sábado, 8 de julho de 2017

CANTINHO DO EDUCADOR INFANTIL PARA CRIANÇAS

       JOGO DA MEMÓRIA DAS CORES RECICLÁVEL - FEITO COM SUCATA





Material impresso em PAPEL Couché (superfície lisa como fotográfico).

Folha A4.
Não é um papel cartaz, porém é de excelente textura, boa durabilidade se bem conservado.

Para fixar na parede é recomendável encapar com plástico transparente.
Total de 26 páginas 


Acompanhe o modelo:


Fiz esse cartão pronto para imprimir com as boas vindas pela volta as aulas, espero que gostem.



Posted: 22 Jan 2014 08:00 AM PST
 A professora Tania Kind fez estes jogos da memória para trabalhar cores com as crianças em nossa escola, é feito com tampinhas de caixa de suco ou leite e papel colorido por trás. 
pode ser usado também para trabalhar a coordenação motora fina, abrir e fechar, e a função pinça dos dedinhos dos pequenos.

Partilho com vocês.






Posted: 22 Mar 2014 12:19 PM PDT

Alfabetização: Conteúdos/Atividades

Nome das crianças:
    O nome constitui uma palavra-texto, com grau de significação ímpar: nele está contida toda a história da criança. É pouco provável que alguma criança, ao contatar com a escrita, não expresse forte desejo de colocar a marca de seu nome em todo espaço possível.
    Ora, o não atendimento desse desejo implica em lançar fora um recurso valioso no envolvimento da criança com o código da língua escrita.
    - Sugestões de atividades:
·       Exploração dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
·       Crachás;
·       Bingo do próprio nome;
·       Folha com todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar, colar, etc...;
·       Tesouros dos nomes;
·       Dominó de nomes;
·       Roleta;
·       Etiquetas para materiais das crianças;
·       Chamada no cartaz, etc...
    OBS.: Consultar outras fontes que tratam especificamente do trabalho com nomes. 


    Apresentação do Alfabeto
    A apresentação do alfabeto tem por objetivo visualizar inicialmente as letras para as crianças, a fim de que tenham a possibilidade de brincar, manipular, enfim, adquirir um contato com as tarefas anteriormente à sistematização da fala e da escrita no momento da introdução da primeira fase. Quando se apresenta a primeira frase, os alunos têm maior facilidade em assimilar, pois as letras não lhe serão desconhecidas.  
    Pode-se, paralelamente, introduzir os algarismos, quando se desenvolver atividades que incluam noções de matemática.

    - Sugestões de atividades:
    Existem variadas forma de apresentação do alfabeto. Uma delas é através do ABC da XUXA, sinalizando, com exploração do vocabulário;
·       Apresentar as letras do alfabeto acompanhada com o sinal.
·       Montagem do alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras significativas de objetos ou animais conhecidos.
·       Bingo de alfabeto:
·       Relação sinal e letra. A professora apresenta a letra e os alunos farão o sinal correspondente ou vice-versa;
·       Identificação da primeira letra das palavras;
·       Atividades variadas com letras iniciais;
·       Trabalhar bingos em nível de visualização de palavras, fazendo relação com outros conteúdos.
·           Ex: ANIMAIS
Trabalhar com rótulos e embalagens, relacionando-os com letras iniciais e finais.



    Datas Comemorativas:
- Aproveitar todas as datas comemorativas (cívicas, religiosas, sociais) para trabalhar palavras, se possível, por meio de dramatização.
    Ex.: Festa Junina: - O que tem? PIPOCA - BOLO - MÚSICA...
-Escrever estas palavras e fazer a contagem de letras;
- Relacionar letras iniciais e finais;
- Explorá-las em nível de outras atividades;
- Identificar palavras dentro de um contexto;
- Fazer cartazes (gravuras);
- Trabalhar músicas, poesias e textos sobre o tema, identificando estas palavras;
- Organizar cruzadão e cruzadinhas;
- Criar outras atividades.


     Destaque das Vogais
- Montagem de um quadro que contenha palavras concretas que começam com vogais.
    Ex.: O    Óculos           A     Anel         E     Escova
- atividades diversas com as vogais;
- cartazes com gravuras;
- recorte de palavras que iniciam com as vogais;
- construção de palavras com fichas ou tirando letras das revistas.
    Ex.:
- Não esquecer de trabalhar recepção das vogais em nível de leitura orofacial e dois sinais;
- Emissão das vogais e sua sinalização;
- Confecção de dicionário, iniciando com as vogais.

      Introdução de Frases
 
    . Introdução da Primeira Frase:
    A - PREPARAÇÃO
- Trabalho corporal em psicomotricidade: corpo como um todo - onde começa e termina;
- Relação com boneco imóvel (tudo o que a professora fizer com o boneco as crianças deverão fazer com o corpo);
- Movimentos com o corpo (exercícios, dança. etc...);
- Confecção de cartazes com títulos:
- Pedir que cada aluno faça (dramatização) alguma coisa com seu corpo, registrar, em frase, e ilustrar com as crianças.

    Ex.: MANOEL CORRE.
           ROMERO ANDA.
          ALINE DANÇA.
          MARIA ESCOVA OS DENTES.
          TIAGO PULA. 

- Introduzir os verbos no imperativo afirmativo e depois no imperativo negativo.
             PULE  X  NÃO PULE;
            CORRA X NÃO CORRA;
            ANDE X NÃO ANDE; etc. 

- Ler com as crianças todas as frases, fazendo sempre as perguntas direcionadoras: quem? o que faz? oralmente, em fichas e com sinais específicos de “quem” e “o que faz”.

    Obs: É importante trabalhar inicialmente as estruturas frasais: 

    1º - Quem?   O que faz?
    2º - Quem?  O que faz? O quê? 

- O professor deverá promover jogos e ou/brincadeiras para que os alunos interiorizem o Sintagma Nominal que responde à pergunta: quem?
- Atividades:
·       Cobrir uma criança como saco de papel onde por fora deverá estar escrito: Quem?
·       As crianças deverão então adivinhar QUEM está dentro do saco.
·       Vendar os olhos de uma criança. Em seguida, chamar uma outra criança para que aquela que está com os olhos vendados, através do toque, descubra QUEM a tocou.
    B - INTRODUÇÃO DA FRASE: 
- Rever todos os movimentos que se pode fazer com o corpo;
- Pedir ao aluno que “pulou” nas atividades anteriores que faça novamente essa ação, para que se possa registrar o que ela faz.
    Exemplo:
- Propôr a ilustração da frase pelas crianças;
- Apresentar a frase escrita em uma ficha. Ler com os alunos:

    Perguntar:
    Dividir a frase:
- Destacar a palavra PULA, explorando-a em diversas situações:
  dramatizando: pular corda;
                         pular amarelinha;
                         pular com um pé só...
  mudando o sujeito da oração.
- Trabalhar com a palavra PULA:
- número de letras;
- letra inicial e final (relação com os pré-nomes, rótulos e objetos);
- confecção no alfabeto de palavras com “P”;
- recorte de gravuras;
- montagem de palavras, tirando letras de revistas:
        Ex.:

- Dividir a palavra PULA em sílabas:
- Trabalhar foneticamente o “P” e L”, alternando as vogais;
- Formar outras palavras iniciadas com “P”:

    Ex.: PÉ - PAU - PAPAI - PIPA - PÃO - PODE - PÁRA...
- Trabalhar graficamente estas palavras:
·         número de letras;
·         comparação entre as palavras (o que tem semelhanças e de diferenças);
·         cruzadão;
·         cartaz;
·         exposição de material concreto;
·         exercícios de fixação (diversos);
·         ditados orais e em língua de sinais.
- Produzir um texto, com os alunos, descrevendo um colega, a fim de localizar a palavra “pula” no contexto.
    Ex:
- ler, interpretar e ilustrar o texto com os alunos, de forma coletiva e individualmente;
- Apresentar outros textos, poesias, músicas que contenham palavras com “P”, para leituras incidentais e ampliação de vocabulário. Ex.: Música:
- Ler com as crianças e utilizar a Língua Brasileira de Sinais;
- Interpretar o vocabulário e a idéia do texto;
- Pedir que circulem as palavras que comecem com “P”;
- Relacioná-las fazendo contagens de letras e comparações:
-       Realizar atividades diversas: cruzadão, construção de palavras com fichas e letras de revistas, etc...
- Confeccionar o primeiro dicionário de palavras com a letra “P”:
·         Com palavras já apresentadas: PÉ - PAU - PIA, etc... que deverão ser cobradas em nível de leitura orofacial e de emissão;
·         Com as palavras incidentais que irão enriquecer o vocabulário de palavras com “P” e que deverão ser cobradas em nível de sinalização.
    Obs.: Aproveitar as datas comemorativas e os conteúdos de outras áreas e atividades  para também trabalhar palavras com “P”.
    Ex.: - Dia do trabalhador e profissões:
       P: PADEIRO, PEDREIRO, PROFESSOR;
           - Higiene:
       PENTE, PERFUME, ETC.
    O professor deverá estar atento para aproveitar todas as oportunidades a fim de explorar a letra P e criar outras atividades.
- Repetir as orientações anteriores, quando iniciar o estudo com a letra L. O professor retoma a palavra PULAe desenvolve as atividades já formando outras palavras com P e L.
    Ex.: LUA - PELÉ - LUPA - etc... 


     Introdução da Segunda Frase: 
- Iniciar o estudo a partir de conteúdo de “ciências”. ANIMAIS
- Utilizar exercícios de psicomotricidade no momento em que o professor estiver trabalhando o conteúdo: locomoção dos animais
·         trabalhar a representação corporal. Ex.: “A cobra arrasta. O passarinho voa. O sapo pula. O peixe nada”.
- Confeccionar cartazes:
- Ler e explorar o texto, fazendo sempre as perguntas:
·         Quem?
·         O que faz
    Ex.: Quem arrasta? A cobra faz o que? (ou que a cobra faz?)
- Destacar a frase  e dramatizá-la.
O QUE FAZ?
- Ilustrar a frase coletiva e individualmente.
- Destacar a palavra SAPO, explorando, utilizando, por exemplo, ma miniatura de sapo.
    Ex.: Quem já viu um sapo? - Como ele é? etc...
- Realizar a exploração gráfica da palavra :
·         Número de letras;
·         Letras já conhecidas = A - P - O;
·         Letras iniciais S
·         Trabalho fonético do ponto de articulação e junção com outras vogais: SAS - SO - SE - SU - SI;..
·         Relação com pré-nomes e rótulos da sala;
·         Formação de outras palavras: saia - sala - sapo - sai;
·         Exercícios com estas palavras;
·         Ditado oral e em sinais:
·         Produção de texto com identificação de palavras com S;
·         Confecção de cartazes;
·         Vocabulário de palavras concretas com S;
·         Cruzadão, bingo, dominós;
·         Música e poesias para destacar palavras com S;
·         Outros conteúdos e datas comemorativas para trabalhar palavras com S;
·         Dicionário: palavras sistematizadas e incidentais: Ex.:
o    Sistematizadas: SAIA - SALA - SAPO
o    Incidentais: SABONETE - SAPATEIRO, etc.

     Introdução da terceira frase: 
- Introduzir a frase a partir do conteúdo ;
- Apresentar filmes alusivos ao tema (interpretação, dramatização, ilustração);
- Apresentar estórias sobre higiene (interpretação, dramatização, ilustração);
- Trabalhar, na “vendinha”, os objetos utilizados para higiene corporal e ambiental;
- Fazer cartazes com rótulos:
- Trabalhar músicas ou poesias;
- Fazer relação de palavras, de objetos, que usamos para higiene do corpo e do ambiente

-    CORPO
sabonete
escova
pente
cotonete
creme dental
toalha
etc.
-       AMBIENTE
sabão 
detergente
desinfetante
cera
álcool
vassoura
etc.
-       Explorar as palavras, mostrando-as no concreto.
-       - Conversar, novamente, sobre o que devemos fazer com a nossa casa, roupas e brinquedos: LAVAR.
 


·       Explorar a palavra “lava”, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e proporcionando sua significação.
- O que podemos lavar?
- O que você lava em casa?
 
·       Registrar as respostas dos alunos:
- Moisés lava os sapatos.
- Ana Cláudia lava a saia.
- Rebeca lava as panelas.
- Jean lava o tênis.
- Fabiana lava os cabelos.
·       Ler e interpretar através das perguntas:
- QUEM?         - O QUE FAZ?         - O QUÊ?
- Formatar a estrutura: SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO
·       Apresentar alguns briquedos “sujos” para as alunos.
·       Perguntar se está certo, deixar os brinquedos sujos. Explorar cada um.
·       O que temos a fazer? LAVAR;
·       Solicitar que os alunos lavem os brinquedos;
·       Perguntar o que é necessário para se lavar alguma coisa: água, sabão.
- Apresentar, no momento em que uma aluna estiver lavando a boneca, a seguinte frase:
- Ler a frase e propôr sua ilustração, individual e coletiva;
- Dividir a frase em partes, com a utilização das perguntas direcionadoras:
- QUEM?    O QUE FAZ?    O QUÊ?
- Trocar o sujeito ou o objeto da frase:
·       Montar a frase novamente;
·       Destacar a palavra LAVA:
·       Trabalhar a letra inicial e a final:
·       Trabalhar número de letras e verificar quais as letras são necessárias: L A V A;
·       Relembrar palavras que iniciem com L;
·       Dividir em sílabas: LA - VA;
·       Destacar a segunda sílaba: VA;
·       Apresentar a letra V (sinal, ponto de articulação), relação com nomes e rótulos;
·       Realizar a junção do V com outras vogais;
·       Organizar a formatação de palavras sistematizadas:
·       VELA - VIOLÃO - VOVÓ -OVO - UVA - LUVA - LEVA - VAI - VIOU - VÊ, ETC.
- Organizar:

·       atividades diversas para fixação: cruzadão, bingo...
·       ditado, dessas palavras, de forma oral e em sinais;
·       estruturação de frases com essas palavras;
·       montagem de texto com essas palavras;
·       cartazes com palavras iniciadas com V;
·       construção de palavras com letras tiradas de jornais ou revistas;
·       músicas;
·       relação com outros conteúdos e datas comemorativas.
·       Apresentar as palavras com a acentuação correta.
·       Destacar os sinais gráficos da acentuação.
    Obs.: Pelo que o professor pôde observar a apresentação de cada frase provoca vários exercícios enriquecedores. Cabe agora a cada professor criar, com seus alunos, a “estória” que proporcionará a apresentação das próprias frases, e das próximas etapas e assim sucessivamente.
    "O GESTO É SIGNO VISUAL INICIAL QUE CONTÉM A FUTURA ESCRITA DA CRIANÇA. ASSIM COMO UMA SEMENTE CONTÉM UM FUTURO CARVALHO, OS GESTOS SÃO A ESCRITA NO AR.”
(VYGOTSKY)































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