Como você combate a defasagem no aprendizado?
Nova Escola <info@novaescolaonline.com.br>
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22 de junho de 2018 |
Tudo bem por aí?
Por aqui, tudo certo. Estamos vendo os jogos da Copa e pensando em atividades para usar o torneio na sala de aula. Também já iniciamos os preparativos para o segundo semestre e vamos explicar, disciplina a disciplina, a BNCC em detalhes (se quiser sentir um gostinho, é só entrar no nosso Guia da Base). E, claro, vamos aproveitar a temporada de festas juninas e julinas!
Mas escrevo para falar de outro assunto. Provavelmente, você já perdeu algumas noites de sono com aqueles estudantes que chegam (ou vão chegar) ao final de algum ciclo sem conhecimentos básicos da etapa anterior. São os chamados alunos com defasagem.
Pensando no seu planejamento para o segundo semestre, preparamos uma revista sobre o assunto. Com ajuda de professores que estão em salas de aula Brasil afora, mostramos quais são os gargalos da aprendizagem, por que eles acontecem e quais intervenções você pode fazer.
Se você já é assinante da revista e está cadastrado em nosso site, é só clicar aqui e começar sua leitura. Recomendo. E, se você ainda não é assinante, te convido a fazer isso agora. O preço é bastante acessível, o conteúdo está crescendo a cada dia e os descontos, no Clube de Benefícios, estão muito bons.
Temos também o novo curso online Geografia e Matemática: Um projeto interdisciplinar sobre Cartografia. Ele já está disponível aqui e foi produzido com um conteúdo alinhado à BNCC, além de garantir certificação para ajudar na carreira docente.
Para me despedir, peço licença para usar as palavras da professora Jaqueline, que me escreveu contando a história dela:
“Sou aquela professora que enfeita tudo, a sala, as atividades, mas faço isso para eu e meus alunos. Gosto de fazer meus planos de aula acontecer da maneira que planejei É claro que imprevistos acontecem, mas quando planejo, faço com total dedicação, pensando apenas nos meus alunos.
No final de 2017, eu estava esgotada da minha rotina: acordar, passar o dia na escola, planejar a noite toda (e às vezes a madrugada também), sem nenhum reconhecimento. Eu me perguntava: - Gente, pra que tanto sofrimento? Isso não vai me levar a nada. Mas quando via o sorriso dos meus alunos, minhas preocupações iam embora e eu sorria junto com eles.”
Um abraço,
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Leandro Beguoci (leandro@novaescola.org.br) Diretor editorial e de conteúdo
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