quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO - GESTÃO DEMOCRÁTICA

Resposta

Para consolidar o processo de gestão democrática, o gestor escolar é o principal responsável por incentivar a comunidade a participar efetivamente do cotidiano da escola, fazendo com que todos os interessados no processo de ensino-aprendizagem possam de alguma forma contribuir para o sucesso escolar dos educandos.
Entretanto, para que o gestor possa assumir o papel de incentivador da gestão democrática no âmbito da escola é preciso que ele esteja convencido de que esse modelo de gestão é a melhor saída para enfrentar as dificuldades encontradas na vida cotidiana escolar, e mais, também é preciso que ele esteja capacitado para isso. O gestor enquanto articulador desse processo deve compreender que a escola deve ser um órgão integrado com a comunidade onde ela está inserida, de modo que possa atender aos anseios e expectativas da população usuária de sua prestação de serviços.
Por outro lado, é preciso compreender que na maioria dos casos a comunidade escolar não está preparada ou nem mesmo tem conhecimento da importância que a sua participação pode ter para a melhoria da qualidade da escola onde seus filhos estão matriculados, sendo assim, é muito improvável que os membros da comunidade procurem a direção da escola para reivindicar um espaço para que possam participar de alguma forma da gestão escolar, a menos que sejam incentivados e persuadidos a adotarem uma postura mais participativa e de co-responsabillidade no processo de ensino-aprendizagem.
Envolver cada vez mais a comunidade no processo educativo é fundamental, pois desta forma estaremos contribuindo para a participação de toda a comunidade escolar na elaboração do projeto político pedagógico e no conselho escolar, e isto tem mostrado bons resultados para enfrentar o desafio da inclusão e principalmente de fazer com que os alunos aprendam.
A organização de uma gestão democrática será possível mediante estabelecimento de uma dinâmica favorável aos processos de decisões coletiva e participativa, uma vez que a participação se constitui como um instrumento essencial na construção do cotidiano escolar.

Referencias bilbliográficas
AMIGUINHO, Abílio;CANÁRIO, Rui (Org). Escolas e mudança: o papel dos centros de formação. Lisboa: Educa, 1994.
ARAGÃO, José Wellington. Formação em serviço de gestores escolares e seus resultados na Bahia na década de 1997-2006. In: XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro. I Colóquio Ibero-americano de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o futuro: construindo uma escola cidadã, projeto políticopedagógico. Brasília: SEED, 1998.



Anápolis, 08 de outubro de 2013.


Elaine Cristina Mariano
__________________________________________________

Nome e Assinatura do Aluno(a)

PROFUNCIONÁRIO - USO DA MÍDIA NA ESCOLA

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO(A)

Nome do Aluno(a): Elaine Cristina Mariano

Nome de funcionários envolvidos: Professor e alunos


IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO REALIZADA:

Hora: 2 Horas

Problemática a ser analisada (problema encontrado): Uso da Mídia na escola

Documentos pesquisados: meuartigo.brasilescola.com/.../as-midias-no-contexto-escolar.htm


Ação a ser realizada: Incorporar a mídia na sala de Aula


RELATÓRIO

No dia, 13 de Novembro foi realizado na escola Pedro Nunes Moreira, na sala da Professora Adriana Marques, o Projeto de Leitura, onde foi lido para os alunos o livro: “Fiz Voar o Meu Chapéu”.
Propus a professora contar a história através de slide. Ela concordou.
Então escaneei o livro, produzi no power point e a professora contou a história para os alunos no Data Show o vídeo feito em forma de slide.
A professora achou a ideia ótima, pois através desta técnica foi possível aprofundar a leitura, pois incorporando a mídia com a leitura, um completou o outro e os alunos aprenderam de forma diferente, inovadora e prazerosa.
Através do uso da tecnologia, os alunos tiveram uma aula diferenciada, ajudando-os a memorizar a leitura, a entender o contexto da história e a interpretá-la.
O uso da mídia favorece o investimento no ambiente escolar, possibilitando a construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem, bem como, favorece a interação entre alunos e professores na operacionalização de uma aula dinâmica e participativa, com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem , enriquecendo o trabalho de professores e alunos na sala de aula.


Anápolis, 18 de Novembro de 2013.


Elaine Cristina Mariano
_________________________________________________

Nome e Assinatura do Aluno(a)



PROFUNCIONÁRIO - DIA DO ESTUDANTE

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ALUNO(A)

Nome do Aluno(a): Elaine Cristina Marino

Nome de funcionários envolvidos: Todos da Comunidade Escolar


IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO REALIZADA:

Hora:1 Dia

Problemática a ser analisada (problema encontrado): Dia do Estudante

Documentos pesquisados: fne.mec.gov.br/.../documentoreferenciaconae2014publicacao_numerada..

Ação a ser realizada: Coleta de Dados


Relatório Final da PPS

- Problema
Dia do Estudante

- Justificativa
Esse evento trouxe muita gratificação para os estudantes que sentiram honrados com está homenagem e não só eles, mas também toda a comunidade escolar em proporcionar uma hora agradável e perceber como todos participaram, se ajudaram em comum acordo, vivendo uma verdadeira democracia.

- Metodologia
Foi observado e analisado a comemoração do Dia do Estudante, onde foi coletado dados sobre este evento tão importante.
Observamos a cooperação de todos, onde passaram o dia trabalhando, fazendo sugestões quanto a comida, lanches, quais brincadeiras que proporcionarão aos alunos para que eles se interagem entre si, quais sorteios farão e de que forma, quais músicas selecionarão e quais diversões proporcionarão aos alunos para que eles se divirtam neste dia tão importante para eles e também durante o evento, nas brincadeiras, sorteios, lanches...

- Conclusão

Ao coletarmos estes dados percebemos que para se ter uma gestão democrática é preciso a cooperação de todos, respeitando as opiniões, as diferenças e que sem a união seria impossível chegar a vitória.

Documento – Referência para o Diretor da sua Escola.

Documento-Referência

No dia 11 de Agosto foi comemorado, o Dia do Estudante, na Escola Municipal Pedro Nunes Moreira, onde foi observado e feito um levantamento dos resultados deste evento.
Foi uma homenagem especial para os alunos, com atividades recreativas, tendo como principal importância uma maneira de sair da rotina do dia a dia, de confraternização, de ter um dia diferente, um dia descontraído.
Todos da comunidade escolar se reuniram para discutirem como seria a preparação do evento, onde houve cooperação mútua, na preparação, arrumação das mesas, das brincadeiras, dos aparelhos tecnológicos, na cozinha, nos preparativos das comidas e, durante o evento coordenando as atividades, as brincadeiras...
O custo do evento teve a ajuda e participação da equipe administrativa fazendo doações, rifas, pedindo ajuda e colaboração da comunidade escolar.
Foi muito satisfatória, porque através desta participação percebemos como foi importante a união, a cooperação de todos, gerando uma gestão democrática.


Anápolis, 18 de Outubro de 2013


Elaine Cristina Mariano
________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

LINKS 92

http://canaldoensino.com.br/blog/fgv-oferece-curso-gratuito-online-sobre-filosofia

http://canaldoensino.com.br/blog/cel-abre-inscricoes-para-cursos-de-idiomas-gratuitos

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-online-de-alemao-basico

http://canaldoensino.com.br/blog/como-saber-se-seu-ingles-e-intermediario

http://canaldoensino.com.br/blog/exercicios-fisicos-melhoram-desempenho-nos-estudos

http://canaldoensino.com.br/blog/5-sites-para-aprender-ingles-online-gratis

http://canaldoensino.com.br/blog/a-questao-do-sudao-do-sul-como-estudar-o-conflito

http://canaldoensino.com.br/blog/fgv-oferece-curso-sobre-planejamento-de-aposentadoria

http://canaldoensino.com.br/blog/motivos-para-o-livro-a-volta-ao-mundo-em-80-dias-estar-no-roteiro-escolar

http://canaldoensino.com.br/blog/como-verificar-a-seguranca-digital-em-seus-estudos

http://canaldoensino.com.br/blog/aulas-de-redacao-prepare-aulas-sobre-possiveis-temas-no-enem

http://canaldoensino.com.br/blog/como-administrar-os-gastos-com-vestibulares

http://canaldoensino.com.br/blog/como-criar-estrategias-eficientes-de-estudo

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-contabilidade-basica

http://canaldoensino.com.br/blog/no-que-a-educacao-evoluiu-nos-ultimos-5-anos

http://canaldoensino.com.br/blog/15-cursos-online-de-enfermagem-gratuitos

http://canaldoensino.com.br/blog/9-livros-para-estudantes-de-jornalismo

http://canaldoensino.com.br/blog/como-ensinar-seus-estudantes-com-o-google-academico

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-gratis-de-demanda-e-oferta

http://canaldoensino.com.br/blog/concursos-2017-orcamento-federal-preve-a-criacao-de-mais-de-38-mil-vagas

http://canaldoensino.com.br/blog/6-cursos-do-senai-a-distancia-sobre-qualificacao-profissional

http://canaldoensino.com.br/blog/universidades-federais-oferecem-curso-gratuito-de-ingles

http://canaldoensino.com.br/blog/curso-de-manicure-e-pedicure-gratis-online

http://canaldoensino.com.br/blog/dicas-rapidas-para-melhorar-sua-leitura-e-interpretacao-de-texto

http://canaldoensino.com.br/blog/fiocruz-abre-concurso-para-119-cargos-de-niveis-medio-e-superior

http://canaldoensino.com.br/blog/monitoria-online-e-gratuita-para-o-enem

http://canaldoensino.com.br/blog/maratona-de-aulas-ao-vivo-e-gratuitas-de-revisao-para-o-enem

http://canaldoensino.com.br/blog/9-canais-do-youtube-para-aprender-ingles

http://canaldoensino.com.br/blog/como-fazer-sua-graduacao-a-distancia-pelo-site-cederj

http://canaldoensino.com.br/blog/5-cursos-online-gratis-para-bolos-decorados

http://canaldoensino.com.br/blog/alerj-abre-concurso-para-44-vagas-com-salario-acima-de-r-33-mil

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PROFUNCIONÁRIO -TONDOO

PROFUNCIONÁRIO - PRODUÇÃO DE TEXTO

Com base na reflexão sobre as teorias elencadas acima, qual é a visão que melhor representa a Escola em que você trabalha: Marque um X.
a. ( x ) Socializadora das novas gerações. Preocupa-se com o bom funcionamento da sociedade, com a ordem e o controle social. A Educação é imposta às pessoas como forma de socializar os indivíduos ao transmitir as tradições, códigos, regras do grupo para adaptá-los à convivência social.

Produção de Texto

A escola tem um papel importante na vida da criança.
Grande parte da identidade de uma pessoa é adquirida na escola, como por exemplo, modelos de aprendizagem, princípios éticos e morais que formam uma sociedade.
O papel socializador da educação escolar está relacionado com a formação intelectual e cultural das novas gerações no sentido de prepará-las para a vida social, seu desenvolvimento pessoal mais amplo e para o mundo do trabalho.
A educação escolar tem sido uma organização devotada principalmente a reproduzir o sistema de valores e padrões de vida estabelecidos. Entretanto, podemos observar como são frequentes as situações de tensão e conflito no ambiente escolar, quando questionamentos e atividades críticas são desenvolvidas, tanto por estudantes como por professores, visando a superação das limitações identificadas no processo de socialização.
A aprendizagem de hábitos, costumes e valores culturais é um processo de natureza complexa, na medida em que as influências culturais que recebemos e a que estamos submetidos em nosso ambiente são confrontadas com reações e orientações de caráter propriamente individual ou grupal e que podem ser mais ou menos conscientes.
Na minha escola ensina leis e regras estabelecidas pela sociedade e que, o que sai deste contexto não é considerado parte da sociedade e são punidos por isso.
Prepara os alunos para integrarem na sociedade e a viver conforme seus modelos.
Intervem na transmissão do saber, influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individualização de seus alunos, bem como o desenvolvimento das relações afetivas e a habilidade de participação em sociedade, ensinando tradições e regras do grupo para serem inseridos neste contexto social.
Preocupa-se com o interesse de todos, mas estabelecendo regras que precisam ser obedecidas para que exista um equilíbrio entre todos.


Referências Bibliográficas





Anápolis, 10 de Setembro de 2013.



Elaine Cristina Mariano
___________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)


PROFUNCIONÁRIO - PROJETOS EDUCACIONAIS

 Questão 1 – Considerando a proposta pedagógica da escola, é possível classificar a utilização do computador na educação de duas formas: Por disciplina e por projetos educacionais. Essas duas modalidades são utilizadas na escola onde você trabalha? De que forma o professor de matemática poderá complementar o seu conteúdo de sala de aula utilizando o laboratório de informática? Cite um exemplo de projeto educacional que pode ser aplicado integrando várias disciplinas.
· Sim, na minha escola utilizamos a informática por disciplina como reforço para o aluno que tem dificuldade de aprendizagem através de jogos direcionados a sua dificuldade, e por projetos educacionais, onde são apresentados atividades que englobam todas as disciplinas.
· Através de um conhecimento prévio feito em sala de aula, onde o professor explicará o conteúdo sobre determinado assunto, como por exemplo sobre o tangram. O professor poderá explicar como surgiu o tangram. Quais formas geométricas são utilizadas, quantas peças são utilizadas.
Pedir aos alunos pesquisarem na internet sobre o tangram, conhecendo vários desenhos formados a partir do Tangram.
Pedirem para montar figuras usando as 7 peças do tangram, utilizando na sala de aula um painel, onde os alunos confeccionam o Tangram, pintam, recortam, colam, brincam, manuseiam as peças e forma suas gravuras, colocando-as no painel.
No Laboratório de Informática os professores poderão trabalhar de várias formas no Paint, utilizando as formas geométricas disponíveis neste programa e tem também o programa GCompris, onde existem várias formas de figuras, onde os alunos terão que encaixar as peças do Tangram nessas figuras.
· Meio Ambiente, onde podem ser usado as disciplinas de Educação Artistica, com peças teatrais. Ciências, no estudo do tratamento do lixo no Brasil e compreender o problema causado no mau uso do lixo. Confecção de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado e produzir maquetes mostrando locais poluídos e locais preservados. Matemática: Estudar e entender como são feitas as contas de água e de luz e como economizar e reduzir mudando a rotina de sua casa.
Língua Portuguesa: Estudar a literatura indígena, mostrando a diversidade das diferentes nações brasileiras, leitura e interpretação de charge sobre o meio ambiente, coletar informações e imagens sobre o meio ambiente. Educação Física: Pesquisa e confecção de brinquedos com materiais recicláveis. História: Estudo, pesquisa e produção de cartazes sobre a História e Cultura dos Índios Brasileiros. Geografia: Estudo, pesquisa e produção de cartazes sobre a localização das diferentes nações indígenas.

Questão 2 - Devem ser previstas práticas sociais da informática nos planos de aula, sempre relacionando as ferramentas com as mudanças sociais. Descreva ao menos três práticas sociais envolvendo a informática.
Caixa Eletrônico, EAD – Curso a Distância, VAPT VUPT.



Anápolis, 03 de Dezembro de 2013.


Elaine Cristina Mariano
__________________________________________________________
Nome e Assinatura do Aluno(a)

IMAGENS