domingo, 28 de abril de 2019

NOVA ESCOLA 57

Ciclo de Alfabetização só em 2021. O quê?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Seg, 25/03/2019 20:16

Nova Escola 
Olá, professora! Tudo bom, professor? 

A semana mal começou e o MEC já tem novidade para você e para os gestores da escola: lembra do ciclo de Alfabetização? Então, a próxima avaliação agora ficou para 2021. Para entender a justificativa do ministério, temos uma reportagem com perguntas e respostas. O que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a ver com isso, é o que Laís Semis explica nos detalhes. Leia a íntegra da matéria

Retomando nossa série de entrevistas com secretários estaduais de Educação, trazemos os planos, projetos e prioridades que Renato Feder enxerga para o Paraná. Com uma carreira que permeia sala de aula, direção e até iniciativa privada, ele defende que tanto o diretor quanto o professor podem ter mais autonomia para cumprir seu papel, desde que o aluno esteja engajado na aula. Veja o que mais ele nos conta nesta entrevista exclusiva

E já que falamos em diretor…
Em Gestão Escolar, a diretora Marlúcia Brandão conta como sua escola, a EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes (ES), está olhando para a BNCC. Ela destaca cinco pontos muito importantes que ela e todos os diretores devem levar em conta na hora de implementar a Base. Confira a experiência aqui

E você, como está olhando para a Base? O que está faltando e como podemos ajudar? Conte aqui para NOVA ESCOLA! 

Por hoje é isso. Seguimos em paz, com muita calma, mão e mão, alma e alma. 

Soraia Yoshida
Editora do site 
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 56

Como as crianças aprendem?
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Sex, 22/03/2019 18:31

Nova Escola 
Olá! 

Você viu que a revista digital de março está disponível para os assinantes? Desta vez, falamos sobre neurociência: de que forma ela nos ajuda a entender como os alunos aprendem. A matéria traz uma série de informações interessantes, como o funcionamento do cérebro nas diferentes etapas da vida do estudante, como funciona a aprendizagem da leitura, da escrita e da Matemática e as 5 lições da neurociência para a sala de aula. Clique aqui para ver a matéria completa! 

Por falar em ler e escrever…
Uma coisa que me fascina é a aprendizagem da escrita pelas crianças. Ainda estou aprendendo sobre todo o conhecimento teórico produzido, mas acho incrível ver as produções dos pequenos e a identificação que eles fazem das letras. Essa semana, os diferentes métodos de alfabetização foram tema de debates. Circularam informações de que o MEC pretendia priorizar o método fônico nas políticas de Alfabetização pelo país. Para saber mais sobre como pensa o secretário da área no MEC, Carlos Nadalimveja esta reportagem , também da edição de março da revista. 

Não foi para a frente: o nome de Iolene Lima foi anunciado por Ricardo Vélez para ocupar o cargo de secretária-executiva do MEC, mas uma semana depois seu nome ainda não havia sido registrado no Diário Oficial. Ontem, ela publicou em seu perfil no Twitter que não fará mais parte da equipe do MEC. Saiba mais sobre o episódio aqui

Dia mundial da água
É hoje, 22 de março. Por isso, selecionamos alguns planos de aula que têm a ver com a data para você trabalhar com seus alunos: 

Converse com a sua turma do 2º ano sobre a importância da água na vida das plantas com a ajuda deste plano aquiJá este plano para turmas de 5º ano fala sobre a influência da temperatura no ciclo da água e nos deslocamentos dela no planeta (descobri, por coincidência, que ele foi escrito por uma professora por quem tenho muito carinho, de Santa Catarina). E, por último, as turmas de 9º ano podem debater sobre como a água está diretamente relacionada à vida humana: será que conseguiríamos sobreviver em outro planeta? Veja neste plano

Por hoje, é só. Um abraço e bom fim de semana. Ah, esqueci de avisar: estou saindo de férias por pouco mais de uma semana, mas você continuará recebendo e-mails com as novidades de NOVA ESCOLA diariamente escritos por outra pessoa da equipe ;) 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

NOVA ESCOLA 55

O desafio de valorizar a profissão de professor
Nova Escola <email@email.novaescola.org.br>
Qui, 21/03/2019 19:51
Nova Escola 
Olá! 

Lembram que ontem eu disse que estava escrevendo uma reportagem sobre a Escola Estadual Raul Brasil? 

Conversei com professoras, funcionárias, estudantes e responsáveis para entender como é a escola por trás das manchetes. Ela ficou pronta e você pode conferir clicando aqui

Uma coisa que me chamou a atenção foi a maneira como estudantes e responsáveis valorizavam os professores da Raul Brasil: todos diziam que eram ótimos, carinhosos e atenciosos. Mas essa não é a realidade da maioria dos docentes brasileiros: nós somos o país que menos valoriza os professores em uma lista com outras 34 nações. A profissão não é valorizada nem pelos estudantes de Licenciatura. Este artigomostra como esse baixo prestígio social pode gerar consequências danosas

Ainda sobre Suzano... Já conversamos sobre isso na semana passada e os professores reforçaram nas redes sociais: saúde mental está diretamente ligada ao que aconteceu na E. E. Raul Brasil, em diferentes aspectos. Neste texto assinado pela nossa colaboradora Ana Carolina D’Agostini, veja quais são os cuidados que escolas e educadores devem tomar após episódios traumáticos, seja de maneira individual ou coletiva. 

Aprendizagem
Por fim, um estudo do Todos Pela Educação trouxe uma boa e uma má notícia sobre nossos estudantes. A boa notícia é que, em 10 anos, o percentual de estudantes com aprendizado adequado no 5º ano do Ensino Fundamental dobrou. A má notícia não é novidade: estamos estagnados no Ensino Médio. Veja mais detalhes aqui

Por hoje, é só. Amanhã eu volto com mais sugestões, 

Um abraço, 
Paula Pereza PerfilPaula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA
novaescola.org.brTwitterYoutubeInstagramFacebook
Este e-mail foi enviado por: ASSOCIAÇÃO NOVA ESCOLA CNPJ 23.741.834 0001-53
RUA DOS PINHEIROS SAO PAULO, SP, 05422001, Brasil
Nós respeitamos a sua privacidade - clique aqui para ver nossa política. Descadastrar. Atualizar perfil.

IMAGENS