tem estudado a vertente da Arte, no caso, a pintura, pensou-se na possibilidade de apresentar uma artista brasileira, Tarsila do Amaral, que tão bem retrata os valores e temas sociais de nosso país, os quais continuam atuais. O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte, e consequentemente estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e por fim, desenvolver o senso de observação e o gosto pelas obras de Arte.
 O procedimento metodológico deste projeto tem como critérios o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.

OBJETIVO GERAL:
Valorizar e apreciar a expressão artística a partir das telas de Tarsila do Amaral, desenvolvendo um olhar crítico social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e compreender seu trabalho ao longo de sua vida.
  • Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;
  • Interpretar obras de Arte, compreendendo sua função comunicativa;
  • Estabelecer relações entre obras de Arte e a identidade cultural do Brasil;
  • Representar por meio de desenho a releitura de algumas obras da artista;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Perceber por meio de seus auto-retratos a semelhanças e diferenças da artista.
  • Identificar a brasilidade nas telas de Tarsila em suas cores e formas. (fase pau-brasil)
  • Compreender o objetivo da artista a pintar as anomalias em seus quadros (fase Antrofagia).
  • Apontar os aspetos sociais abordados nos traços da artista em suas telas.
  • Identificar os cenários urbanos e rurais, as cidades brasileiras ou estrangeiras abordadas nas produções estudadas.
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela Arte;
  • Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
METODOLOGIA:
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, slides, produções individuais de releituras de algumas obras de Tarsila  do Amaral, socialização, entre outros.

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
  • Arte
  • História                                                          
  • Geografia
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ética
  • Pluralidade cultural
AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse dos alunos, participação, questionamento, criatividade, assiduidade, interesse em ouvir e ler textos informativos, a postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.
CULMINÂNCIA:
A culminância deste projeto ocorrerá pela socialização dos trabalhos individuais para a comunidade escola e família e apresentação do livro coletivo das telas mais apreciadas pelos alunos com suas observações diante da aprendizagem obtida.

ATIVIDADES PROGRAMADAS:
1º DIA:
Apresentação do projeto. Leitura compartilhada do Livro “ Encontro com  Tarsila “ de Cecília Aranha e Rosane Acedo. Interpretação oral. Produção de texto: O que estou aprendendo sobre Tarsila do Amaral? O que achei de interessante? Socialização das produções (leitura compartilhada). Inicio do registro.
 2º DIA: Texto informativo. Biografia de Tarsila do Amaral. Conhecer os Auto-retratos de Tarsila do Amaral. Fragmento do poema “Tarsila” de Carlos Drummond de Andrade. Leitura individual. Interpretação oral. O aluno fazer seu auto-retrato. Socialização.

3º DIA: Projeção de slides. Obras da artista. Explorar seus auto-retratos. Contexto Histórico. Registro individual da aprendizagem retida (continuação).  

4º DIA: Projeção de slides. História dos quadros de Tarsila. Destaques de suas fases de trabalho. Continuação do registro.

5º DIA: Estudo do Quadro Abaporu. Contexto histórico. Releitura das suas estampas. Socialização. Registro dos pontos aprendidos ou interessantes para o aluno (continuação).

6º DIA: Identificação dos aspectos sociais. Telas: Operários, A família. Contexto histórico: O que a artista desejava destacar com as expressões, cores, organização dos personagens, etc.? Pesquisa em revistas ou jornais de fotos que retratem semelhanças das atribuídas às telas. Trabalho em grupo. Socialização.

7º DIA: Releitura da tela “A família”. Trabalho individual. Socialização.

8º DIA: Reconhecimento das formas geométricas utilizada pela artista plástica. Tela : EFCB.

9º DIA: Telas: Carnaval em Madureira, Cartão postal. Reconhecimento de características urbanas nacionais e internacional. Releitura de uma das telas. Escolha do aluno.

10º DIA: Telas: Paisagem com touro, O pescador e Manacá. Percepção de paisagem rural. Revisão: o que é monocromia? Releitura de suas estampas da tela Paisagem com touro. Produção individual.

11º DIA: Telas: A negra, Antropofagia e O ovo ou Urutu. Projeção de slides. Compreensão da fase antrofágica de Tarsila.

12º DIA: Tela: O vendedor de frutas. Retomada da visão da artista do cotidiano brasileiro. Releitura. Trabalho individual . Socialização.

14º DIA: Projeção de slides sobre as fases do trabalho da artista. Assistir vídeo com entrevista com Tarsila (velhice).

15º DIA: Trabalho individual. Pintura em guache segundo a escolha do aluno de uma das telas estudadas neste projeto.


16º DIA: Socialização dos trabalhos para a escola e família.
Bibliografia

Aranha, Cecília. Encontro com Tarsila/Aranha, Rosane Acedo; ilustrações Dadi. –Belo Horizonte: Editora Formato Editorial, 2002. (Coleção encontro com a arte brasileira)





 

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