quinta-feira, 9 de julho de 2015

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO


DISCIPLINA:



 ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
















Introdução

}Desenhar, brincar, imaginar, sonhar. Manchar, riscar, construir, encantar-se. Transformar um fragmento de vidro em uma joia rara, rabiscos em dragão alado, ruídos em melodias, tecidos em roupas de princesa.


}A arte faz de conta... 

}Artistas e crianças percebem o mundo e dão sentido a ele por meio de formas singulares.
} Utilizam seus sentidos de forma mais aguçada do que a maioria dos adultos que deixaram para trás essa capacidade humana de ver, imaginar e simbolizar.



Significado da palavra arte


}A palavra arte vem do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa.

Monalisa


     
 Artista: Leonardo da Vinci

     }Dimensões: 77 cm x 53 cm
     }Localização: Museu do Louvre (desde 1797)
         }Criação: 1503–1517
     Material: Tinta a óleo
    }Períodos: Renascença italiana, Renascimento 


                   
  O Juízo Final









                                      }Autor: Michelangelo Buonarroti   

                                   }Data: 1535-1541
                                   }Dimensões:1370 cm × 1200 cm
                                   }Localização Capela Sistina, Vaticano




   }Artista: Michelangelo

   }Localização: Basílica de São Pedro
   }Dimensões: 1,74 m x 1,95 m
   }Material: Mármore
   }Assunto: Maria, Pietà, Lamentação de Cristo
       Período: renascença italiana, Renascimento


                 



     Os detalhes com que estão desenhados os jeans e os edifícios da paisagem de fundo são fascinantes.


Arte é arte...
Depende do olhar...








A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA INFÂNCIA
CAP.01 PLT PÁGINA 13

Espaço lúdico-plástica infantil

}É o espaço infantil onde se cria um ambiental imaginativo onde o cão e gato vivem amigavelmente na mesma superfície, na imaginação e na memória afetiva, criando paradoxos nunca antes vistos pelos adultos.


Pré-história

}Desde a pré-história, os seres humanos produzem formas visuais utilizando símbolos particulares constituídos socialmente para exprimir mundos subjetivos e objetivos, transportando sua visão por meio das artes visuais.


     
      
}Mesmo com todas as inovações tecnológicas que temos acesso, não existe um substituto para a criação artística, assim como não há substituição para brincar e sorrir.

}Entretanto, a maioria dos adultos esqueceu dessas linguagem tão rica e prazerosa que foi deixada para trás por volta dos 7, 8 anos quando saiu da escola infantil e passou para a escola que valoriza mais a linguagem verbal (escrita e falada).

}Ao interromper, na sua infância, o desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica, foram fixadas formas padronizadas como a casinha, a árvores com maçãs, as nuvens azuis, o sol amarelo, as flores, a figura humana de palito, ou seja estereótipos.

}Quando o professor faz correções nas produções infantis do tipo:

}- “Fulano, não vês que a árvore é verde?”
}- “Onde esta o corpo desta pessoas?”
}Assim, as crianças, desde muito cedo, incorporam os estereótipos e deixam de construir sua própria linguagem, passando a reproduzir e a consumir imagens estereotipadas e impostas pelo adulto.






}É necessário que o adulto, rompa sua formas cristalizadas resgatando o seu próprio processo expressivo.





O ensino de arte na educação infantil, pág. 18

}Para que esse processo seja desenvolvido, desencadeado, para que tenha significado para as crianças, são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras.


Como o professor poderá criar situações que possibilitem o desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica?

Como Ensinar Artes na Educação Infantil
}As atividades lúdicas são extremamente necessárias para o desenvolvimento da criança.
}A criança precisa expressar-se e faz isso através das brincadeiras pois,  tende a levar para as brincadeiras sua realidade e para a realidade suas brincadeiras.


}Desde o berçário, os bebês descobrem o mundo por meio do conhecimento do seu próprio corpo e dos objetos com os quais têm possibilidades de interagir.





“O que é isso?”

}Quando a criança rabisca algo que o professor não compreende, isso inibe a possibilidade do mundo imaginativo da criança e a mesma passa a querer fazer, (alterando) sua forma de ver as coisas, para atingir a expectativa do professor/adulto.

}Obs: ver vídeo da educação infantil


Segundo Montoya...pág.19
}“a criança que não for solicitada a falar a respeito das suas experiências, a dizer e constatar aquilo que pensa e reconstituir o vivido e o sonhado não terá condições necessárias para reconstruir as ações em nível da representação”.


Atribuições do ensino da arte
}Registros resultam de olhares sobre o mundo. Se o olhar é desinteressado e vago as representações serão opacas e uniformes.
}Ensinar a ver o implícito  e o velado é uma das atribuições do ensino da arte.
}Aula de artes - auto retrato
As crianças montaram seu auto retrato usando sucata.


O Papel do Professor...

}No processo de aquisição da linguagem gráfico-plástica, não é o de fornecer às crianças folhas e lápis de cor e deixar que elas expressem aleatoriamente, como nas atividades de desenho livre a exercícios de motricidade fina como pintar formas geométricas, recortar sobre as linhas, fazer bolinhas de papel crepom...
}Mas sim de desafiá-las a explorar os materiais:
}O que é o papel?
}Como ele foi criado? Como será que é feito o papel hoje? Por que as  marcas ficam diferentes se o lápis é o mesmo? O que determina as diferenças: o lápis ou a qualidade da superfície?
}Conhecimento significativo.
}Uma atividade expressiva, quando introduzimos uma conversa sobre o tema a ser enfocado.


Tema: preservação ambiental

}Será que as florestas sempre existiam em nossa planeta?
}Para que servem as árvores?
}Por que são derrubadas as árvores?
}Que tipo de árvores conhecemos?
}Como são os troncos e galhos?
}São sempre verdes?
}E as folhas?
}Vamos estudar diferentes artistas que expressaram a natureza, as florestas e as árvores.
}Como será que os artistas suas pinturas e seus desenhos?
}Vamos fazer um painel ou transformar nossa sala em numa grande floresta.
}Após ligarmos as crianças aos temas por meios de perguntas com outras imagens, ao propormos a exploração dos materiais, veremos que os registros infantis têm relação com a descoberta.


Pág. 22 







}
Pintura de observação:árvore e céu, criança de 5 anos. 
          Página 23
    
    






}Imaginação
    
 }Memória
   
 }Materiais significados

 }O modo de ver o mundo, de registrar e imaginar
   
 }Para a criança, o criar – que está em todo o seu viver e agir – é uma tomada de contato com o mundo, em que a criança muda, principalmente, a si mesma.
  
}É fundamental que o professor trabalhe no sentido que de as crianças conheçam  o mundo a qual esta inserida.

}O ensino da arte se consolida nas escolas sobre o tripé apreciação, produção e reflexão.

}A experiência do aluno e o saber trazido de fora da escola são considerados importantes e o professor deve fazer a intermediação entre eles. O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).



Abordagens do ensino da arte na educação infantil

A) abordagem espontaneísta ou inativa;
B) abordagem pragmática ou empirista


Abordagem Espontaneísta
}Esta abordagem promove uma expectativa significativamente limitada do papel da avaliação, na medida em que considera o desempenho do aluno fruto de suas capacidades inatas.
}As crianças desenham, pintam, colam, modelam, constroem com sucatas e o professor guarda nas pastas.
}O processo é importante, o produto realizado é um resultado que não é questionado.

Abordagem pragmática
}O professor acredita que as atividades de expressão devem servir para desenvolver a motricidade, preparar para a escrita ou aprender a construir formas semelhantes ao real.
}É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver; ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.

O ambiente visual 
}Visitar site:

}O Ambiente de uma sala de Alfabetização é muito importante.
}
}Não basta ser uma sala linda e não ser funcional ou ser funcional e não ser agradável.






}Antes de colocar algo em sua sala ou seu mural se faça a seguinte pergunta:

}"Qual a utilidade disto?" 
}Se for apenas para enfeitar, não deixe que passe de uma
ou duas imagens, desde que não deixe de fora outra que


}http://revistaexpressiva.blogspot.com.br/2013/11/exposicao-sobre-meio-ambiente-aproxima.html


Das Riscalhadas às Figuras

}Respeitar a idade e os limites da criança.
}Quanto mais uma criança pintar e interagir com diferentes tintas e instrumentos (buchas, pincéis, esponjas, rolhas, rolos,etc) que marcam um suporte (papel, madeira, pedra, tecido, argila, etc) mais possibilidades a criança terá de evoluir seu vocabulário pictórico.
A aquisição da linguagem gráfico-plástica, se dá portanto, de modo gradativo, em termos de estágios que vão desde os primeiros rabiscos até a linguagem visual.

Objetos de diferentes formas e texturas

}Formas variadas: diversos materiais, diversas texturas, consistências e volumes, tamanhos , pesos, formas e cores.
}Paredes, livros, mesas, cadeiras e o próprio corpo são marcadores das experiências infantis.
}
}O alcance da sua mão é dos movimentos é que delimitará o seu espaço de atuação gráfico-plástica.



O desenho infantil é uma forma de linguagem que muitas vezes demonstra o que está se passando com a criança


Depoimento...

}Eu tinha um aluno no ministério infantil da igreja que sempre fugia ao tema proposto e fazia desenhos de pessoas chorando, pessoas sem um membro, sangue... mesmo sem ser profissional da área aquilo me preocupou e fui conversar com a mãe dele e mostrei um dos desenhos, ela desabou a chorar dizendo que o pai o tratava com muita violência ao corrigir e que ela não sabia mais o que fazer... Ou seja, aqueles desenhos eram um pedido de socorro dele.

}Todos podem se expressar através da arte e qualquer ser humano pode entender o que diz um desenho, basta ter o mínimo de capacidade visual e racional, um desenho pode conter muitas mensagens, por esse fato psicólogos usam os desenhos de crianças para investigar certos tipos de agressões sofridas pelas crianças em suas casas ou em lugares que frequentam, é possível uma análise profunda sem que a criança perceba o que esta acontecendo, pois é nesse momento mágico que se coloca para fora tudo o que esta reprimido dentro de cada ser.

}Os monstros tomam o lugar dos pais nas brincadeiras, algo esta acontecendo de errado, alguma situação esta tirando dessa criança seu prazer e sua alegria para que não consiga ver esses momentos felizes e tão ricos para a infância.



DESENHO DE MENINA ABUSADA PELO PAI



DESENHO DE MENINA ABUSADA SEXUALMENTE



Desenho: uma criança de 03 anos entregando flores a mamãe.


Papéis e suportes..
        }Caixa de papelão
}Folhas ofício
}Papel pardo
}Forrar a mesa, o chão, as paredes
}Movimento e espaço

Muitas cores e melecas
}Além da descoberta espacial, há um desejo muito grande de exploração dos materiais pelas crianças.
}Tintas artesanais confeccionadas com grudes de maisena cozida e pigmentos comestíveis de bolo, de gelatinas ou suco em pó.


Exploração de materiais, rabiscos, diagramas e configurações
}Rasgar, molhar e experimentar.
}Movimento gestual, caracterizado através da descoberta. Os emaranhados ou borrões deixam de ser uma única estrutura e passar a surgir novas encantos e ocupar vários lugares nas superfícies.
}O dar-se conta significa que ela começa a discriminar pela visão e orientar a sua mão, ou seja, da ação à representação.






Página 41, ver desenhos de Gustavo.


Desenhando e Narrando...
}Em geral, quando as estruturas vão surgindo, a criança passa a acompanhar o registro antes, durante e depois da execução do trabalho.
}“vou desenhar meu cachorro”, depois ela traça, ela modifica aquilo antes estabelecido e conclui dizendo “Meu pai tomando banho no mar”.

Onde fica o sol....
}No meio da folha?
}Do lado esquerdo folha?
}Do lado direito da folha?
}
}Expressar não é responder a uma solicitação de alguém, mas mobilizar os sentidos em torno de algo significativo, dando outra forma ao percebido e vivido. Ver desenho pág.48.

Incentivando outros olhares no período da representação
}Representação do formas mais bem elaboradas pelas crianças.
}Cabe ao professor incentivar outros olhares, encontrar novas formas, necessidade de novos desafios. Exemplo: o cabelo. Relação entre causa e efeito.



}"Antes eu desenhava como Rafael,

mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Pablo Picasso)




IMAGENS